O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( Lula ) gostou de ver pré-candidato ao governo do Estado de Santa Catarina ( SC ), Décio Lima ( do Partido dos Trabalhadores - PT ) e o senador Dário Berger ( do Movimento Democrático Brasileiro - MDB e rumo ao Partido Socialista Brasileiro - PSB ) juntos, representando a frente ampla de centro-esquerda de SC na filiação do ex-governador do Estado do Paraná ( PR ), Roberto Requião ( ex - MDB ) ao PT, na última sexta-feira ( dezoito de março de dois mil e vinte e dois ), em Curitiba ( Capital do PR ). No sábado ( dezenove de março de dois mil e vinte e dois ), Lula telefonou para Lima para dizer que está entusiasmado com o projeto no Estado, que reúne oito partidos - uma formação inédita.
Lula considera a convergência um ponto de inflexão em SC. A coesão da frente ampla surpreende até mesmo os quadros do PT, que entendem que um bom resultado em SC significaria uma vitória simbólica diante da força do bolsonarismo no Estado.
A frente ampla aguarda a filiação de Berger ao PSB, que deve ocorrer nesta semana, para avançar nas discussões sobre a chapa que disputará o governo de SC. Berger assinará a ficha ao lado do ex-governador do Estado de São Paulo ( SP ) ( ex - integrante do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB ), em SP.
Berger e Décio têm conversado sobre a formatação do projeto, junto com outras lideranças que integram a frente - entre eles, outros recém-chegados como Gelson Merisio ( ex - Partido Progressista - PP, que deve se filiar ao Partido Solidariedade - SDD ), e Jorge Boeira, pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT ).
A expectativa é que Lula faça um roteiro de viagens pelo Estado de SC logo que a chapa engatilhar. Lula deve passar pelo Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí e Florianópolis ( Capital do Estado ).
Com informações de:
Dagmara Spautz, do jornal Diário Catarinense ( DC ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário