Uma ferramenta da nova Delegacia Virtual da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina ( PCSC ), que deve estar no ar em duas semanas, permitirá às mulheres vítimas de violência em SC registrarem boletim de ocorrência e até requisitar medidas protetivas online, sem precisar ir à Delegacia Especializada em Atendimento à Criança, ao Adolescente à Mulher e ao Idoso ( DEPCAMI ). A ideia é facilitar o acesso ao Colegiado Superior de Segurança Pública ( CSSP ). No ano de Dois mil e vinte e um, mais de Oitenta por cento das mulheres que foram vítimas de feminicídio em SC não haviam registrado ocorrência em Boletim de Ocorrência ( BO ) contra os agressores.
O site poderá ser acessado por computador ou smartphone, para registro de BO Se for o caso, o delegado responsável reportará ao juiz imediatamente a fim de obter a medida protetiva. No momento, a nova ferramenta está em fase de ajustes. O trabalho é desenvolvido em conjunto com o Centro de Informatização e Automação do Estado de SC ( CIASC ).
O delegado - geral da PCSC, Marcos Ghizoni, trabalha no novo modelo após ter implantado na Diretoria Estadual de Investigação Criminal ( DEIC ) a Delegacia de Proteção dos Direitos das Mulheres ( DPDM ), que tem abrangência estadual com equipe de policiais civis dedicados à prevenção, repressão e investigação dos crimes mais graves relacionados à violência de gênero.
Com informações de:
Dagmara Spautz, do jornal Diário Catarinense ( DC ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário