terça-feira, 7 de outubro de 2025

Direitos Humanos: Lula e Trump conversam por telefone por 30 mimutos. Anuanciaram reuniões em breve

Durante o telefonema na última segunda-feira ( Seis de outubro de Dois mil e vinte e cinco ), o Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos trabalhadores - PT ) e o PR dos Estados Unidos da América ( EUA ) , Donald Trump , trataram de um assunto sensível para os consumidores americanos : o preço do café . De acordo com a rede British Broadcasting Company - Corporação Britânica de Radiodifusão ( BBC - sigla em inglês ) News , Trump admitiu durante a conversa que os EUA estão “ sentindo falta ” de alguns produtos brasileiros afetados pela tarifa de Cinquenta por cento imposta por seu governo . O café foi um dos itens citados especificamente .

Lula. Foto: Divulgação.

O produto , do qual o Brasil é o maior fornecedor do mercado americano , já enfrentava pressão inflacionária, e o tarifaço de Cinquenta pr cento aos exportadores brasileiros agravou o cenário . Nos EUA, o preço do café para o consumidor subiu Três vírgula seis por cento em agosto , o maior salto mensal em Quatorze anos . Na comparação anual , a alta acumulada é de Vinte vírgula nove por cento , a maior desde Mil novecentos e noventa e sete .


O impacto comercial da medida já é visível . As exportações brasileiras de café para os EUA despencaram Quarenta e sete por cento em quantidade e Trinta e um vírgula cinco por cento em valor em setembro , contribuindo para um déficit comercial de Um vírgula setenta e sete bilhão de dólares do Brasil com os EUA no período .


Os EUA é o maior consumidor global de café , e dois terços dos adultos bebem café diariamente . Como o produto praticamente não é cultivado em solo americano , a dependência das importações é alta , e o Brasil responde por cerca de Um terço de todo o café consumido no país .

Tom amistoso

Lula e Trump conversaram por cerca de Trinta minutos , na manhã de segunda-feira . De acordo com o governo brasileiro , a reunião teve tom amistoso e ambos concordaram em se encontrar pessoalmente “ em breve ” .

Durante a conversa, Lula pediu a Trump para rever o tarifaço imposto aos produtos brasileiros e pediu o fim das sanções contra autoridades . O americano designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-PR Geraldo Alckmin ( do Partido Socialista Brasileiro - PSB ) , o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda , Fernando Haddad , conforme o palácio do Planalto ( Sede do Poder Executivo Federal - PEF ) .

Segundo a BBC News apurou com uma fonte do Palácio do Planalto , a ligação aconteceu a pedido do lado americano . Representantes de Trump buscaram os de Lula na semana passada para fazer os acertos .

Na conversa , em tom amigável , Trump chegou a comentar que estava mal humorado na Assembleia da Organização das Nações Unidas ( ONU ) com os problemas na escada rolante e no teleprompter e que a interação com Lula teria sido o lado positivo : “ Pelo menos a ONU serviu para alguma coisa ” , disse , segundo o relato da mesma fonte .

Ao apresentar o assunto na rede Truth Social, Trump disse que teve “ uma ótima conversa telefônica ” com Lula .


“ Discutimos muitos assuntos , mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países . Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante , tanto no Brasil quanto nos EUA . Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos ! ” 

A possibilidade de um encontro entre Lula e Trump foi anunciada durante na Assembleia Geral da ONU , em Nova Iorque , quando os dois trocaram elogios . Dias depois , Lula avaliou que Trump foi mal informado sobre o Brasil e afirmou que queria mostrar a ele as “ informações corretas ” .

Com informações de :

Nenhum comentário:

Postar um comentário