terça-feira, 13 de agosto de 2019

Aedes aegypti: Blumenau confirma aumento histórico de casos de dengue

Além da confirmação dos primeiros casos autóctones de dengue na história de Blumenau ( Estado de Santa Catarina - SC ), o município teve aumento considerável no número de pessoas portadoras do vírus. Se no fim de abril de dois mil e dezenove eram dois casos confirmados, as informações divulgadas pela Prefeitura Municipal de Blumenau ( PMB ) nesta segunda-feira ( doze de agosto de dois mil e dezenove ) indicam que há vinte e nove pessoas infectadas no município. Destes, dois foram adquiridos em Blumenau e os demais em outros municípios.

O número deste ano é o maior da série histórica em Blumenau desde dois mil e treze. Supera inclusive o ano de dois mil e dezesseis, quando havia preocupação com a rápida proliferação do mosquito pelo Vale do Itajaí e houve vinte e seis casos registrados no município. Ao longo de todo o ano passado foram dois casos confirmados — assim como em dois mil e quatorze e dois mil e dezessete. Já em dois mil e treze e dois mil e quinze houve o registro de dezesseis casos.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, avalia a situação como preocupante. Ele afirma que é necessário ampliar a mobilização para eliminar o mosquito Aedes aegypti e evitar o aumento do número de portadores do vírus no município. Também alertou sobre a dificuldade em combater a dengue na região central, onde há circulação maior de pessoas.

— A orientação maior deve ser nos bairros Victor Konder e Vila Nova, além dos arredores da Vila Germânica, por onde circulam mais carros, em que mosquito pode estar alojado, ou passam pessoas que vêm do Litoral e podem estar infectadas. Claro que não há intenção das pessoas em trazer o mosquito para Blumenau, mas isso acaba ocorrendo porque ele é pequeno e difícil de identificar — destaca.

Hildebrandt destaca que as primeiras ações sobre o tema começaram a ser feitas ainda no ano passado, quando foi publicado um decreto que obriga as crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino municipal a ter a carteirinha de vacinação em dia. Também foram comprados dois drones para vigilância aérea em locais de difícil acesso e serão contratados doze agentes de endemia para reforçar a Vigilância Epidemiológica durante o verão — período quando há maior proliferação do vírus.

A prefeitura também aposta em conscientizar as crianças nas escolas e Centros de Educação Infantil ( CEIs ) para que levem as informações para os pais. Durante a reunião, o prefeito usou como metáfora alguns casos de imprudência no trânsito, como demora para colocar o cinto ou passar no sinal vermelho, justificando que são condutas praticadas por alguns adultos e geralmente repudiadas pelas crianças.

— Vale lembrar que os ovos postados há um ano e dois meses atrás podem eclodir se houver o ambiente favorável. Então o cuidado é total em relação a este tema, até porque o aumento do mosquito agora representa mais casos de dengue no futuro — afirma.

Com informações do jornal Diário Catarinense.

Mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário