O Administrador Cláudio Márcio Araújo da Gama, registrado no Conselho Regional de Administração ( CRA ) de Santa Catarina ( SC ) sob o número vinte e quatro mil seiscentos e setenta e três, participou, nesta quinta-feira ( quatro de julho de dois mil e dezenove ), no auditório do Tribunal de Contas do Estado ( TCE ) de SC, da quarta edição do Gestão Pública em Foco.
O evento marcou as homenagens do CRA-SC ao Dia do Administrador Público. O evento, promovido pela Câmara de Administração Pública ( CAP ), com o tema "A Cidade que Queremos", realizou uma ampla reflexão sobre as cidades inteligentes e a importância do individuo na transformação dos espaços públicos.
A vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do CRA-SC e coordenadora-geral da CAP, Administradora Karen Bayestorff, deu as boas-vindas aos participantes do encontro, "pelo quarto ano consecutivo promovemos o Gestão Pública em Foco para celebrar o Dia do Administrador Público, lembrado em cinco de julho. Nesta edição focamos nos municípios, afinal são neles que a vida dos cidadãos acontece e onde estão os principais desafios do gestor público".
O presidente do CRA-SC, Administrador Paulo Sérgio Jordani, em seu discurso, destacou a semana movimentada por grandes eventos na capital catarinense, "nos últimos dias a Administração esteve em destaque aqui em Florianópolis-SC. Estamos recebendo simultaneamente ao Gestão Pública em Foco, as principais lideranças da Administração no país para a Assembleia de Presidentes do Sistema Conselho Federal de Administração ( CFA ) / Conselhos regionais de Administração ( CRAs ). É uma honra para o CRA-SC recepcionar os presidentes de vinte e seis CRAs, conselheiros federais e delegados para debater em SC, os rumos da profissão".
Encerrando a cerimônia de abertura, o presidente do CFA, Administrador Mauro Kreuz, discursou aos presentes, "o evento desta noite apresenta uma temática muito oportuna e importante para os tempos atuais. A sociedade clama por maior profissionalização na gestão, por uma Administração profissional. Chegou a hora de o Sistema CFA / CRAs contribuir com a nação e ser protagonista nas discussões para a transformação do Brasil. São eventos como este que podem fazer a diferença na propagação das boas práticas e na retomada do crescimento".
A primeira palestra da noite foi ministrada pelo Administrador Lucas Guimarães, secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Teresópolis, do Estado do Rio de Janeiro ( RJ ), com o tema "Programa Municipal de Compras Governamentais". O Administrador apresentou o case do município, onde, após uma longa turbulência no cenário político, um grupo liderado por Administradores transformou a gestão pública, aplicando boas práticas em diferentes setores da economia. Entre os destaques da explanação esteve a ampliação no investimento em análise de dados, que resultaram em tomadas de decisões mais assertivas e redução do desperdício de recursos. Também foi abordada a importância do uso da tecnologia para aproximação do cidadão com o poder público e maior agilidade nos processos.
A palestrante Stella Hiroki, doutora em Cidades Inteligentes e especialista em inovação urbana, deu seguimento ao evento com a explanação "Cidades Inteligentes". Inicialmente, Stella desmistificou o termo, destacando que não apenas tecnologias transformam um município em inteligente, "seis áreas são fundamentais para o desenvolvimento de uma Smart City: governo, economia, meio ambiente, moradia, mobilidade e principalmente as pessoas, por isso é observada a necessidade da conscientização destes indivíduos durante a implementação dos projetos". Com diversos exemplos nacionais e internacionais, a palestrante demonstrou a importância da evolução das cidades para maior adequação à realidade atual de cada região.
Por fim, um painel mediado pela Administradora Cristina Schmidt, secretária de Administração do município de Palhoça-SC, promoveu uma reflexão trazendo as expertises dos palestrantes e traçando um paralelo com as cidades de SC e os desafios para avançar no conceito de cidades inteligentes. "Smart City é pensar o município para o cidadão, entender as especificidades de cada local e criar estratégias e ações que reflitam positivamente em determinada sociedade".
Com informações do CRA-SC.
Mais em
Nenhum comentário:
Postar um comentário