Com a missão de cuidar e orientar a gestão dos principais rios do Estado de Santa Catarina ( SC ), o Governo do Estado de SC, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo ( SDS&T ) realizou, nesta segunda-feira, seis de maio de dois mil e dezenove, a entrega do Plano de Recursos Hídricos ( PRH ) da Bacia dos rios Cubatão ( BRC ), da Madre ( BRM ) e Bacias Contíguas. Juntas, elas são responsáveis pelo abastecimento de oito municípios e cerca de seiscentos e quinze mil habitantes em Palhoça, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara - e parcialmente nas regiões de Florianópolis, Garopaba, Paulo Lopes e São José, que representa uma área de um vírgula seis por cento de SC.
O lançamento ocorreu em Santo Amaro do Imperatriz, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores ( CMV ), e contou com a presença do prefeito da cidade, Edésio Justen, o presidente da CCMV, Valério Schurhaus, a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão ( CGBHRC ), Sandra Eliane Michel, e do Diretor de Recursos Hídricos ( DRH ) da SDS, Bruno Beilfuss, representando o governador do Estado de SC, Carlos Moisés da Silva.
Consolidando um cenário de metas e indicadores que garantem o uso sustentável dos recursos hídricos, os Planos fornecem um planejamento para gestão destas importantes bacias hidrográficas para a região.
O Secretário da SDS&T, Lucas Esmeraldino, ressalta que cada um dos planos tem, como objetivo, implementar ações que foram amplamente discutida: “Para que possamos manter a capacidade de nossos rios na produção de água para as necessidades básicas da vida, é necessário transformar os recursos naturais em riqueza econômica e, para isto, buscar novas formas de gestão das águas com preservação e a conservação dos recursos hídricos”.
Beilfuss falou sobre o desafio para os gestores de garantir a disponibilidade de água. “É imprescindível o conhecimento da real situação das águas dos rios das Bacias. Assim, o Plano passa a ser mais que um documento, se torna um instrumento de gestão de maior relevância”.
Parcerias
Com um investimento de aproximadamente um vírgula quatro milhão de reais, os PRHs das BRC e RM foram elaborados pela Universidade Federal de SC ( UFSC ), e contaram com o apoio financeiro e institucional da SDS&T e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ( FAPESC ).
Na oportunidade, Sandra destacou a importância do trabalho realizado. “Foram mais setecentos e vinte dias de estudos e diagnósticos ininterruptos, em parceria com a UFSC, para identificar toda potencialidade e fragilidade destas BHs. O RC é responsável por boa parte do abastecimento da água potável da Grande Florianópolis ( GRANFPOLIS ) e, portanto, de uma importância estratégica extraordinária, bem como, sua preservação, maior objetivo do PRHs”, disse.
Ao todo, a SDS&T já elaborou onze PRHs, sendo que dois estão em elaboração ( Rio Urussanga - RU e Canoinhas - RC ) e outros dois, Rios Canoas ( RC ) e do Peixe ( RP ), em processo de contratação, completando um mapeamento das dezesseis principais bacias hidrográficas do Estado de SC.
Com informações da SDS&T.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação Social ( ASCOM ) da SDS&T com a jornalista Mônica Foltran pelo e-mail comunicacao@sds.sc.gov.br e pelo telefone número ( 48 ) 3665-2261 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário