quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Aceleração do crescimento: expansões de grande magnitude envolvem mudanças qualitativas

O crescimento acelerado quase sempre erra o alvo, tendendo a ser desnorteado e perdulário. O excesso de pessoal geralmente resulta no modismo de desenvolver essa ou aquela atividade, não importa que seja ou não necessária. Também é consequência dos tempos de bonança, quando é mais fácil ceder às demandas por mais gente que resistir às pressões. Além disso, nos períodos de crescimento explosivo, ninguém presta muita atenção à organização do trabalho. No entanto, expansões de grande magnitude envolvem sempre mudanças qualitativas, em vez de apenas aumento de quantidade. Quando não se estudam o trabalho e sua organização, as consequências são sempre duplicação de esforços e obesidade da organização.

Portanto, o surto de crescimento da gerência de nível médio, como qualquer outra bonança, teria de desembocar na depressão da gerência de nível médio. Na primeira queda significativa da atividade econômica, teria de ocorrer uma forte correção. Nos Estados Unidos, isso aconteceu na recessão entre mil novecentos e setenta e mil novecentos e setenta e um, embora a reação tenha sido branda: consistiu em acentuada redução, durante dois anos, no recrutamento pelas empresas nas universidades para posições gerenciais e profissionais, com muito poucas demissões de pessoas já empregadas em cargos de gerência de nível médio, exceto nos setores afetados com mais intensidade, como o aeroespacial e o de defesa.

Essa reação, embora dolorosa, é efetivamente saudável. Evidentemente, ela sempre vai longe demais. Porém, ao menos, força a administração a refletir sobre o trabalho em si e sobre as necessidades. Em poucas outras áreas o excesso de pessoal é tão danoso quanto no grupo de gerência de nível médio. Vai muito além dos desembolsos. Custa desempenho e motivação. Outras informações podem ser obtidas no livro Fator humano e desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.

Mais em https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/aceleracao-do-crescimento-expansoes-de-grande-magnitude-envolvem-mudancas-qualitativas/109298/

Nenhum comentário:

Postar um comentário