Quase metade das cidades do Estado de Santa Catarina ( SC ) são consideradas infestadas pela dengue, segundo o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica ( DIVE ) da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ) de SC divulgado nesta quarta-feira ( Vinte e dois de março de Dois mil e vinte e três ). No total, Cento e quarenta e cinco municípios tiveram a disseminação e manutenção dos focos do mosquito Aedes aegypti na semana anterior. O número representa mais de Quarenta e nove por cento das cidades do Estado.
Municípios infestados pelo mosquito da dengue, segundo último boletim da DIVE ( Imagem : Reprodução / DIVE )
A quantidade de locais avaliados como infestados se manteve igual à análise anterior do órgão de saúde. No entanto, houve um crescimento de Dezessete vírgula vinte equatro por cento em relação ao mesmo período de Dois mil e vinte e dois.
Desde o início de Dois mil e vinte e três, foram identificados Vinte e dois mil trezentos e cinquenta e quatro focos do mosquito em Duzentos e doze municípios, mais de Setenta e um por cento das cidades catarinenses. Apesar do alto número de registros, a DIVE aponta que há uma queda em comparação com o ano passado, com menos Doze vírgula três por cento de focos detectados.
Até Dezoito de março de Dois mil e vinte e três, SC recebeu Quatorze mil trezentos e noventa notificações de casos de dengue, sendo que Quatro mil novecentos e quarenta e um amostras foram descartadas e oitenta e nove inconclusivas. Outros Seis mil trezentos e dezesseis casos permanecem como suspeitos.
Mesmo que SC tenha registrado aumento de Dezessete vírgula oito por cento no número de notificações em Dois mil e vinte e três, em comparação com o ano passado, a quantidade de pessoas doentes diminuiu. Apesar disso, a DIVE afirma que é necessário ter cautela quanto a esta tendência, já que mais de Seis mil casos seguem como suspeitos.
Casos confirmados e mortes
O Estado já ultrapassou Três mil casos confirmados da doença e contabiliza Três mil e quarenta e quatro pessoas diagnosticadas com dengue neste ano. Do total, Dois mil seiscentos e noventa e cinco são autóctones ( transmitidos dentro do território catarinense ) e estão distribuídos em Quarenta e sete municípios. A cidade que concentra mais de mil casos e lidera o ranking é Palhoça, na Grande Florianópolis ( Capital do Estado de SC ).
Segundo a classificação dos pacientes, foram registrados Cento e quarenta e cinco casos de dengue com sinais de alarme e quatro de dengue grave.
Ainda foram notificados nove óbitos suspeitos da doença, sendo que dois foram confirmados, quatro foram descartados e três permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde ( SMS ) com apoio da SES.
Além disso, a DIVE confirmou que SC registrou oito casos de Chikungunya, que recebeu Cento e trinta e oito notificações desde o começo de Dois mil e vinte e três. Com relação ao Zika vírus, não há pacientes confirmados, mas Cinquenta e uma notificações.
Investimento no combate à dengue
O governo de SC anunciou, no começo da semana, a criação de um "comitê de crise" para coordenar as ações contra a dengue no Estado e prometeu liberar Dez milhões de reais para auxiliar os municípios ( * vide nota de rodapé ). As medidas foram tomadas em função do alto número de casos de dengue registrados neste início de ano.
A verba anunciada pelo governador do Estado de SC, Jorginho Mello ( do partido Liberal - PL ) deve ter como prioridade custear horas-extras de servidores para ampliar o horário de atendimento em unidades básicas de saúde ( UBS ) e Unidades de Pronto Atendimento ( UPA ) nos municípios. A intenção é desafogar prontos-socorros ( PS ) de hospitais da demanda de pacientes com sintomas de dengue.
Na semana passada, a DIVE emitiu alerta a crianças e adolescentes de Zero a Dezenove anos de idade têm apresentado maior incidência e agravamento da doença — são Vinte e seis vírgula dois por cento dos pacientes de SC com esta faixa etária, contra Dezenove por cento no mesmo período do ano passado.
P.S.:
Nota de Rodapé:
* O anúncio do comitê de crise é melhor detalhado em: https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2023/03/epidemia-sc-libera-r-10-mi-para-apoiar.html .
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário