Duas comunidades pesqueiras do litoral do Estado de Santa Catarina ( SC ) que praticam a pesca artesanal de tainhas receberão o registro de patrimônio imaterial catarinense nesta primeira semana de maio de mil novecentos e dezenove. A primeira delas, que recebe o certificado nesta quarta-feira, primeiro de maio, é a Praia do Campeche, em Florianópolis, no dia da abertura oficial da safra. Na sequência, na sexta-feira, cinco de maio, é a vez do município de Bombinhas receber a certificação de reconhecimento. O registro de patrimônio imaterial será entregue pela Fundação Catarinense de Cultura ( FCC ), conforme o Decreto estadual número dois mil e cinquenta e quatro de dois mil e quatro, como parte das comemorações por seus quarenta anos de fundação.
Campeche
O processo de registro teve início em dois mil e dezessete quando uma equipe de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina ( IFSC ) / Continente reportou à FCC a intenção da comunidade do Campeche que, por meio da Associação dos Pescadores Artesanais ( APA ), gostaria de ter formalmente reconhecida sua tradição como patrimônio catarinense.
A pesca artesanal da tainha no Campeche ocupará o registro de número três, no livro um, Dos Saberes, sendo a segunda comunidade pesqueira em SC a ter seus costumes formalmente registrados pela FCC, órgão gestor do patrimônio no âmbito estadual.
A cerimônia para entrega do certificado será realizada no Rancho do Senhor Getúlio ( RSG ), às onze horas. A programação no local, porém, começa cedinho, às oito horas, com um café da manhã comunitário, seguido de procissão e, em seguida, missa. A partir do meio-dia, haverá atrações culturais, recreativas e musicais, além da participação do Projeto Tamar e muito mais.
Bombinhas
A pesca artesanal da tainha praticada no município de Bombinhas, cuja comunidade pesqueira reconhece essa manifestação cultural como "Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de um Pau Só ( PATCUPS ) ", teve seu processo de registro iniciado em dois mil e dezessete quando a Fundação Municipal de Cultura ( FMC ) do Município entregou à FCC um ofício, endossado pelo Conselho Municipal de Cultura ( CMC, dando ciência à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural ( DPPC ) do órgão sobre a intenção da comunidade em ter reconhecida sua tradição como patrimônio catarinense.
Assim, foi elaborado um dossiê - com a anuência e acompanhamento dos pescadores artesanais - até a conclusão no trâmite de registros de patrimônios culturais. A PATCUPS ocupará o registro de número quatro, no livro um, Dos Saberes, sendo a terceira comunidade pesqueira em SC a ter sua tradição formalmente registrada pela FCC.
O certificado será entregue em cerimônia na Praia de Bombas ( acesso pela Rua Tucano ), às dez horas.
Com informações da FCC.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação Social ( ASCOM ) da FCC pelos telefones números ( 48 ) 3664-2571 e 3664-2572 ; e-mail imprensa@fcc.sc.gov.br e,sites www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura e www.twitter.com/fccoficial .
Nenhum comentário:
Postar um comentário