terça-feira, 5 de agosto de 2025

Direitos Humanos: Justiça decreta prisão domiciliar de ex-presidente

O ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ) , Alexandre de Moraes, determinou nesta segunda-feira ( Quatro de agosto de Dois mil e vinte e cinco ) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) por tempo indeterminado . A justificativa dada por ele foi o descumprimento das medidas cautelares impostas a Bolsonaro, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos durante as manifestações deste domingo .

Bolsonaro foi abordado por agentes do Departamento da Polícia Federal ( DPF ) quando chegava em casa ( Foto : Tânia Rêgo, Agência Brasil )


Na decisão, Moraes disse que Bolsonaro utilizou as redes sociais para divulgar mensagens com “ claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao STF e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro ” , mesmo que o uso dos perfis nas redes sociais tenha sido indireto , feito por terceiros .

“ As condutas de BOLSONARO desrespeitando , deliberadamente , às decisões proferidas por esta SUPREMA CORTE , demonstra a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu , mesmo com a imposição de medidas cautelares diversas da prisão ” .

A prisão domiciliar inclui o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de visitas — com exceção de familiares e advogados — e o recolhimento de todos os celulares disponíveis no endereço residencial .

O DPF também cumpre um mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro . Um celular foi apreendido .

As medidas domiciliares descumpridas

Moraes havia determinado no dia 25 de julho de Dois mil e vinte e cinco que Bolsonaro cumprisse medidas cautelares por indícios de obstrução no processo em que ele é réu por tentativa de golpe de Estado . Ele já estava usando tornozeleira eletrônica e estava proibido de sair de casa à noite e nos fins de semana .

Além disso, ele também estava proibido de publicar conteúdos nas redes sociais e de usar redes de terceiros com esse objetivo .

Postagens durante manifestações

Apoiadores de Bolsonaro foram às ruas neste domingo em cidades do país com pedidos de anistia e críticas ao STF . No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro colocou o ex-presidente no viva-voz no telefone durante as manifestações, para que o pai dele falasse com o público que acompanhava o ato .

Depois, o senador postou um vídeo de Bolsonaro enquanto ele fazia a ligação , com uma mensagem para os apoiadores :

“ Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade . Estamos juntos ” , disse Jair Bolsonaro .

Algumas horas depois, ele apagou a postagem .

Bolsonaro teve, nesta segunda-feira ( Quatro de agosto de Dois mil e vinte e cinco ) , a prisão domiciliar decretada pelo STF . Na decisão divulgada, o ministro Moraes diversas violações das medidas cautelares impostas por ele anteriormente , como a publicação de conteúdo com o objetivo de coagir o STF e obstruir investigações que ainda estão em andamento . As informações são do Portal Gê Um .

Entre as razões citadas por Moraes, está o descumprimento pela segunda vez das medidas cautelares , “ que justifica a imposição da prisão domiciliar ” .

Além disso, Bolsonaro teve uma “ conduta ilícita dissimulada ” , de acordo com o Moraes, por preparar material fabricado para ser divulgado durante as manifestações que ocorreram pelo país neste domingo ( Três de agosto de Dois mil e vinte e cinco ) e nas redes sociais . Por meio destes vídeos, áudios e publicações, Bolsonaro teria mantido uma conduta “ delitiva ” , segundo Moraes , como uma chamada de vídeo realizada por Bolsonaro com o deputado federal Nikolas Ferreira .


Uma postagem nas redes sociais feita pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro, em que Bolsonaro aparece fazendo uma ligação para Flávio durante o ato no Rio de Janeiro, com uma mensagem para os apoiadores :

“ Boa tarde, Copacabana . Boa tarde, meu Brasil . Um abraço a todos . É pela nossa liberdade . Estamos juntos ” , disse Bolsonaro .


“ A Justiça é cega, mas não é tola ”

Na decisão, Moraes afirmou que “ a Justiça é cega, mas não é tola ” . Dessa forma , ele “ não permitirá que um réu a faça de tola , achando que ficará impune por ter poder político e econômico ” .

“ Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Bolsonaro ” , escreveu Moraes .

Prisão domiciliar

A prisão domiciliar inclui o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de visitas — com exceção de familiares e advogados — e o recolhimento de todos os celulares disponíveis no endereço residencial .

Moraes proibiu Bolsonaro de usar celular na determinação que decretou a prisão domiciliar. A proibição se estende para quem for visitar Bolsonaro , com autorização . 

As visitas ao presidente devem ser autorizadas pelo STF, com exceção dos advogados de Bolsonaro .


“ Os visitantes autorizados por esta Suprema Corte, nesta decisão ou a partir de requerimentos formulados nos autos, ficam expressamente proibidos de utilizar celular, tirar fotos ou gravar imagens ” , determinou Moraes .

Bolsonaro já foi proibido por Moraes de acessar as redes sociais de forma direta ou com a ajuda de outras pessoas, como publicações feitas em perfis de seus filhos, por exemplo . Porém, a partir de agora a restrição se amplia para o uso do aparelho celular como um todo , não apenas para entrar nas redes sociais .

No documento que determinou a prisão domiciliar , Moraes reafirmou a proibição de usar as redes sociais, bem como não poder manter contato com embaixadores “ou quaisquer autoridades estrangeiras ” e outros réus dos inquéritos que ele responde .

Prisão domiciliar nesta segunda ( Quatro de agosto de Dois mil e vinte e cinco )

Moraes, determinou nesta segunda-feira ( Quatro de agosto de Dois mil e vinte e cinco ) a prisão domiciliar de Bolsonaro por tempo indeterminado . A justificativa dada por ele foi o descumprimento das medidas cautelares impostas a Bolsonaro, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos durante as manifestações deste domingo .

Moraes alega na decisão pela prisão domiciliar que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados, incluindo seus três filhos parlamentares, para divulgar mensagens com “ claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao STF e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro ” .

Com isso, Moraes determinou que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial . A decisão inclui :

  • uso de tornozeleira eletrônica ;
  • proibição de visitas , salvo por familiares próximos e advogados ;
  • recolhimento de todos os celulares disponíveis no local .
O governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América ( EUA ) , se manifestou após o anúncio da prisão domiciliar imposta a Bolsonaro na noite desta segunda-feira ( Quatro de agosto de Dois mil e vinte e cinco ) . Nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado criticou Moraes, e o chamou de “ violador de direitos humanos ” .

Ainda segundo o órgão dos EUA, Moraes usa as instituições brasileiras para “ silenciar a oposição e ameaçar a democracia ” e “ Impor ainda mais restrições à capacidade de Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público . Deixem Bolsonaro falar ! ” , diz a publicação .

O a publicação foi feita tanto em inglês quanto em português nas redes sociais . A Embaixada dos EUA no Brasil republicou o post . “ Os EUA condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas ” , finaliza a publicação .

Na última semana, Moraes foi incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky . A legislação americana permite punir estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos ou corrupção em larga escala .

A medida determinou que Moraes tenha bens bloqueados nos EUA , fique proibido de entrar no país e seja a ser alvo de restrições . Empresas e cidadãos americanos também estão impedidos de fazer transações com ele .

Os motivos da prisão

Entre as razões citadas por Moraes, está o descumprimento pela segunda vez das medidas cautelares , o “ que justifica a imposição da prisão domiciliar ” .

Além disso, Bolsonaro teve uma “ conduta ilícita dissimulada ” , de acordo com Moraes, por preparar material fabricado para ser divulgado durante as manifestações que ocorreram pelo país neste domingo ( três de agosto de Dois ml e vinte e cinco ) e nas redes sociais . Por meio destes vídeos, áudios e publicações, Bolsonaro teria mantido uma conduta “delitiva ” , segundo Moraes , como uma chamada de vídeo realizada por Bolsonaro com o deputado federal Nikolas Ferreira .

Uma postagem nas redes sociais feita pelo filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro, em que Bolsonaro aparece fazendo uma ligação para Flávio durante o ato no Rio de Janeiro , com uma mensagem para os apoiadores :

“ Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil . Um abraço a todos . É pela nossa liberdade . Estamos juntos ” , disse Bolsonaro .

Veja a publicação dos EUA na íntegra

“ Moraes, já sancionado pelos EUA por violações de direitos humanos, continua usando as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia .

Impor ainda mais restrições à capacidade de Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público . Deixem Bolsonaro falar ! Os EUA condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas ” .

Leia na íntegra da nota da defesa de Bolsonaro

“ A defesa foi surpreendida com a decretação de prisão domiciliar , tendo em vista que Bolsonaro não descumpriu qualquer medida .

Cabe lembrar que na última decisão constou expressamente que “ em momento algum Bolsonaro foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos ” . Ele seguiu rigorosamente essa determinação .

A frase “Boa tarde , Copacabana . Boa tarde meu Brasil . Um abraço a todos . É pela nossa liberdade . Estamos juntos ” não pode ser compreendida como descumprimento de medida cautelar , nem como ato criminoso .

A defesa apresentará o recurso cabível .

Celso Vilardi , Paulo Amador da Cunha Bueno e Daniel Tesser ” .

A defesa de Bolsonaro se manifestou após o ex-presidente ter a prisão domiciliar decretada por Moraes nesta segunda-feira ( Quatro de agosto de Dois mil e vinte e cinco ) . Segundo os advogados , Bolsonaro não descumpriu medida cautelar, como afirma Moraes .

De acordo com os advogados Celso Vilardi, Paulo Amador da Cunha Bueno e Daniel Tesser, a fala de Bolsonaro que aparece em um vídeo publicado por Flávio Bolsonaro no domingo ( Três de agosto de Dois mil e vinte e cinco ) , quando aconteciam manifestações pelo Brasil, não pode ser considerada como um descumprimento .

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais para se pronunciar sobre a prisão domiciliar do marido, decretada nesta segunda-feira ( Quatro de agosto de Dois mil e vinte e cinco ) . A decisão foi determinada por Moraes pelo descumprimento das medidas cautelares .

“ E os céus anunciarão a sua justiça ; pois Deus mesmo é o Juiz ” , escreveu Michelle em uma publicação feita nos stories do Instagram . O post foi feito momentos depois da determinação da prisão domiciliar , e é retirada do livro de Salmos da bíblia, capítulo 50, versículo 6 .

Aliados políticos e opositores também se posicionaram sobre a medida nas redes sociais. “ Estou inconformado !!! O que mais posso dizer ? ” , afirmou Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL .

“ O que mais falta acontecer ? Tentaram matá-lo . Perseguiram sua família . Proibiram-no de falar . Agora o trancam dentro da própria casa , como um criminoso . ( … ) Isso não é justiça , é vingança política ” , declarou o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante ( RJ ) .

Já o líder do Partido dos Trabalhadores ( PT ) na Câmara dos Deputados ( CD ) , deputado Lindbergh Farias ( RJ ) , elogiou a ordem de Moraes e disse que a resposta do STF foi “ proporcional à gravidade dos atos . ”

Com informações de:  ( alexia.elias@nsc.com.br ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário