A Justiça da Argentina decidiu nesta quarta-feira ( Três de dezembro de Dois mil e vinte e cinco ) extraditar cinco condenados pelos ataques golpistas de Oito de janeiro de Dois mil e vinte e três que estão presos no país . Entre os Cinco brasileiros da lista estão Dois catarinenses , sendo uma mulher de Florianópolis e um homem de Tubarão .
Golpistas. Foto: agência Brasil ( Divulgação ) .A decisão é do juiz Daniel Rafecas , do Tribunal Federal Criminal ( TFC ) número Três da Argentina . Os Cinco foram condenados a penas de treze a Dezessete anos de prisão no Brasil . Eles ainda podem recorrer da decisão . A palavra final sobre a extradição dos brasileiros deve ser do presidente da Argentina , Javier Milei .
Quem são os condenados pelo Oito de janeiro presos na Argentina
- Joelton Gusmão de Oliveira – Vitória da Conquista ( Estado da Bahia - BA )
- Rodrigo de Freitas Moro Ramalho – Marília ( Estado de São Paulo - SP )
- Joel Borges Correa – Tubarão ( Sul do Estado de Santa Catarina - SC )
- Wellington Luiz Firmino – Sorocaba ( Estado de São Paulo - SP )
- Ana Paula de Souza – Florianópolis ( Capital do Estado de Santa Catarina - SC )
Ao chegar ao país , o grupo pediu refúgio à Comissão Nacional para os Refugiados da Argentina ( CONARE ) , mas não teve resposta até a prisão . Eles foram presos em novembro do ano passado no país vizinho depois de terem extradição pedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF ) .
Quem são os catarinenses presos na Argentina
Joel Borges Correa é morador de Tubarão, no Sul do Estado . Ele foi preso dentro do Palácio do Planalto ( Sede do Poder Executivo Federal - PEE ) durante o Oito de janeiro , e fez fotos e vídeos participando dos atos golpistas , além de ter enviado um áudio afirmando que estava no local . Já Ana Paula de Souza é moradora da capital Florianópolis . Ela também foi presa no Palácio do Planalto , e gravou um vídeo durante os atos em que afirmava que o grupo dela iria “ tomar o poder de volta ” .
Julgamento adiado
O julgamento de extradição dos Cinco condenados foi adiado Três vezes . Eles chegaram aos prédios de Comodoro Py , onde ficam os Tribunais Federais da Argentina , algemados e custodiados por guardas do Serviço Penitenciário Federal ( SPF ) do país nesta quarta , momento em que passaram por audiência com tradução simultânea .
A audiência contou com a presença de advogados locais contratados pela Advocacia Geral da União ( AGU ) , que representaram o Estado brasileiro , assim como do promotor federal argentino que realizou o pedido de extradição .
* Com informações de CNN Brasil e Nathalia Fontana ( nathalia.fontana@nsc.com.br ) .

Nenhum comentário:
Postar um comentário