domingo, 29 de março de 2020

Epidemia: SC prorroga quarentena que terminaria em 30/3.

As medidas restritivas adotadas pelo Estado de Santa Catarina ( SC ) ( * vide nota de rodapé ), no combate ao coronavírus, serão prorrogadas por mais alguns dias. A decisão foi tomada na manhã deste domingo ( vinte e nove de março de dois mil e vinte ) em reunião entre o governador Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ), os prefeitos das maiores cidades do Estado de SC e os presidentes das vinte e uma Associações de Municípios.

Silva disse que a retomada gradual de alguns serviços não-essenciais depende da preparação do sistema de saúde para a crise do coronavírus. Esta organização está condicionada à chegada de recursos e equipamentos de proteção individual ( EPIs ) por parte do governo federal, além de materiais para leitos de Unidade de Terapia Intensiva ( UTI ) que foram comprados pela Secretaria de Estado da Saúde ( SES ).






— Todas estas questões nos levam a uma posição muito tranquila de que temos de aguardar um pouco mais para colocar em ação o nosso plano de retomada das atividades econômicas ( *2 vide nota de rodapé ). Precisamos estruturar melhor a nossa rede para que não tenhamos o risco de uma sobrecarga do sistema enquanto os equipamentos ainda estão chegando — afirmou, em nota divulgada à imprensa.

Ainda no comunicado, Silva reforçou a prioridade na preservação da vida em SC durante o combate à pandemia da COVID - dezenove.

— Esta decisão está tomada, no sentido de colocar a vida em primeiro lugar em SC. Haverá efeitos econômicos muito grandes? Sim, mas o Estado não pode se omitir em um momento como este. É necessário um esforço extra de cada um para que possamos superar estas dificuldades. Precisamos da união de todos os entes públicos e contamos com o apoio dos prefeitos neste momento — disse.

Reunião com prefeitos

Pouco antes da divulgação do comunicado oficial do governo, alguns prefeitos já haviam relatado o teor da reunião. O prefeito de Florianópolis ( capital do estado de SC ), Gean Loureiro ( do Partido Democratas - DEM ), afirmou que o Estado não detalhou de que forma e por quantos dias serão prorrogadas as restrições.

Criciúma, que é a terceira cidade de SC com mais casos confirmados da doença ( treze ), também participou do encontro. O prefeito Clésio Salvaro ( do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB ) disse que ficou decidido, em conjunto, que a partir de agora as futuras decisões e decretos relacionados ao vírus Covid - dezenove serão debatidos com os prefeitos.
Salvaro também mencionou que o governo deve ampliar para sete, ou até dez dias, as medidas restritivas, e que a decisão deve ser anunciada ainda neste domingo ( vinte e nove de março de dois mil e dezenove ).

P.S.:

Notas de rodapé:

* A referida medida de restrição de circulação de pessoas em SC é melhor introduzida em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-decreta-estado-de.html .

2* O referido plano de retomada gradual é melhor introduzido em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/03/epidemia-sc-detalha-retomada-gradual.html .

Com informações de:

Lariane Cagnini ( lariane.cagnini@somosnsc.com.br ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário