Desde 16h, está acontecendo a série de debates do I Fórum de Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas, organizado pelas Secretarias Nacionais de Mulheres e Agrárias do PT — como parte do projeto Elas Por Elas. A iniciativa visa discutir a ocupação de espaços de poder com foco em ampliar a participação de mulheres indígenas, ribeirinhas, quilombolas e camponesas.
O evento também marca o lançamento Elas por Elas no campo, nas florestas e nas águas: transição ecológica pelo olhar das mulheres para construir um 2022 mais popular.
Com o governo Bolsonaro, a violência contra a população indígena aumento de forma vertiginosa, sem falar na “boiada” que vem passando por cima de terras de povos originários, quilombolas e ribeirinhas. O relatório Violência no Campo 2020, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), registrou o maior número de episódios de violência nos últimos 35 anos. Foram registradas 2.054 ocorrências em 2020. Esse é o maior número de ocorrências de conflitos no campo já registrado pela organização desde 1985. Foram 914.144 pessoas envolvidas em conflitos ano passado, um aumento de 2% em relação ao ano anterior.
Outro número recorde registrado nesta edição do relatório mostra que 81.225 famílias tiveram suas terras ou territórios invadidos em 2020 – o maior número deste tipo de violência já registrado pela CPT. 71,8% dessas famílias são indígenas.
No marco da semana de 12 agosto, que celebramos o Dia Nacional de combate à violência contras as mulheres no campo, inspiradas pelo exemplo da líder sindical Margarida Alves, as mulheres do PT constroem mais esse espaço de formulação e elaboração de políticas para a construção de um novo Brasil.
Confira a programação.
Dia 13 de agosto, sexta-feira
16h Mulheres no campo: transição ecológica pelo olhar das mulheres
Mazé Morais – Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares da CONTAG e Coordenadora-Geral da VI Marcha das Margaridas
Maria Kazé – dirigente nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Piauí
Josana Lima – Coordenadora-Geral da Confederação Nacional
Elisangela Dos Santos – Secretária Agrária Nacional do PT
18h Mulheres nas florestas: transição ecológica pelo olhar das mulheres
Carmen Foro – Secretária-Geral da CUT
Angela Mendes, militante socioambiental, fellow Ashoka e Coordenadora do Comitê Chico Mendes
Edjane Rodrigues – Presidente da FETAGRI-AM
Dia 14 de agosto – sábado
9h. Mulheres nas águas: transição ecológica pelo olhar das mulheres
Marly Lúcia – Secretaria Nacional de Mulheres da CONFREM – Brasil
11h: Lançamento Elas por Elas do campo, das florestas e das águas
Com informações de Elas Por Elas e pt.org.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário