Diante do cenário caótico que vivemos, diversas instituições, como o Tribunal de Contas da União (TCU), apresentam evidências robustas sobre o governo, a omissão e o negacionismo conduzido pelo presidente Jair Bolsonaro. Por isso, o Senado Federal reafirma agora o seu papel central como instituição responsável pela fiscalização das ações do governo, instaurando a CPI da Pandemia.
Ouvindo as vozes das ruas, das periferias, dos campos e dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, o Senado fará uma investigação sobre a política genocida incitada por Bolsonaro.
A CPI da Pandemia – ou a CPI da Covid, ou do Genocídio – apontará para diversas frentes de ação. Em primeiro lugar, vai apurar as atrocidades e omissões chanceladas pelo governo, atribuindo responsáveis pela operação e coordenação da política desastrosa de combate à pandemia, inclusive a demora para aquisição de vacinas e a falta de oxigênio e medicamentos em hospitais.
Depois, poderá averiguar o desrespeito às recomendações internacionais de manejo à Covid-19 e analisar as ações propostas pelo governo em contraponto aos entraves identificados pelos estados, municípios e o Distrito Federal – ausência de uma política para distanciamento social e do uso de máscaras, inexistência de coordenação federal, entre outros.
Por fim, a CPI buscará dar uma resposta concreta, factível e fundamentada na ciência sobre o combate à Covid-19, que atenda aos anseios da sociedade. O povo brasileiro espera isso do Senado, apontando responsabilidades, apurando crimes e apontando soluções.
A bancada do PT atuará com nossos senadores comprometidos com o direito à vida, com os direitos do nosso povo e pela defesa do SUS. O senador Humberto Costa (PT-PE), membro titular da comissão, é médico com história de luta pelo direito à saúde e foi ministro da Saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE), suplente, também médico e defensor do SUS, tem experiência e importante atuação na gestão do SUS no estado de Sergipe e no Ministério da Saúde. Nossa bancada atuará para que a CPI atinja o seu objetivo central: salvar vidas, retomar o crescimento econômico e zelar pela democracia.
Com informações de Senador Paulo Rocha ( PA ), líder do PT no Senado Federal, PT no Senado e pt.org.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário