O Presidente da República ( PR ) Luiz Inácio Lula da Silva ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) afirmou na noite deste domingo ( Vinte e seis de outubro de Dois mil e vinte e cinco ) que a reunião com o PR dos Estados Unidos da América 9 EUA ), Donald Trump , foi “ surpreendentemente boa ” e que teve a impressão de que logo não haverá problema entre os países . Com informações do Portal Gê Um .
Trump e Lula. Foto: Rede de televisão japonesa NHK.
Lula disse que reconhece ser um direito de um Presidente da República aplicar taxas quando acredita que a indústria nacional está sendo prejudicada , mas que as decisões dos EUA foram tomadas baseadas em informações erradas . Ele também afirmou que ficou satisfeito e otimista depois da reunião , e vai “ importunar Trump com um telefonema direto ” , dependendo do desenrolar da situação .
— O que não pode é acontecer o que aconteceu com o Brasil , com base em informações equivocadas , tomar uma decisão de taxar o Brasil em Cinquenta por cento . Ele sabe disso porque eu tive a oportunidade de dizer , agora não tem mais intermediário . Agora é Lula com o Trump .
Julgamento de Bolsonaro e tensão na Venezuela
Segundo Lula , outro tópico da reunião com Trump foi o julgamento do ex- PR Jair Messias Bolsonaro ( do Partido Liberal - PL ) .
— Eu disse para ele que o julgamento [ de Bolsonaro ] foi muito sério , com provas muito contundentes — falou Lula .
De acordo com Lula , Trump sabe que “ Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira ”
— Em três reuniões que você fizer comigo , você vai perceber que Bolsonaro não era nada , praticamente .
Sobre a tensão dos EUA com a Venezuela , Lula disse que demonstrou preocupação com o agravamento da situação e afirmou que é extremamente importante levar em consideração a experiência que o Brasil tem como potência na América do Sul para ser mediador na relação entre os países .
— Nós queremos manter a América do Sul como zona de paz . Nós não queremos trazer os conflitos de outras regiões para o nosso continente .
Lula também falou que o Brasil não tem preferência entre países e deseja manter uma boa relação comercial com todas as nações . Ele ainda destacou a relação comercial com a China e ressaltou a importância do Brasil não depender exclusivamente de um país em suas trocas comerciais .
— Nós não aceitamos uma nova Guerra Fria que durante Cinquenta anos permeou a vida da humanidade entre EUA e Rússia ( antiga União Soviética, hoje Federação Russa ) .
Reunião entre Lula e Trump
A reunião começou às Quatro horas e quarenta minutos de domingo e foi concluída após Cinquenta minutos . O chanceler Mauro Vieira afirmou , em uma coletiva de imprensa após a reunião , que o encontro entre Lula e Trump foi positivo e os países esperam acordo em poucas semanas , com as conversas iniciando ainda hoje .
— Esperamos em pouco tempo agora , em algumas semanas , concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores de atual tributação americana ao Brasil — afirmou o ministro .
Com informações de :

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário