Para saber o que é uma empresa é preciso começar com o seu propósito. Esse propósito deve situar-se fora da organização em si. Com efeito, deve residir na sociedade, uma vez que as organizações de negócios são órgãos da sociedade. Há apenas uma definição válida do propósito de uma empresa: criar clientes.
Os mercados não são criados por alguma divindade, nem pela natureza, nem pelas forças econômicas, mas pelas pessoas que gerenciam as empresas. As necessidades satisfeitas pelas empresas talvez tenham sido sentidas pelos clientes antes de disporem dos meios para satisfazê-las. Como a carência de alimentos para saciar a fome, é até possível que tenham dominado a vida dos clientes, ocupando todos os momentos em que estivessem acordados, mas também é possível que tenham permanecido em estado potencial até que as iniciativas de empresários as convertam em demanda efetiva. Só então surgem clientes e mercados. As necessidades também podem não ter sido percebidas pelos clientes potenciais; as pessoas - os clientes potenciais - não sabiam que queriam copiadoras nem computadores, até que os recursos se tornaram disponíveis. É até possível que mesmo houvesse a necessidade, até ter sido gerada pela ação empresarial - pela inovação, pelo crédito e pela propaganda ou pela capacidade de vender. Em todos os casos, é a ação empresarial que cria o cliente.
É o cliente que determina o que é uma empresa. É o cliente sozinho que, com a disposição de pagar por um bem ou serviço, converte recursos econômicos em riqueza e transforma coisas em bens. O que a empresa pensa que produz não é de importância primordial - mormente para o futuro e para o sucesso do negócio. O que os clientes pensam que estão comprando, o que consideram valor, é decisivo - é o que define o negócio, o que ele produz e se prosperará. E o que o cliente compra e considera valor nunca é um produto. É sempre uma utilidade, ou seja, o que o produto ou serviço lhe proporciona. E o que é valor para os clientes não é, como será visto, de modo algum óbvio.
Os clientes são os alicerces da empresa e sua razão de ser. Só os clientes geram empregos. Para atender aos desejos e às necessidades dos consumidores, a sociedade confia recursos produtores de riqueza aos empreendimentos de negócios. Outras informações podem ser obtidas no livro Fator humano e desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.
Mais em: https://www.administradores.com.br/artigos/marketing/clientes-os-alicerces-da-empresa-e-sua-razao-de-ser/109480/
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