segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Mérito em Administração: Adm. Cláudio Márcio é premiado pelo CRA-SC

O Administrador Cláudio Márcio Araújo da Gama (quarto na foto), registrado no Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) sob o número vinte e quatro mil seiscentos e setenta e três, é premiado na edição da edição dois mil e dezoito do Prêmio Mérito em Administração no Fórum Estadual de Administração. 

O Prêmio foi criado para homenagear o profissional que domina teoria e prática da profissão em duas áreas da Administração: pública e privada. Para participar, o candidato não precisava ser proprietário de empresa ou ter cargo de chefia, bastava possuir um caso de sucesso e interagir com todas as fases da competição. Até chegar ao Prêmio, os participantes passaram por duas etapas que incluíam questões objetivas, abertas e um Relato de Caso.

"Vale destacar que a ideia do Prêmio não é somente a disputa pelo título, mas também oferecer aos registrados a possibilidade de se autoavaliar, além de colaborar com a ciência da Administração, disponibilizando um instrumento de melhoramento e aperfeiçoamento geral da profissão e de valorização dos bons profissionais perante a sociedade", destacou o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack.

Na categoria pública, o vencedor foi o Adm. Mário Hildebrandt, com o case "Consolidação do programa Blumenau Mais Transparente: o processo de criação da Controladoria Geral do Município (CGM)".

Já na Administração Privada, o relato "Implantação de Administração Participativa e Formação de Grupos propiciam crescimento e melhoria de resultados numa empresa de Gestão de Condomínios de Joinville SC", apresentado pelo Adm. Sérgio Augusto Parastchuk, levou a premiação máxima. Os profissionais que ficaram nas segundas e terceiras colocações também receberam troféus.

Confira os relatos vencedores do Prêmio:

Administração Privada

1º Adm. Sérgio Augusto Parastchuk - Implantação de Administração Participativa e Formação de Grupos propiciam crescimento e melhoria de resultados numa empresa de Gestão de Condomínios de Joinville SC;

2º Adm. Jackson Germer - Reestruturação de uma indústria moveleira de médio porte no Vale do Itajaí em SC;

3º Adm. Guilherme Kazapi - A Gestão Eficaz da Folha de Pagamento de Condomínio.

Administração Pública

1º Adm. Mário Hildebrandt - Consolidação do programa Blumenau Mais Transparente: o processo de criação da Controladoria Geral do Município (CGM);

2º Cláudio Márcio Araújo Da Gama - Maximização de processos digitais;

3º Sabrina Dos Santos Padilha - Universidade Corporativa CASAN.

O case

O Escritório de Gestão de Processos do Poder Executivo é vinculado à Secretaria de Estado da Administração e tem por objetivo aumentar a eficiência do Estado e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
O EPROC atua na gestão por processos no âmbito do Poder Executivo Estadual com disseminação de cultura, desenvolvimento e manutenção de metodologias, capacitação e desenvolvimento de competências profissionais e gestão de projetos relacionados a diagnóstico, melhoria e transformação de processos, com foco em automação e desenvolvimento de serviços digitais.
A origem do EPROC está relacionada à publicação do Decreto Estadual nº 188, de 26 de Maio de 2015. Esse decreto instituiu o programa “Estado na Medida” que objetivava aumentar a capacidade do governo em prestar serviços à sociedade, baseado na ideia de que um Estado eficiente busca o gerenciamento consciente de seus processos e recursos. Esse programa estabeleceu ações para a implantação de um Modelo de Governança por Processos e para a readequação da força de trabalho no âmbito do Poder Executivo Estadual.
Com a publicação do Decreto Estadual nº 1.290, de 5 de Setembro de 2017, já sob a gestão da Secretaria de Estado da Administração, o EPROC ampliou o escopo de suas atividades para além da determinação do programa “Estado na Medida”, assumindo a responsabilidade de implantar o Modelo de Governança e passando a configurar-se como uma instância normativa e orientadora das ações relacionadas à gestão por processos no âmbito do Poder Executivo Estadual.

Missão, Visão e Valores do EPROC

Missão
Aumentar a eficiência do Estado por meio do uso e disseminação de metodologias e ferramentas para transformação e melhoria contínua de processos alinhados à estratégia governamental e às necessidades da sociedade.
Visão de Futuro
Ser reconhecido como centro de excelência em gerenciamento de processos de negócio no Poder Executivo do Estado de Santa Catarina
Valores
Buscamos entregar uma proposta de trabalho diferenciada, baseada em valores que refletem nossa essência. Esses valores essenciais definem e direcionam nossa forma de atuação no dia-a-dia.
Otimismo – acreditamos no que fazemos, e acreditamos que saber enxergar o lado bom em qualquer situação aumenta nossa capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e resistir às pressões do dia a dia.
Profissionalismo – nossa atuação é pautada no comprometimento com a ética,no cultivo de um diálogo aberto e honesto, no compromisso com a excelência e foco no alcance de resultados expressivos.
Respeito ao servidor – pessoas são insubstituíveis. Trabalhamos para que o servidor público possa atuar como agente de transformação na construção de uma sociedade melhor.
Capacidade de aprender – acreditamos que o ontem será sempre diferente do amanhã. Assim, buscamos cultivar uma atitude de querer aprender e se adaptar às mudanças, nos aprimorando continuamente e tratando os problemas como oportunidade para crescimento.
Inovação – estimulamos a criatividade e a inquietude na busca de melhorias em um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para propor e compartilhar ideias.
Preocupação com um futuro melhor – quando olhamos para o futuro ele se modifica à luz desse olhar, acreditamos que somos responsáveis pelo futuro e agimos com o intuito de fazer com que a administração pública se aproxime dos cidadãos e alcance de forma mais efetiva os anseios da sociedade.

Equipe

Marcelo Eduardo Schubert
Coordenador EPROC-SC
Maurício Vasconcellos Leão Lyrio
Coordenador Técnico de Gestão e Sustentação
Marcelo  Carvalho Pinto
Coordenador Técnico de Automação de Processos
André Luiz das Neves
Analista Administrativo
Thales Pereira de Morais
Digitador Terceirizado
João Leandro Rozone de Souza
Analista Administrativo
Karla Lenise Margarida
Analista de Sistemas

Metodologia

Um dos grandes objetivos da implantação do Modelo de Governança por Processos consiste em aumentar a capacidade do Governo do Estado de Santa Catarina em prestar serviços à sociedade. A Gestão por Processos visa contribuir para a sustentabilidade do desempenho do Estado com a estruturação do trabalho por meio de processos que agreguem valor à sociedade.
Para cumprimento dos seus objetivos, o EPROC estabeleceu metodologia para gerenciamento de processos, condensada no documento Guia de Gerenciamento de Processos – Metodologia EPROC e em um conjunto de modelos de artefatos para condução de iniciativas, levando em consideração a integração e articulação com outras disciplinas de gestão.
O objetivo desta metodologia é servir de instrumento de orientação aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na condução de iniciativas de gestão de processos, descrevendo as etapas e atividades a serem realizadas e os produtos a serem gerados no decorrer de uma iniciativa.

Notação BPMN 2.0

O Business Process Model and Notation (BPMN) ou Modelo e Notação de Processos de Negócio é um padrão de notação criado pelo Object Management Group (OMG), útil para apresentar um modelo padronizado para públicos-alvo diferentes em face de muitas notações de modelagem e pontos de vista diferentes. Essa notação atende a ISO / IEC 19510: 2013, sendo amplamente difundida no mundo e projetada para muitos tipos de modelagens.
A notação BPMN 2.0 apresenta um conjunto padronizado de elementos e regras para modelagem de processos com foco na automação e implantação via sistemas BPMS.

Monitoramento

O monitoramento diz respeito à prestação de contas e visa dar transparência às atividades realizadas. Nesta aba são atualizadas as informações sobre o portfólio de iniciativas.

Normas e Portarias

As normas e portarias dizem respeito ao embasamento legal para condução das atividades do EPROC. O principal documento normativo é o Modelo de Governança por Processos, embasado na Lei Complementar nº 381/2007 – em seus artigos 1º e 4º – que estabelece ações ligadas à desburocratização e à melhoria de processos, a partir de uma cultura organizacional baseada no princípio de que o serviço público existe para servir, ser útil e ser um facilitador da sociedade.

Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor representa o conjunto de macroprocessos que são executados para dar suporte e entregar produtos e serviços aos cidadãos, de forma alinhada às estratégias do Governo do Estado. Para conhecer os processos executados pelo Estado de Santa Catarina navegue na Cadeia de Valor Interativa abaixo.
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