Uma instituição existe para realizar determinado propósito, para executar certa função social. Na organização de negócios, isso significa desempenho econômico.
Quanto a essa primeira tarefa, a do desempenho específico, as organizações empresariais e não empresariais são diferentes. Em relação a todas as outras tarefas, elas são semelhantes. Mas apenas as empresas têm a missão específica de produzir resultados econômicos. Em todas as outras instituições - hospitais, igrejas, universidades ou forças armadas - , a economia é restrição. Nas organizações de negócios, o desempenho econômico é a razão e o propósito.
A ênfase deste texto é no empreendimento de negócios e na tarefa de produzir resultados econômicos. Embora essa não seja de modo algum a única tarefa a ser executada na sociedade, trata-se de uma prioridade, pois todas as outras tarefas sociais - educação, assistência médica, defesa e promoção do conhecimento - dependem do superávit de recursos econômicos, ou seja, dos lucros e de outras poupanças, que só podem ser produzidas pelo desempenho econômico bem-sucedido. Quanto mais são ansiados por essas satisfações, quanto mais são valorizadas, maior é a dependência do desempenho econômico e das organizações de negócios.
A administração das empresas sempre deve, em todas as decisões e ações, considerar em primeiro lugar o desempenho econômico. Ela justifica sua existência e sua autoridade apenas por meio de resultados econômicos que produz. Ela terá fracassado se não fornecer os bens e serviços desejados pelo consumidor, ao preço que o consumidor estiver disposto a pagar. Ela terá fracassado se não melhorar, ou ao menos mantiver a capacidade de produção de riqueza dos recursos econômicos que lhe forem confiados. E isso, qualquer que seja a estrutura econômica ou política da sociedade, significa responsabilidade pela lucratividade.
A primeira definição da administração de empresas é a de ser um órgão econômico, o órgão econômico específico de uma sociedade industrial. Todos os atos, todas as decisões, todas as deliberações da administração têm no desempenho econômico sua primeira dimensão. Outras informações podem ser obtidas no livro Pessoas e desempenhos, de autoria de Peter F. Drucker.
Mais em http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/empreendimento-a-tarefa-de-produzir-resultados-economicos/108656/
Mais em http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/empreendimento-a-tarefa-de-produzir-resultados-economicos/108656/
Nenhum comentário:
Postar um comentário