terça-feira, 24 de abril de 2018

Crise: crescimento em época de estagnação e inflação

Uma empresa do mundo ocidental pode ser comparada com a Sears, Roebuck: a Marks & Spencer. É até possível que em período mais prolongado, ela esteja um pouco à frente, em crescimento das vendas e lucro.

Como a Sears, a Marks & Spencer é uma cadeia de varejo. Ela abriu seu primeiro bazar de um tostão no ano de mil oitocentos e oitenta e quatro, ou mais ou menos na mesma época em que Richard Sears fez sua primeira oferta de venda por reembolso postal de relógios baratos, mas confiáveis, a fazendeiros do Centro-Oeste americano. Em mil novecentos e quinze, a empresa estava construindo várias lojas. E tem crescido em ritmo acelerado desde então. Seu período de crescimento mais espetacular, contudo, foram os dez anos entre mil novecentos e sessenta e três e mil novecentos e setenta e dois - época da história econômica da Inglaterra marcada pela estagflação, ou seja, estagnação inflacionária, não pelo crescimento. Durante esse período difícil, a Marks & Spencer mais que dobrou seu volume de vendas (de cento e quatro milhões de libras esterlinas para quatrocentos e sessenta e três milhões de libras esterlinas, ou em dólares americanos, de quatrocentos e sessenta milhões para um bilhão e cem milhões, à taxa de câmbio então vigente). Os lucros subiram com a mesma rapidez, de vinte e dois milhões de libras esterlinas para cinquenta e quatro milhões de libras esterlinas (de cinquenta e cinco milhões de dólares para centro e trinta e cinco milhões de dólares). Igualmente notável era a margem de lucro - quase doze por cento sobre as vendas antes dos impostos - o dobro do que qualquer outro comerciante varejista (exceto a Sears) consideraria satisfatório. Outras informações podem ser obtidas no livro Fator humano e desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.

Mais em

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/crise-crescimento-em-epoca-de-estagnacao-e-inflacao/110233/  e

https://www.centrus.org.br/noticias/historico/previ_25042018.htm#Crise:%20crescimento%20em%20%EF%BF%BDpoca%20de%20estagna%EF%BF%BD%EF%BF%BDo%20e  .

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