Ministros do Supremo Tribunal Federal ( STF ) avaliam que uma eventual prisão do ex-Presidente da República ( PR ) Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) , caso condenado pela tentativa de golpe de Estado , não deve ocorrer em quartel do Exército . A leitura é que isso poderia estimular aglomeração de apoiadores em frente ao QG em Brasília ( no Distrito Federal - DF ) , repetindo os acampamentos golpistas de Dois mil e vinte e dois . As informações são do jornal Folha de São Paulo .
Julgamento de Bolsonaro ( PL ) faz parte da investigação sobre a sua suposta participação tentativa de golpe de Estado em Dois mil e vinte e dois ( Foto : Antonio Augusto , STF )
Entre as alternativas, estão uma cela especial no presídio da Papuda, no DF, ou a Superintendência do Departamento da Polícia Federal ( DPF ) no DF, que já tem sala preparada para custódia individual . O espaço , com cama , mesa , banheiro e televisão , é semelhante ao usado pelo atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) em Curitiba ( Capital do Estado do Paraná - PR ) , onde cumpriu Quinhentos e oitenta dias de prisão injusta .
Já a Papuda enfrenta superlotação crônica . Um relatório do Ministério Público ( MP ) no fim do ano de Dois mil e vinte e quatro apontou Dezesseis mil cento e cinquenta e um detentos ( Quarenta e oito por cento acima da capacidade normal ) . Em inspeções, foram encontradas celas para oito pessoas ocupadas por até Vinte e cinco .
Além disso, ministros do STF não descartam a possibilidade de prisão domiciliar . Isso porque Bolsonaro, de Setenta anos de idade, enfrenta problemas de saúde como crises de soluço , infecções pulmonares e gastrite .
Julgamento de Bolsonaro está marcado
O julgamento de Bolsonaro ( PL ) e outros sete réus, que faz parte da investigação sobre a suposta participação na tentativa de golpe de Estado em Dois mil e vinte e dois, será realizado nos dias Dois, três, Nove, Dez e Doze, com análise da Primeira Turma do STF .
Os primeiros dias devem ser dedicados à sustentação oral da Procuradoria-Geral da República ( PGR ) e dos advogados dos oito réus, incluindo a defesa de Bolsonaro . O advogado do ex-presidente , Celso Vilardi , deve visitar , no decorrer desta semana, ministros do STF para apresentar resumos das teses defendidas .
Após as manifestações da PGR e dos advogados dos acusados , o ministro Alexandre de Moraes , relator do caso no STF , deve apresentar o relatório com um resumo dos fatos atribuídos aos investigados e fazer a leitura do voto , em que irá pedir a condenação ou absolvição dos réus .
Ainda não se sabe se Bolsonaro estará presente no julgamento. Segundo reportagem da Folha , Bolsonaro teria dito a pessoas próximas que gostaria de estar em algumas sessões , para ficar frente a frente com ministros que considera algozes , mas que o quadro de saúde dele poderia ser um empecilho para isso . Como está em prisão domiciliar , caso pretenda comparecer ao julgamento Bolsonaro precisaria pedir autorização ao ministro Alexandre de Moraes .
Nas alegações finais apresentadas ao processo , a defesa de Bolsonaro afirmou que a acusação sobre a trama golpista é “ absurda ” e que Bolsonaro teria determinado uma transição , e não um golpe .
Com informações de:

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário