No início da década de vinte, quando Henry Ford resolveu provar que os
administradores não eram necessários, Alfred P. Sloan Júnior, o recém-nomeado
presidente da General Motors Company (GM), testa a tese oposta. A GM estava
naquela época quase esmagada pelo colosso industrial da Ford Motor Company,
tendo dificuldades até para sobreviver no seu segundo posto. Sendo pouco mais
que uma especulação financeira, ma reunião de pequenas empresas automobilísticas
que estavam à venda por não aguentar competir com a Ford, a GM não tinha um
único carro bem aceito na sua linha, faltava-lhe uma rede de revendedores e seu
potencial financeiro era minguado. Cada um dos antigos proprietários tinha
autonomia de ação, o que na prática significava que tinham permissão para
administrar mal suas antigas empresas da maneira que quisessem. Mas Sloan
cogitou qual deveria ser o negócio e a estrutura da GM e conseguiu transformar
seus barões indisciplinados numa equipe administrativa. Em cinco anos, a GM
havia se tornado a líder da indústria automobilística americana, mantendo-se
nessa posição por longas décadas.
Vinte
anos após o sucesso de Sloan, o neto de Henry Ford pôs novamente à prova a sua
tese. A Ford Motor Company estava então praticamente falida: todo o bilhão de
dólares de reserva que possuía no início dos anos vinte havia sido gasto na amortização de seus déficits. Assim que o jovem Henry Ford II (neto do
primeiro) assumiu em mil novecentos e quarenta e seis, ele partiu para fazer em
sua empresa o que Sloan havia realizado na GM duas décadas antes. Criou uma
estrutura e uma equipe administrativa. Em cinco anos, a Ford havia recuperado
seu potencial de crescimento e lucratividade tanto nos Estados Unidos como
fora. Tornou-se a maior concorrente da GM e chegou a superá-la no mercado
automobilístico europeu, em grande expansão. Outras informações podem ser
obtidas no livro Fator humano e
desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.
Mais em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/benchmarking-idealismo-versus-melhores-praticas/108441/
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