Rogério Siqueira, ex - CEO do Beto Carrero World e empresário residente em Joinville ( no Estado de Santa Catarina - SC ), foi convidado para o cargo - e agora é oficial. Ele é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de SC ( SED / SC ). O secretário-adjunto escolhido vem de Blumenau: Ricardo Stodieck, ex-presidente da Associação Empresarial de Blumenau-SC ( ACIB ) e nome ligado fortemente ao setor de turismo.
Ambos os nomes vêm com a chancela do meio empresarial. A ascensão de alguém com trânsito com o empresariado - e, mais ainda, conhecedor e com larga vivência nesta seara, era praticamente uma exigência das federações empresariais vinculadas à COFEM, o Confederação que reúne as sete principais federações no Estado de SC.
Siqueira é paulista, tem cinquenta e nove anos de idade, há trinta anos morando em SC. Atuou por onze anos no parque temático Beto Carrero World; e antes teve passagens pela fábrica de tubos e conexões Tigre, construtora Riosulense e transportadora Reunidas.
Entre seus objetivos, um é o de buscar a implementação da inovação à máquina pública. Agora o governador do Estado de SC, Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) passa a olhar para a sociedade. A interlocução com a iniciativa privada começou com Amândio João da Silva Junior na Casa Civil ( CC ) ( * vide nota de rodapé ); e foi por intermédio de Silva Júnior que o governo do Estado de SC se abre para escutar as lideranças catarinenses.
Evidentemente que por mais provados sejam os nomes que vão comandar a SDE, eles encontrarão demandas variadas - e muitas represadas. Afinal, o governo catarinense esteve, na prática, acéfalo - ou quase - na estratégia área da política de desenvolvimento econômico nestes primeiros dezesseis meses de mandato.
Como o colunista Cláudio Loetz já escrevera, a SDE abarca um conjunto relevante e complexo de atribuições: portos, licenciamento ambiental, inovação, tecnologia, promoção de desenvolvimento econômico, ações de atratividade para investimentos.
Daí, a essencialidade deste cargo. Notadamente em um momento tão crítico, com pandemia de Covid-dezenove, queda de atividade dos negócios, desemprego crescente e tendo a redução de recursos públicos como efeito.
P.S.:
Nota de rodapé:
* A nomeação de Silva Júnior para a CC é melhor detalhada em:
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-silva-jr-e-o-novo-chefe-da.html .
Com informações de:
Cláudio Loetz do jornal Diário Catarinense ( DC ) .
Com informações de:
Cláudio Loetz do jornal Diário Catarinense ( DC ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário