quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Direitos Humanos: Trump elogia Lula e classifica conversa telefônica como " multo boa ", sobre tarifaço e combate a organizações criminosas

O Presidente da República ( PR ) dos Estados Unidos da América ( EUA ) , Donald Trump , classificou o telefonema que teve com o PR Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) , nesta terça-feira ( Dois de dezembro de Dois mil e vinte cinco ) , como uma “ conversa muito boa ” . Trump ainda afirmou que gosta de Lula . Mais cedo , o Palácio do Planalto ( sede do Poder Executivo Federal - PEF ) anunciou que Lula ligou para Trump para conversar por cerca de Quarenta minutos . Com informações do Portal Gê Um .

Tump  Lula. Foto: Divulgação.


Trump disse que a conversa contou com assuntos como “ comércio e sanções ” . O Palácio do Planalto afirmou que os presidentes trataram sobre o tarifaço e sobre o combate ao crime organizado .

— Falamos sobre comércio . Falamos sobre sanções porque , como você sabe , eu impus sanções relacionadas a certas coisas que aconteceram . [ … ] Mas tivemos uma conversa muito boa . Eu gosto dele , muito bom . Tivemos algumas boas reuniões , como você sabe , mas hoje tivemos uma conversa muito boa — disse para jornalistas na tarde desta terça .


Lula ligou para Trump

O governo do Brasil indicou a ligação como “ uma conversa muito produtiva ” sobre temas da agenda comercial , econômica e de combate ao crime organizado . Lula disse que elogiou a decisão dos EUA de retirar a tarifa de Quarenta opr cento a alguns produtos brasileiros , incluindo itens como carne, café e frutas. 

Entretanto , Lula também teria dito à Trump que ainda há a necessidade de discutir as tarifas impostas a outros produtos , com desejo de “ avanço rápido nessas negociações ” por parte do Brasil .


Combate ao crime organizado

Outro ponto conversado entre os Dois chefes de Estado foi o combate ao crime organizado internacional , segundo o Palácio do Planalto . Na ligação , Lula teria falado sobre a urgência de cooperar com os EUA .

Lula também destacou as recentes operações realizadas pelo governo federal , “ com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior ” .


Com informações de :


Nenhum comentário:

Postar um comentário