O Departamento da Polícia Federal ( DPF ) cumpre, na manhã desta terça-feira ( dezesseis de junho de dois mil e vinte ), vinte e um mandados de busca e apreensão que fazem parte do inquérito que investiga as manifestações antidemocráticas no Brasil ( * vide nota de rodapé ). A operação inclui alvos no Estado de Santa Catarina ( SC ).
Os mandados foram pedidos pela Procuradoria Geral da República ( PGR ), e determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF ). O objetivo das investigações é apurar de onde vêm os recursos e como funciona a estrutura de financiamento de grupos que são suspeitos de praticar atos contra a democracia.
De acordo com informação do DPF, os mandados são cumpridos nos Estados de São Paulo ( SP ), Rio de Janeiro ( RJ ), Minas Gerais ( MG ), Maranhão ( MA ), Santa Catarina ( SC ) e no Distrito Federal ( DF ).
O inquérito que investiga manifestações contra a democracia é sigiloso e foi aberto a pedido da PGR, em abril de dois mil e vinte, depois que atos antidemocráticos ocorreram em diversas cidades no país. Os manifestantes pediam a volta do Ato Institucional número cinco ( AI-5 ), intervenção militar e fechamento do Congresso Nacional ( CN ) e do STF.
A PGR citou violação à Lei de Segurança Nacional ( LSN ) e a participação de deputados federais no evento para justificar o pedido de abertura das investigações.
P.S.:
Nota de rodapé:
* A operação do DPF é melhor introduzida em:
https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/06/300-do-brasil-ativista-e-presa-defesa.html .
Com informações de:
Dagmara Spautz do jornal Diário Catarinense ( DC ) .
Com informações de:
Dagmara Spautz do jornal Diário Catarinense ( DC ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário