O Departamento da Polícia Federal ( DPF ) cumpriu na manhã desta sexta-feira (20) cinco mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, relacionados às investigações de ataques à democracia. São quatro alvos em Joinville, e um em São Francisco do Sul.
Segundo nota da PF, a investigação apura "cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes".
Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, atendendo a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGE). Santa Catarina é o estado com maior número de ordens judiciais. Também há mandados de busca e apreensão sendo cumpridas no Distrito Federal (1), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1), Ceará (1) e Paraná (1). Entre os alvos estão o cantor Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ).
Em Santa Catarina, Um dos alvos é Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão e apontado como um dos articuladores de um protesto de caminhoneiros contra o STF. A ação teria como objetivo paralisar o país para forçar o afastamento dos ministros do Supremo.
Zé Trovão publicou um vídeo nas redes sociais nesta manhã em que mostrou o mandado de busca e afirmou que foi intimado a comparecer à sede da Polícia Federal em Joinville às 14h nesta sexta-feira. Ele disse que o cumprimento de mandados é “triste e com certeza arbitrário”.
“Não sei se vou sair da sede da PF pra minha casa ou pra um presidio (...) Não vamos parar o país simplesmente pra causar uma desordem, mas para colocar nosso país no local devido”, afirmou.
O conteúdo dos mandados está sob segredo de Justiça.
Com informações de:
Dagmara Spautz,
do jornal Diário Catarinense ( DC ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário