PALAVRAS-CHAVE: Aumento; Remuneração; Servidor.
INTRODUÇÃO
Os critérios
para construção de um plano de remuneração, segundo Chiavenato (2010, pp. 284 e
285) com vistas ao enfrentamento ao problema de elevada rotatividade de pessoas
nas organizações, pode incluir “remuneração fixa ou variável”, “remuneração por
desempenho”, “tempo de casa”, “prêmios monetários” e outras estratégias.
Segundo Marinela (2014, p. 625), muitos entes federativos (caso de Santa
Catarina), visando a uniformizar o regime para o seu quadro de pessoal,
“decidiram pelo regime estatutário, por apresentar para os servidores maiores
garantias e vantagens do que ocorre no regime celetista, situação, que, ao menos
em tese, contribui para a satisfação dos servidores, gerando consequentemente
mais eficiência nos serviços”. As seções deste trabalho são: introdução,
estatuto e conclusão. A introdução se presta basicamente a informar o propósito
e a motivação do autor em pesquisar o tema. A seção estatuto equivale ao
desenvolvimento do trabalho e tem este título porque sua fonte básica de
pesquisa foi o estatuto dos funcionários. A conclusão serve para demonstrar o
resultado da pesquisa, bem como informar os meios encontrados para se obter
aumento de remuneração numa época em que pouco se veem reajustes nos
vencimentos decorrentes de perdas inflacionárias. Dentro da linha de pesquisa
legislação aplicada ao setor público, foi delimitado o Estatuto dos Funcionários
Públicos Civis do Estado de Santa Catarina nos dispositivos que versam sobre as
possibilidades de o servidor, por sua própria iniciativa, obter aumento de
remuneração. O problema de pesquisa é: Como fazer frente ao turnover por meio
do aumento da remuneração que pode ser obtido através da iniciativa do
servidor? A hipótese é a previsão legal de gratificações por tempo de
permanência na organização, capacitação, formação continuada, titulação, e
outras eventualmente existentes. O objetivo geral é levantar as possibilidades
legais que o servidor tem de buscar aumento de remuneração. Os objetivos
específicos são: descrever cada dispositivo e seus critérios para obtenção de
aumento de remuneração. A metodologia utilizada é o levantamento qualitativo de
dispositivos dentro do estatuto.
1 O ESTATUTO
A Lei número seis mil setecentos e
quarenta e cinco de vinte e oito de dezembro de mil novecentos e oitenta e
cinco dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de
Santa Catarina. Segundo o site da Secretaria de Estado da Administração (SEA),
a mais recente atualização ocorreu em quatro de maio do ano de dois mil e
dezoito. O estatuto estabelece o regime jurídico dos funcionários públicos
civis dos três poderes do Estado e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC).  
1.1 A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
A Lei número dezesseis mil quatrocentos e oitenta de vinte
e oito de outubro de dois mil e quatorze, instituiu o “programa estadual de educação
à distância (Proedis)” (Artigo primeiro). O programa visa a qualificar os
servidores através “de instrumentos virtuais de aprendizagem que garantam a
oferta de cursos de qualificação em todos os órgãos e entidades, minimizando
custos operacionais” (parágrafo único).
1.2 O PLANO DE CAPACITAÇÃO
            A Instrução Normativa
número oito do DGRH/SEA orienta os “procedimentos relativos à elaboração dos
planos de capacitação [...] mencionados no Decreto número três mil novecentos e
dezessete de onze de janeiro de dois mil e seis” (súmula).
1.3 A PÓS-GRADUAÇÃO
A Lei Complementar número oitenta e um, em seu Título onze (das
vantagens), Artigo trinta e três, prevê que “aos ocupantes dos cargos
pertencentes aos Grupos Ocupacionais: Ocupações de Nível Superior (ONS),
Ocupações de Educação Especial (OEE) e Ocupações de Fiscalização e Arrecadação (OFA),
que concluírem curso de pós-graduação [...] será concedido Adicional de
Pós-Graduação [...].
CONCLUSÃO
O objetivo geral de levantar as
possibilidades legais que o servidor tem de buscar aumento de remuneração foi
atingido. Os objetivos específicos de descrever cada dispositivo e seus
critérios para obtenção de aumento de remuneração o servidor foram atingidos de
acordo com sua relevância. O problema de pesquisa (como o servidor obter
aumento de remuneração por sua iniciativa)
foi respondido de modo que a maioria das hipóteses previstas (tempo de
permanência, capacitação, formação continuada e titulação) foram confirmadas. Foram
refutadas as outras hipóteses inicialmente aventadas pelo motivo de estes
dispositivos não dependerem exclusivamente da iniciativa do servidor
beneficiário, apesar de se constituírem possibilidades aumentadas conforme o
servidor adquire competências, habilidades e atitudes proeminentes sob o ponto
de vista de quem exerce o poder de livre nomeação e exoneração de servidores em
cargos em comissão e funções gratificadas. Não foram objetos da pesquisa as
verbas de ordem indenizatória por não dependerem do talante exclusivo do
servidor, bem como pelo fato de estas possibilidades não serem de ordem
remuneratória. Entretanto, estas podem ter relevante representatividade no
total dos vencimentos. Outros estudos podem ser sugeridos e parecem
interessantes acerca deste tema, como por exemplo, o aprofundamento dos
diversos cargos e funções específicas, bem como o caso de servidores militares
e empregados públicos regidos pelo Decreto-Lei número cinco mil
quatrocentos e cinquenta e dois de primeiro de maio de mil novecentos e
quarenta e três, conhecida como Consolidação
das Leis do Trabalho (CLT).
ABSTRACT: The theme of this paper is the increase in the remuneration of civil servants of the State of Santa Catarina provided for in the statute. The objective of the research is to investigate how to deal with turnover by increasing the remuneration that can be obtained through the server initiative according to the Statute of Public Civil Servants of the State of Santa Catarina in its devices according to which the server can search increase in salaries. One of the main problems that modern people management faces is the excessive turnover of people in the organization, also known as turnover. One of the ways to deal with this problem is to offer possibilities for the employee himself to seek increase of remuneration within the organization itself without the latter having to seek this goal in other organizations. The literature defines the satisfaction of this need as monetary prize within a system of remuneration by competencies. The conclusions are that the possibilities of the server to gain remuneration by its exclusive initiative are basically through its permanence in the cadres for a relatively long period and / or through voluntary participation in training courses, continuing education or titling. The methodology used in the research is qualitative without focusing on quantitative data in the sense of costs or budget impact.         
ABSTRACT: The theme of this paper is the increase in the remuneration of civil servants of the State of Santa Catarina provided for in the statute. The objective of the research is to investigate how to deal with turnover by increasing the remuneration that can be obtained through the server initiative according to the Statute of Public Civil Servants of the State of Santa Catarina in its devices according to which the server can search increase in salaries. One of the main problems that modern people management faces is the excessive turnover of people in the organization, also known as turnover. One of the ways to deal with this problem is to offer possibilities for the employee himself to seek increase of remuneration within the organization itself without the latter having to seek this goal in other organizations. The literature defines the satisfaction of this need as monetary prize within a system of remuneration by competencies. The conclusions are that the possibilities of the server to gain remuneration by its exclusive initiative are basically through its permanence in the cadres for a relatively long period and / or through voluntary participation in training courses, continuing education or titling. The methodology used in the research is qualitative without focusing on quantitative data in the sense of costs or budget impact.
KEYWORDS: Increase; Remuneration; Server.
REFERÊNCIAS
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Disponível em:< http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/535468/clt_e_normas_correlatas_1ed.pdf=
>. Acesso em 12/06/2018.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2010, 6ª reimpressão.
MARINELLA, Fernanda. Direito administrativo. Niteroi:
Impetus, 2014, 8ª edição.
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SANTA CATARINA. Instrução Normativa no 6/SEA/DGRH, de 13
de março de 2006. Disponível em:< http://www.sea.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=36&Itemid=64&lang=
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SANTA CATARINA. Lei Ordinária no 16.480, de 28 de outubro de 2014. Disponível em:< http://www.sea.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=34&Itemid=64&lang= >. Consulta em 25/05/2018.
Mais em
http://www.administradores.com.br/producao-academica/aumento-de-remuneracao-dos-funcionarios-publicos-civis-do-estado-de-santa-catarina-previsto-em-estatuto/7432/ e
https://docplayer.com.br/151003354-Aumento-de-remuneracao-dos-funcionarios-publicos-civis-do-estado-de-santa-catarina-previsto-em-estatuto.html .
https://docplayer.com.br/151003354-Aumento-de-remuneracao-dos-funcionarios-publicos-civis-do-estado-de-santa-catarina-previsto-em-estatuto.html .
 
Excelente artigo!
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