segunda-feira, 7 de maio de 2018

Capital: aumento do giro aumenta a produtividade

As evidências dos últimos cento e trinta anos são muito claras: é possível manter e até aumentar a produtividade do capital, desde que os empresários se empenhem nesse propósito com determinação e constância.

Com efeito, enfatizar a produtividade do capital é a maneira mais fácil e, em geral, mais rápida de aumentar a lucratividade da empresa e, quase sempre, a de maior impacto. O lucro total de uma empresa é a margem de lucro multiplicada pelo giro do capital, ou seja, pela produtividade do capital. Se um produto custa noventa centavos de dólar e é vendido por um dólar, a margem de lucro é de seis centavos de dólar. Se o produtor girar o capital uma vez por ano, o retorno sobre o capital total será de seis por cento. Caso ele aumente o giro de capital para um vírgula dois vezes por ano, o retorno sobre o capital total será de sete vírgula dois por cento.

Amentar as margens de lucro em vinte por cento sempre é extremamente difícil e, talvez, até impossível em mercados competitivos. Mas aumentar o giro do capital de uma vez por ano para um vírgula dois vezes por ano quase sempre exige apenas trabalho duro consistente, mas rotineiro. De fato, com base na experiência de Peter F. Drucker de apenas poucos anos nessa área, ele previa que um aprimoramento dessa magnitude - ou seja, um aumento de vinte por cento na produtividade do capital nos próximos quatro ou cinco anos - estará ao alcance de qualquer pessoa que se dedique com seriedade à tarefa. Outras informações podem ser obtidas no livro Fator humano e desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.

Mais em

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/capital-aumento-do-giro-aumenta-a-produtividade/110403/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário