quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Epidemia: SC chega ao menor nível de casos ativos de Covid-19 em 14 meses

O Estado de Santa Catarina ( SC ) tem o menor número de casos ativos de Covid-dezenove em quatorze meses, segundo dados do Painel Coronavírus do NSC Total. Nesta quarta-feira ( quinze de setembro de dois mil e vinte e um ), o Estado tinha cinco vírgula cinco mil ativos, a menor quantidade desde o dia seis de julho de dois mil e vinte.

SC também registrou nesta quinta-feira (15) o menor número de internados com o vírus do ano
SC também registrou nesta quinta-feira ( quinze de setembro de dois mil e vinte e um ) o menor número de internados com o vírus do ano
( Foto : )

Os casos ativos representam os pacientes que ainda estão na fase de transmissão do vírus. Nas últimas semanas, o Estado vem registrando uma queda nesse índice.

Segundo o painel, no início de setembro eram 11.329, ou seja, em duas semanas houve uma queda de 51%. Se o comparativo for com o mesmo período do mês passado, o número desta quarta é 54% menor que no dia 15 de agosto, quando eram 12.038 casos ativos.

Joinville, no Norte do Estado, foi uma das cidades que reduziram mais da metade dos casos nos últimos dias. Apesar de ainda ser o município com o maior número de ativos, em uma semana, houve uma queda de 62%: passou de 1.837 para 697, nesta quarta.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde ( SES ), ao menos 51 cidades não têm casos ativos no momento. A média móvel, que calcula a média de casos confirmados diariamente nos últimos sete dias, está em 459. 

SC tem o menor número de internados desde novembro 

Além da queda nos casos ativos, nesta quarta-feira, o Estado registrou o menor número de pessoas internadas em leitos de UTI com Covid-19 desde novembro de 2020. Segundo o painel, são 419 pacientes, sendo que 357 estão em hospitais públicos e 62 na rede privada.

Santa Catarina também tem a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid adulto SUS desde novembro do ano passado. De acordo com a SES, 62% das unidades estão ocupadas nesta quarta-feira. Já na ocupação geral, a taxa é de 65,5%.

A região com a menor ocupação dos leitos de UTI é o Sul do Estado, com 45,2%. Planalto Norte e Nordeste é a que tem a maior taxa, com 92,4% das vagas ocupadas. 

"Número mágico" da imunização tem contribuído para a queda nos números, diz especialista 

Ao mesmo tempo que Santa Catarina vê o número de casos ativos cair, em contrapartida, a vacinação avança pelos municípios. De acordo com o Monitor da Vacina do NSC Total, nesta quarta-feira ( quinze de setembro de dois mil e vinte e um ), ao menos 2.593.082 catarinenses já estavam completamente imunizados, seja com a primeira dose ou vacina de dose única, o que representa 35,75% da população.

Para o infectologista Martoni Moura e Silva, este é o principal motivo para a redução na transmissibilidade do vírus.

— Neste cenário, conseguimos ver uma luz no fim do túnel. Não há outro fator, a não ser a vacinação, que mostre a queda nesses números. Isso se dá justamente porque estamos atingindo o número mágico de 70% da população vacinada — pontua.

O especialista explica que, apesar da variante Delta ser mais transmissível, a aceleração da vacinação no país auxiliou para que ela saísse do foco. Ele acredita, ainda, que é possível que nos próximos meses o uso de máscaras comece a ser liberado em lugares abertos e sem aglomeração. 

Mesmo assim, Silva ressalta que é importante que as pessoas mantenham a cautela com os cuidados e tomem as duas doses para que, assim, se tenha a possibilidade de voltar à rotina mais perto da normalidade.

- A vacina tem seu papel importante. De todas as medidas, ela é a maior ferramenta. Isso mostra que a população tem que se manter atualizada, seja com as duas doses, ou até com uma terceira, quarta dose se precisar — conclui.


Com informações de:


Luana Amorim ( luana.amorim@somosnsc.com.br ) . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário