terça-feira, 30 de junho de 2020

Epidemia: Chefe da Casa Civil de SC é exonerado Silva Jr. aparece em chamada de vídeo investigada por força-tarefa.

Empossado em onze de maio de dois mil e vinte no cargo de chefe da Casa Civil ( CC ) do Estado de Santa Catarina ( SC ) ( * vide nota d rodapé ), Amândio João da Silva Júnior, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira ( vinte e seis de junho de dois mil e vinte ). A publicação está no Diário Oficial do Estado ( DOE ). Além dele, também saiu Sandro Yuri Pinheiro, assessor especial da CC. No lugar de Silva Jr. assumiu temporariamente Juliano Batalha Chiodelli, que era subchefe da CC ( *2 vide nota de rodapé ).

Amandio João da Silva Junior ficou no cargo por um mês e meio (Foto: Divulgação)
Silva Jr. ficou no cargo por um mês e meio ( Foto : Divulgação )


A posição do Estado e do próprio ex-chefe não deixam claro de onde partiu a decisão, mas pela publicado no DOE, ele foi exonerado do cargo. Por nota, o governo disse que "com isso, o ex-chefe pode melhor prestar seus esclarecimentos pessoais perante as autoridades constituídas em relação aos fatos relacionados à sua atividade profissional desenvolvida na iniciativa privada".


Na última semana, durante tomada de depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ) ( *3 vide nota de rodapé )dos ventiladores mecânicos na Assembleia Legislativa ( ALESC ), o nome de Silva Jr. veio à tona por conta de uma imagem em que ele aparece em uma chamada de vídeo ( *3 vide nota de rodapé ) junto com um empresário que participou do processo inicial dos ventiladores mecânicos. Samuel Rodovalho, o empresário em questão, acabou não vendendo para o Estado, mas teve um mandando de busca e apreensão cumprido contra ele na operação Ó Dois ( *4 vide nota de rodapé ), do Ministério Público do Estado de SC ( MPSC ) e Polícia Civil do Estado de SC ( PCSC ).

Foi no celular de Rodovalho que os investigadores encontraram uma mensagem que levou o processo dos ventiladores mecânicos para o Superior Tribunal de Justiça ( STJ ). Ela cita a palavra "governador". E isto fez o inquérito subir para Brasília-DF por conta do foro privilegiado do governador Carlos Moisés da Silva ( do Partido Social Liberal - PSL ).

O contato ocorreu quando ele não estava no cargo na CC. Por nota, Silva Jr. disse que o assunto era a aplicação de testes de coronavírus através de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis ( ACIF ). Sandro Yuri Pinheiro, que também foi exonerado, estava na mesma chamada de vídeo.

Por conta da imagem da chamada de vídeo, ele foi convocado a depor na CPI ( *3 vide nota de rodapé ). A ida está marcada para a próxima terça-feira ( trinta de junho de dois mil e vinte ), na ALESC.





Publicação no Diário Oficial desta sexta-feira
Publicação no DOE de vinte e seis de junho de dois mil e vinte
( Foto : )

Silva Jr. assumiu o posto deixado pelo advogado Douglas Borba ( do Partido Progressista - PP ), que foi exonerado por conta da investigação da compra dos duzentos ventiladores mecânicos por trinta e três milhões de reais com pagamento adiantado sem exigência de garantias pelo governo do Estado de SC. Borba está preso desde nove de junho de dois mil e vinte dentro da operação Ó Dois ( *5 vide nota de rodapé ).
O que disse Silva Jr.

Em nota divulgada à imprensa e também publicada nas redes sociais, Silva Jr. disse: "a decisão não tem relação também com minha chamada a falar na CPI da ALESC, pois repito que sempre agi dentro das regras, normas e leis. Mas, independente disto, a preservação neste momento e o apelo da família são mais importantes. Até mesmo instituições seriíssimas que presidi acabam sendo atacadas injustamente simplesmente por interesses políticos e pelo cargo que até então eu exercia".

Segunda passagem

Silva Jr. já havia trabalhado no governo do Estado de SC como secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável ( SDE ) e ficou um ano no cargo. Ele saiu por descontentamentos internos com o então titular da pasta, Lucas Esmeraldino.

P.S.:

Notas de rodapé:

* A nomeação de Silva Jr. é melhor introduzida em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-silva-jr-e-o-novo-chefe-da.html .

*2 A nomeação de Chiodelli para a sub-chefia da CC é melhor introduzida em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/05/epidemia-chiodelli-e-o-novo-sub-chefe.html .

*3 Os trabalhos da CPI são melhor introduzidos em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/06/epidemia-rodovalho-nega-que-citou.html .

*4 A operação Ó Dois é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/06/epidemia-governador-nega-contado-com.html .

*5 A prisão de Borba é melhor detalhada em:

https://claudiomarcioaraujodagama.blogspot.com/2020/06/epidemia-borba-e-transferido-da.html .

Com informações de:

Ânderson Silva do jornal Diário Catarinense ( DC ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário