A Prefeitura do município de Chapecó ( Estado de Santa Catarina - SC ) decretou situação de emergência por causa da epidemia de dengue que atinge o município, na noite de quarta-feira ( Vinte e três de março de dois mil e vinte e dois ). A cidade no Oeste de SC confirmou Quinhentos e onze casos da doença do início do ano ao último dia Dez de março de dois mil e vinte e dois e aguarda exames de quase mil pessoas, conforme cita no decreto.
Ao ser declarada emergência, o município pode contratar servidores públicos de forma temporária e fazer compras com dispensa de licitação para o combate à dengue.
Também fica permitida a entrada forçada de agentes públicos em imóveis, se necessário, para tomar medidas que ajudem a conter o mosquito aedes aegypti, que transmite a doença e costuma se proliferar em períodos de calor intenso acompanhado de chuvas.
O decreto citava a concentração de casos nos bairros Eldorado, Efapi e Vila Real e falava apenas em risco de ser reconhecida uma epidemia, o que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de ( DIVE / SC) passou a considerar já nesta quinta - feira ( Vinte e quatro de março de dois mil e vinte e dois )
Existe um cenário de epidemia quando um local registra ao menos Trezentos casos de uma doença para cada Cem mil habitantes, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde ( OMS ).
Além de Chapecó, outros treze municípios de SC enfrentam epidemia de dengue, todos eles no Oeste, conforme noticiou o portal G1 inicialmente.
São eles: Belmonte, Seara, Iporã do Oeste, Itá, Romelândia, Maravilha, Guaraciaba, São José do Cedro, Abelardo Luz, Palmitos, Mondaí, Tunápolis e Xanxerê.
A DIVE / SC prevê que, nas próximas cinco semanas, o número de novos casos da doença em SC crescer ainda mais.
Com informações de:
Joana Caldas ( joana.caldas@nsc.com.br ) e
Paulo Batistella ( paulo.batistella@nsc.com.br ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário