As escolas municipais do Estado de Santa Catarina ( SC ) também poderão contratar policiais armados para reforçar a segurança das unidades. Para isso, as prefeituras das cidades interessadas terão de assinar convênio com o governo do Estado e verificar se há profissionais disponíveis para assumir as vagas. Se a contratação for efetivada, caberá ao governo municipal pagar o salário do militar.
Segundo o governo do Estado, as polícias Civil ( PCSC ), Militar ( PMSC ), Penal ( PPSC ), Científica ( PCSC ) e o Corpo de Bombeiros Militar ( CBM ) estão fazendo levantamentos internos para saber quantos aposentados das corporações têm interesse em prestar o serviço nas escolas. A prioridade será preencher as Mil e cinquenta e três vagas para as unidades estaduais. Depois disso, os municípios poderão se manifestar informando quantos agentes precisam.
O profissional que aceitar a função terá salário de Quatro mil e cem reais, além do que recebe de aposentadoria. Se tudo correr como o planejado, os colégios estaduais terão a presença de policiais armados a partir da segunda quinzena de junho de Dois mil e vinte três. Até lá, os profissionais interessados vão passar por avaliações física, psicológica e também por treinamento.
O PEMS foi a resposta do governo de SC ao ataque na creche particular Cantinho Bom Pastor ( CBP ) de Blumenau ( na Região do Alto Vale do Rio Itajaí ) ( no dia Cinco de abril de Dois mil e vinte e três ). Na data, um homem invadiu a unidade e matou quatro crianças. A Prefeitura Municipal de Blumenau ( PMB ) contratou segurança armada privada para escolas e creches municipais, com o objetivo de dar aos pais, alunos e professores maior segurança.
Com informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário