As mortes por dengue mais do que dobraram em um mês no Estado de Santa Catarina ( SC ), conforme o boletim epidemiológico ( BE ) publicado nesta quarta-feira ( Vinte e quatro de maio de Dois mil e vinte e três ) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica ( DIVE ) da Secretaria de Estado da Saúde ( SES ). Desde o início do ano de Dois mil e vinte e três, o Estado de SC somou Quarenta e seis óbitos causados pela infecção do mosquito Aedes aegypt e outros Sete casos suspeitos eram investigados até a última segunda-feira ( Vinte e dois de maio de Dois mil e vinte e três ).
Em apenas Trinta dias, Vinte e cinco mortes foram confirmadas pelas secretarias de saúde municipais ao Estado. Esse número é maior do que o registrado nos primeiros Quatro meses do ano. Até Vinte e quatro de abril de Dois mil e vinte e três, SC havia confirmado Vinte e um óbitos ao longo de Dois mil e vinte e três. Com isso, o Estado registrou alta de Cento e dezenove por cento em um mês.
Do total, a maioria das mortes aconteceu no Norte do Estado, sendo Dezesseis delas em Joinville ( maior cidade do Estado ), além de dois óbitos em Araquari e dois em São Francisco do Sul ( próximas a Joinville ). Na sequência está a Grande Florianópolis ( Capital do Estado ), com oito mortes confirmadas na Capital e sete em Palhoça ( na Região Metropolitana da Capital ).
O crescimento de óbitos acompanhou o aumento de casos por todo Estado. Entre fim de abril de Dois mil e vinte e três e de maio de Dois mil e vinte e três, os diagnósticos positivos de dengue aumentaram Cento e quinze por cento. Desde o início do ano de Dois mil e vinte e três, as autoridades de saúde identificaram Quarenta e um mil novecentos e quarenta e nove pessoas com a doença. Ainda conforme o último BE da DIVE, mais de Sessenta mil casos suspeitos ainda estão sendo apurados.
A alta de casos da dengue contribuiu para a lotação de emergências hospitalares e principalmente das Unidades de Terapia Intensiva ( UTI ) nas últimas semanas pelo Estado, conforme a SES. Nesta quarta-feira ( Vinte e quatro de maio de Dois mil e vinte e dois ), a taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde ( SUS ) está em Noventa e sete por cento, considerando o atendimento adulto, pediátrico e neonatal, segundo o painel de leitos da SES.
Municípios infestados pelo mosquito
Desde o início do ano de Dois mil e vinte e três, Cento e quarenta e sete municípios catarinenses foram considerados infestados pelo mosquito da dengue. Ou seja, registraram a disseminação e manutenção de focos do Aedes aegypt. O número é treze por cento maior em relação ao mesmo período do ano de Dois mil e vinte e dois.
Ao todo, Duzentos e trinta e cinco cidades do Estado registraram focos do mosquito. Até Vinte e dois de maio de Dois mil e vinte e três, autoridades de saúde identificaram Quarenta e dois mil cento e dez focos em toda SC.
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário