Parlamentares da Bancada do PT na Câmara reagiram com indignação e revolta ao incêndio que destruiu grande parte do acervo da Cinemateca Brasileira, guardado em galpão localizado na Zona Oeste de São Paulo.
Os deputados petistas Alencar Santana Braga (SP), Maria do Rosário (RS) e Paulo Teixeira (SP) anunciaram que vão entrar com uma ação criminal responsabilizando o governo Bolsonaro pelo incêndio.
Em mensagens pelo Twitter, os petistas culparam o descaso do governo neofascista Bolsonaro pela tragédia, ocorrida apesar de funcionários da Cinemateca e o próprio Ministério Público Federal (MPF) terem alertado a Secretaria de Cultura do governo federal sobre o risco de incêndio no local, devido à falta de conservação e manutenção do prédio.
A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse que o incêndio é uma tragédia anunciada diante do desprezo do governo Bolsonaro em relação à cultura. “Com Bolsonaro é tragédia anunciada, ou crime anunciado, esse incêndio do galpão da Cinemateca Brasileira em SP. Tristeza!”, escreveu.
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), disse que o incêndio é a demonstração clara do “preconceito do governo Bolsonaro contra o cinema brasileiro, tática deliberada contra uma forma de arte muito libertadora”. E completou: “E é por isso que o incêndio da Cinemateca deve ser investigado com toda a profundidade e transparência. Eu desconfio, sim”.
Governo fascista
Ao lamentar a destruição do acervo da Cinemateca, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ex-presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, também apontou a culpa do atual governo na tragédia.
“Que dor no coração ver a Cinemateca em chamas. É culpa do descaso desse desgoverno incompetente, que odeia a cultura brasileira. Ela é o maior museu do audiovisual e do cinema da América do Sul”, ressaltou.
Parlamentares também criticaram a ação atrasada do governo Bolsonaro que, somente hoje, um dia após o incêndio, abriu licitação para contratar empresa para gerir a cinemateca. “Inaceitável. Um dia após incêndio, governo Bolsonaro publica edital para contratar entidade para gerir e preservar a Cinemateca. E como fica o prejuízo incalculável para a memória do audiovisual brasileiro?”, protestou a deputada Erika Kokay (PT-DF).
Canalhice de Bolsonaro
Na mesma linha, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) criticou a medida tardia do governo e o Secretário de Cultura, Mário Frias, que tentou culpar o PT pela tragédia em entrevista à imprensa.
“A canalhice de Bolsonaro e sua horda não tem limites. Além do desqualificado de seu Secretário de Cultura culpar o PT, que está há cinco anos fora do governo, pelo incêndio da Cinemateca”, protestou.
Leia abaixo outras manifestações de parlamentares petistas sobre o incêndio na cinemateca:
Deputado Jorge Solla (PT-BA) – “Criminoso! Esse incêndio é criminoso! Uma tragédia anunciada, todos sabíamos que isso podia acontecer, o governo Bolsonaro zerou os recursos de manutenção desse acervo. Perdemos nossa memória audiovisual, um patrimônio incalculável! Esse governo é o verdadeiro Estado Islâmico”.
Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “O governo federal foi avisado do perigo de incêndio na cinemateca. Participei de duas reuniões para avisá-los e pedir providências. Espero que respondam junto a justiça por essa criminosa omissão”.
Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “O incêndio na Cinemateca, maior acervo cinematográfico do continente, é desastroso e é um bom exemplo do descaso da gestão Bolsonaro também com a cultura. Um dia muito triste!”.
Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Não é possível! Todo dia uma tragédia. Nossa Cultura pegando fogo, nossa história virando cinzas! É resultado da falta de políticas de preservação e valorização, do projeto político de sabotagem ao Brasil”.
Deputado João Daniel (PT-SE) – “Mais um ataque a cultura brasileira. Um absurdo como esta semana o país está sofrendo com ataques à pesquisa, à ciência e agora à nossa cultura”.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Cinemateca pegando fogo, nossa cultura em ruínas, é a cara do governo obscurantista e genocida”.
Deputado José Guimaraes (PT-CE) – “A quem interessa apagar a história nacional? Esse incêndio na cinemateca precisa ser investigado e os culpados pela ação ou omissão, precisam ser punidos!”.
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Há tempos os trabalhadores da cinemateca e ativistas culturais alertam sobre o abandono da instituição e as consequências para o setor cultural. É um absurdo que todo trabalho e acervo cinematográfico sejam destruídos dessa forma”.
Deputado José Ricardo (PT-AM) – “Tragédia anunciada o incêndio que atinge a Cinemateca. O diretor Kleber Mendonça já havia falado no começo do mês sobre o risco que o prédio apresentava. Funcionários também, no ano passado. O Governo Federal nada fez para evitar isso. A chama consome nossa memória e cultura”.
Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “Incêndio na Cinemateca é tragédia anunciada? Não! É resultado do projeto de destruição nacional deste desgoverno. Bolsonaro não dá a mínima para a cultura, para a educação, e desmonta tudo o que realmente importa para o nosso povo. É inimigo do Brasil!”
Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “No Brasil das trevas bolsonaristas a cultura está em chamas. Cinemateca brasileira está em chamas, e isto é responsabilidade de um governo que não respeita e não investe na cultura do povo. Se dizem patriotas e na realidade odeiam o povo brasileiro e sua pluralidade”.
Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Mais um crime resultado da política de desmonte cultural promovida por um governo fascista. Não é acidente, é um projeto de destruição nacional”.
Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Desde o ano do golpe, a cinemateca tem sofrido sucessivos desastres: incêndio em 2016, inundação em 2020 e mais outro incêndio em 2021. É absurdo que esses criminosos continuem destruindo o país sem qualquer punição. É um projeto de destruição até da nossa memória!”
Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “A política de destruição e abandono praticada pelo governo Bolsonaro resulta em mais uma tragédia: um incêndio atinge o depósito da Cinemateca Brasileira na Zona Oeste de São Paulo”.
Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Cultura está em chamas: Cinemateca brasileira está em chamas. O desgoverno Bolsonaro é responsável, pois foi alertado inúmeras vezes. Esse governo despreza a memória e a cultura, é guiado pelo obscurantismo e pelas barbáries”.
Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “A Memória do Cinema Brasileiro está em chamas. Mais uma triste consequência do desleixo com a Cultura Nacional. Quando não é inundação é fogo. Tragédias que poderiam ser evitadas se esse governo não tratasse o setor cultural com tanto descaso”.
Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Tragédia anunciada! Incêndio atinge depósito da Cinemateca Brasileira na zona oeste de São Paulo. A memória do cinema brasileiro sendo consumida por chamas”.
Deputada Marília Arraes (PT-PE) – “Museu da Língua Portuguesa. Museu Nacional. Cinemateca. A nossa cultura em chamas é um projeto!”.
Deputado Zé Carlos (PT-MA) – “O abandono e a falta de gestão na Cinemateca, levou ao seu sucateamento e lamentavelmente provocou o seu incêndio. Mais uma clara demonstração do desprezo desse governo para com o povo brasileiro, a arte, cultura e a nossas memórias”.
Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Bolsonaro, vá cuidar do país! Cinemateca Brasileira pegando fogo em São Paulo e ele contando lorota em live. O Brasil não tem presidente!”.
Deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) – “A Cinemateca queima em São Paulo, resultado do sucateamento e desprezo de Bolsonaro com a cultura, com a história. Mais uma tragédia anunciada. Quantas mais?!”
Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) – “O que está rolando no Brasil: do genocídio ao incêndio na cinamateca não é desastre ou algo do gênero, mas projeto. Governo Bolsonaro tem um projeto de terra arrasada para o Brasil. Sim ou com certeza?”.
Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Já prenderam o responsável pelo incêndio da Cinemateca ou só prendem quem queima estátua que homenageia escravagista?”.
Deputado Paulão (PT-AL) – “O incêndio da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, é a materialização e o retrato do governo irresponsável e destruidor da cultura, da história, da memória nacional e do patrimônio público”.
Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “O patrimônio cultural e científico brasileiro vem sendo apagado da história. É preciso investigar se há ações criminosas de grupos e/ou negligência do governo Bolsonaro. Devemos estar alertas porque um golpe autoritário não começa só com o uso de armas”.
Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “O incêndio da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, causa revolta. Um local de grande importância para a cultura brasileira, sucateado e sem orçamento por esse governo genocida que destrói a nossa história. Queremos investigações para punir esse descaso!”
Deputado Odair Cunha (PT-MG) – “O MPF já havia entrado com uma ação contra o Governo Bolsonaro pelo abandono da Cinemateca Brasileira. Já havia alertado para o risco de incêndio. Esse desastre é parte do projeto criminoso de desmonte da cultura e da arte em nosso país!”
Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Dia de luto pela Cultura Nacional. O incêndio da Cinemateca, o maior museu audiovisual do Brasil e da América Latina, é o retrato do abandono das instituições públicas brasileiras por Bolsonaro. Foram 60 anos de história perdidos pelo descaso”.
Com informações de PT na Câmara e pt.org.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário