domingo, 28 de janeiro de 2018

Administração: as habilidades necessárias ao administrador

O administrador possui um instrumento que lhe é específico: a informação. Nenhum administrador usa ou manipula as pessoas; pela contrário, ele as motiva, orienta e organiza a fim de que possam realizar seu próprio trabalho. O instrumento - o único instrumento - para conseguir tudo isso é a palavra escrita ou oral ou a linguagem dos números. Não vem ao caso se o trabalho do administrador está ligado à engenharia, contabilidade ou vendas. Para ser eficaz, ele precisa ser hábil em ler e ouvir, e em falar em escrever. Os administradores precisam ter a capacidade de transmitir o que pensam para os outros, bem como a capacidade de descobrir o que as outras pessoas estão buscando.

Dentre todas as habilidades necessárias, ler, escrever, falar e calcular são as habilidades que os administradores de hoje menos possuem, pelo menos na visão de Peter F. Drucker. Segundo ele, basta olhar para o jargão das diretrizes de uma grande companhia para se ver como os administradores podem ser considerados "analfabetos". Aprimoramento aqui não é uma questão de aprender a ler mais depressa ou a falar em público. O administrador precisa conhecer a língua, compreender o que são as palavras e o que elas significam. Talvez ainda mais importante, precisa aprender a respeitar a língua como um dom e herança mais preciosos. ele deve compreender o significado daquela antiga definição de retórica: "A arte que atrai o coração dos homens para o verdadeiro saber". Sem a capacidade de motivar através da palavra escrita ou falada ou do número revelador, nenhum administrador poderá ser bem sucedido. Outras informações podem ser obtidas no livro Fator humano e desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.

Mais em https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/administracao-as-habilidades-necessarias-ao-administrador/109020/

Nenhum comentário:

Postar um comentário