sexta-feira, 19 de junho de 2020

Epidemia: SC desiste de construir hospitais de campanha

O governador do Estado de Santa Catarina ( SC ), Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ) confirmou durante uma visita a Itajaí-SC, nesta quinta-feira ( dezoito de junho de dois mil e vinte ), a desistência do governo em construir hospitais de campanha em SC. Inicialmente, a intenção era abrir dez estruturas do tipo no Estado – a primeira delas em Itajaí. Nenhum dos projetos foi levado adiante ( * vide nota de rodapé ).

Governador Carlos Moisés no Hospital Marieta
Silva no Hospital Marieta Konder Bornhausen ( HMKB )

- Em caso de guerra, a gente age com estruturas de guerra. A gente não pensou até em montar hospitais de campanha? Depois recuamos. Resolvemos então investir em hospitais próprios, filantrópicos, enfim, e deixar os recursos já instalados aqui nas nossas estruturas tão bem cuidadas – afirmou, durante visita ao Hospital Marieta Konder Bornhausen ( HMKB ).

A desistência dos hospitais de campanha havia sido informada havia cerca de duas semanas pelo chefe da Defesa Civil ( DC ), João Batista Cordeiro Junior, em entrevista ao telejornal Bom Dia SC, na NSC TV ( afiliada da Rede Globo de Televisão - RGTV ). A primeira proposta de hospital de campanha, em Itajaí, foi deixada de lado pelo governo depois que a contratação – e o custo previsto de setenta e seis milhões de reais milhões – geraram polêmica.

O governo do Estado de SC então recuou do contrato e anunciou que faria uma licitação para abertura de dez estruturas no Estado, a serem instaladas conforme a necessidade. Mas este edital nunca chegou a ser lançado.

Visita a Itajaí

O HMKB ativou nesta quinta-feira ( dezoito de junho de dois mil e vinte ) vinte novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva ( UTI ) para pacientes com Covid-dezenove. A unidade de saúde passa a ter cinquenta leitos disponíveis para tratar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

A instalação dos novos leitos ocorreu durante a primeira visita de Silva ao hospital, acompanhado do secretário de Estado da Saúde ( SES ), André Motta Ribeiro, e do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni ( do partido Movimento Democrático Brasileiro - MDB ).

Ribeiro informou que o Estado deve entregar em trinta dias as obras de dois andares do Complexo Madre Teresa ( CMT ), anexo ao HMKB, para ativar mais quarenta leitos de enfermaria. A promessa é antiga – ainda em março, o ex-secretário Helton Zeferino fez o mesmo anúncio. Mas a obra não caminhou.

Durante a tarde, a comitiva de Silva também visitou o Hospital Ruth Cardoso ( HRC ), em Balneário Camboriú-SC. Silva agendou uma reunião com o prefeito Fabrício Oliveira, na próxima segunda-feira ( vinte e dois de junho de dois mil e vinte ), para tratar sobre verbas estaduais no hospital, que é gerido pelo município e atende a toda a região.

P.S.:

Nota de rodapé:

A intenção inicial do Estado em construir hospitais de campanha é melhor introduzida em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/06/epidemia-borba-diz-que-sc-fez-outras.html .

Com informações de:

Dagmara Spautz do jornal Diário Catarinense ( DC ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário