Os níveis de pobreza e extrema pobreza caíram entre Dois mil e vinte e três e Dois mil e vinte e quatro no Brasil , chegando aos menores patamares da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) , iniciada em Dois mil e doze . Em relação à extrema pobreza, houve uma redução de Zero vírgula nove por cento , com queda de Quatro vírgula quatro por cento para Três e meio por cento . Já a quantidade de pessoas que se encaixam nos fatores de pobreza caiu de Vinte e sete vírgula três por cento para Vinte e três vírgula um por cento . Os números foram divulgados nesta quarta-feira ( Três de dezembro de Dois mil e vinte e cinco ) , na Síntese de Indicadores Sociais ( SIS ) Dois mil e vinte e quatro .
Direitos Humanos. Foto: MDHC ( divulgação ) .Ao todo , são Um milhão e novecentas mil pessoas a menos extrema pobreza, enquanto Oito milhões e seiscentos mil brasileiros saíram da condição de pobreza , que acontece quando a renda da família , em termos de dinheiro , não garante itens básicos para viver bem . O estudo leva em consideração os parâmetros do Banco Mundial ( BIRD ) , com cálculos pela Paridade do Poder de Compra ( PPC ) .
Dessa forma , domicílios com renda inferior a Seis dólares e noventa e quatro centavos por pessoa mensalmente eram considerados pobres no ano passado , enquanto aquelas pessoas que viviam abaixo de Dois dólares e dezoito centavos , eram tidas como extremamente pobres .
Aumento da renda
Um dos fatores que pode ter contribuído para a redução no patamar de pobreza no Brasil é o aumento da renda média , conforme explica o IBGE . Segundo o instituto , o rendimento domiciliar per capita chegou a Dois mil e dezessete reais mensais por pessoa em Dois mil e vinte e quatro . A título de comparação , o rendimento em Dois mil e doze era de Mil seiscentos e noventa e sete reais mensais por pessoa.
Entre a população Dez por cento mais pobre , a renda cresceu treze vírgula dois por cento em um ano .
Índice de Gini
O Índice de Gini , que mede a desigualdade de renda , também diminuiu no Brasil , tendo uma queda de 0,517 em Dois mil e vinte e três para 0,504 . O índice vai de Zero a Um , quando Zero representa uma renda igualitária , e Um significa renda concentrada .
O pesquisador do IBGE, André Geraldo de Moraes Simões , afirma que a queda nos índices pode ser atribuída ao mercado de trabalho aquecido , já que “ mais de Setenta por cento da renda domiciliar per capita vem do trabalho ” e aos benefícios sociais . Isso porque sem esses programas sociais , como o Programa Bolsa Família ( PBF ) e o Programa Auxílio Brasil ( PAB ) , a população em extrema pobreza aumentaria de Três e meio por cento para Dez por cento , enquanto a em pobreza aumentaria de Vinte e três vírgula um por cento para Vinte e oito vírgula sete por cento em Dois mil e vinte e quatro .
— Em Dois mil e dezenove e Dos mil e vinte , a redução da pobreza foi impulsionada pelos benefícios emergenciais , que mantiveram a renda das famílias . Quando esses auxílios foram reduzidos ou tiveram restrições de acesso em Dois mil e vinte e um , a pobreza subiu novamente , pois o mercado de trabalho ainda estava fragilizado — disse .
Grupos vulneráveis
Alguns grupos continuam sendo mais vulneráveis , como crianças e adolescentes de Zero a Quatorze anos de idade , onde Trinta e nove vírgula sete por cento estão abaixo da linha de pobreza . Pessoas pardas ( Vinte e ove vírgula oito por cento ) e pretas ( Vinte e cinco vírgula oito por cento ) também estão entre os grupos mais vulneráveis , assim como entre mulheres ( Vinte e quatro por cento ) .
Entre as pessoas idosas , a proporção é menor, sendo de Oito vírgula três por cento , com impacto da aposentadoria e de benefícios previdenciários .
Metade das pessoas do Nordeste em extrema pobreza
Cerca de Cinquenta vírgula três por cento das pessoas que vivem na região Nordeste ( NE ) estão em extrema pobreza , enquanto Quarenta e cinco vírgula oito por cento estão em situação de pobreza . Na Região Norte ( N ) , Trinta e cinco vírgula nove por cento da população vive abaixo da linha da pobreza .
Já no Sul ( S ) e Centro Oeste ( CO ) , as taxas de extrema pobreza são consideravelmente menores . No S , Um e meio por cento da população se encontra nessa condição , enquanto Um vírgula seis por cento da população do CO está na extrema pobreza .
Pessoas que trabalham , mas que ainda são afetadas pela pobreza
Cerca de Onze vírgula nove por cento dos trabalhadores estavam em domicílios pobre em Dois mil e vinte e quatro , sendo que Zero vírgula seis por cento estava na extrema pobreza , o que representa cerca de Quinhentas e oitenta e cinco mil pessoas .
O estudo do IBGE também aponta que os trabalhadores domésticos ( Oito vírgula sete por cento ) e os agricultores e trabalhadores rurais qualificados ( Seis vírgula seis por cento ) são os mais afetados .
Com informações de:

Nenhum comentário:
Postar um comentário