Já está disponível no site do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina ( TJSC ) o primeiro Dicionário Jurídico de Língua Brasileira de Sinais ( LIBRAS ) do Brasil, fruto de uma parceria entre a Fundação Catarinense de Educação Especial ( FCEE ) e o TJSC.
O acesso ao Dicionário ocorre através de uma plataforma online no site do TJSC contendo vídeos com traduções em LIBRAS de termos jurídicos básicos e pode ser acessado clicando neste link ou diretamente no site do TJSC nos perfis Cidadão, Advogado e Servidor.
Desde que a proposta de colaboração entre as duas instituições começou, em agosto de dois mil e quinze, a FCEE, por meio do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez ( CAS ), passou a realizar pesquisas junto à comunidade surda brasileira para a definição e criação dos sinais em LIBRAS que integrariam o dicionário. Dois anos depois, a FCEE oficializou o convênio entre as duas instituições e deu início à produção do dicionário.
Os vídeos que compõem o Dicionário foram produzidos e gravados pela equipe do CAS entre dois mil e dezessete e dois mil e dezenove.
Com informações da FCEE.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Aline Buaes na Assessoria de Imprensa da FCCE pelo e-mail imprensa@fcee.sc.gov.br ; pelos telefones números ( 48 ) 3381-1693 e 9 9115-8918 e pelo site www.fcee.sc.gov.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário