O Estado de Santa Catarina ( SC ) tem confirmadas Dezesseis mortes por dengue neste ano de Dois mil e vinte e dois, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica ( DIVE ) da Superintendência de Vigilância em Saúde ( SUV ) da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ). O novo boletim com dados atualizados da doença no Estado foi divulgado nesta sexta-feira ( Vinte e dois de abril de Dois mil e vinte e dois. O número representa um aumento de Cento e vinte e oito por cento em relação ao que foi registrado durante o ano de Dois mil e vinte e um inteiro.
Em Dois mil e vinte e um, foram confirmadas sete mortes pela doença. Desde o início de abril de Dois mil e vinte e dois, quando confirmou sua oitava vítima fatal, SC já passou a ter seu recorde de mortes por dengue em um mesmo ano. Até a última terça-feira ( Dezenove de abril de Dois mil e vinte e dois, havia confirmação de Doze óbitos.
O boletim da DIVE também registra Vinte mil quinhentos e trinta e nove casos da doença — no ano de Dois mil e vinte e um, haviam sido Dezenove mil cento e trinta e três ocorrências. Do total, Dezessete mil seiscentos e dois aconteceram por transmissão dentro do Estado, ou seja, são autóctones, distribuídos em Oitenta e sete municípios ( SC tem Duzentos e noventa e cinco municípios no total ).
Além disto, Trinta e três cidades catarinenses atingiram nível de epidemia — quando são registrados ao menos Trezentos casos da doença a cada Cem mil habitantes, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde ( OMS ). No boletim anterior, de Treze de abril, a DIVE contabilizava Vinte e seis cidades em cenário epidêmico e Quatorze mil quatrocentos e noventa e sete casos.
A maioria das mortes é de homens — há apenas três mulheres entre os óbitos. Há ainda Treze óbitos por suspeita de dengue sob investigação.
Em nível nacional, SC aparecia como o terceiro estado com maior número de mortes em boletim recente do Ministério da Saúde ( MS ). O documento tratava de dados contabilizados até o dia Nove de abril de Dois mil e vinte e dois, ocasião em que estavam confirmados dez óbitos entre os municípios catarinenses.
Saiba onde as mortes foram registradas em SC:
- Blumenau, homem, 97 anos, autóctone
- Brusque, homem, 81 anos, autóctone
- Brusque, mulher, 59 anos, autóctone
- Brusque, mulher, 100 anos, autóctone
- Caibi, homem, 72 anos, autóctone
- Chapecó, homem, 66 anos, autóctone
- Chapecó, homem, 73 anos, autóctone
- Chapecó, mulher, 86 anos, autóctone
- Coronel Freitas, homem, 66 anos, autóctone
- Criciúma, homem, 40 anos, importado
- Itá, homem, 72 anos, autóctone
- Joinville, homem, 65 anos, autóctone
- Palmitos, homem, 78 anos, autóctone
- Palmitos, homem, 82 anos, autóctone
- Romelândia, homem, 61 anos, autóctone
- Xanxerê, homem, 51 anos, autóctone
Cidades com epidemia de dengue em SC:
- Belmonte
- Itá
- Iporã do Oeste
- Maravilha
- Romelândia
- Guaraciaba
- Seara
- Mondaí
- Coronel Freitas
- Palmitos
- Abelardo Luz
- São José do Cedro
- Caibi
- Caxambu do Sul
- Flor do Sertão
- Concórdia
- Xanxerê
- Tunápolis
- Santa Helena
- Ascurra
- São Miguel do Oeste
- Brusque
- Águas Frias
- Peritiba
- Cunha Porã
- Cordilheira Alta
- Joinville
- Xavantina
- Santa Terezinha do Progresso
- Riqueza
- Bombinhas
- Nova Itaberaba
- Iraceminha
Nenhum comentário:
Postar um comentário