O segundo dia de julgamento do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) e de outros sete investigados por tentativa de golpe de Estado começou na manhã desta quarta-feira ( Vinte seis de março de Dois mil e vinte e cinco ) . Fotos divulgadas pelo Supremo Tribunal Federal ( STF ) mostram as reações dos ministros da Primeira Turma, composta por pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que preside o colegiado.
Alexandre de Moraes mostrou um vídeo sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro ( Foto : STF, Reprodução )
A sessão começou com Alexandre de Moraes fazendo a leitura do seu voto por volta das Nove horas e quarenta minutos. No relato, o ministro afirmou que a PGR demonstrou o conhecimento de “ Bolsonaro sobre o plano criminoso Punhal Verde e Amarelo ” e exibiu um vídeo sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Moraes votou para que Bolsonaro e os sete investigados sejam réus pelo golpe.
Embora não seja inédita, a exibição de conteúdos durante os julgamentos não é comum, sendo parte de uma estratégia de Moraes para fortalecer os elementos trazidos na denúncia e relembrar os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.
— Dia 8 de janeiro de 2023 foi uma notícia péssima para a democracia, para a instituição e para todos os brasileiros que acreditam em um pai melhor, mas esse viés de positividade faz com que, aos poucos, esqueçamos que não houve um domingo no parque . [ … ] E aqueles que se esqueceram de boa ou má fé da violência gravíssima violência contra pessoa, vão se recordar agora — falou o ministro .
Bolsonaro não acompanhou a sessão de julgamento no STF, como fez nessa terça-feira ( Vinte e cinco de março de Dois mil e vinte e cindo ) . Em princípio, Bolsonaro deve ver a sessão no gabinete do filho Flávio no Senado, em Brasília. Antes, ele esteve na sede do PL, o seu partido, pela manhã.
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário