terça-feira, 8 de outubro de 2019

Dia do perdão: comemorações do Yom Kipur começam hoje em todo o mundo

Sue Grafton abre seu romance policial, R é para Ricochet, da seguinte forma:

“A questão básica é esta: dada a natureza humana, algum de nós é realmente capaz de mudar? ... Na maioria dos casos, nosso caminho pela vida reflete uma verdade fundamental sobre quem somos agora e quem somos desde o nascimento. Somos otimistas ou pessimistas, alegres ou deprimidos, crédulos ou cínicos, inclinados a procurar aventuras ou evitar todos os riscos. A terapia pode fortalecer nossos ativos ou compensar nossos passivos, mas, em geral, fazemos o que fazemos, porque sempre fazemos dessa maneira, mesmo quando o resultado é ruim ... talvez especialmente quando o resultado é ruim. ”

Grafton está dizendo que, basicamente, uma pessoa não pode mudar sua natureza ou comportamento. Nascemos de uma certa maneira e é assim que permanecemos ao longo da vida. Eu gostaria de discordar respeitosamente, com base em 3.000 anos de sabedoria e tradição judaica.



Durante os feriados , pedimos repetidamente a Deus que nos perdoe por nossos pecados e juramos corrigir nosso comportamento. Essas orações pressupõem que, se pecamos, é porque escolhemos pecar, e se mudamos nosso comportamento, é porque escolhemos fazê-lo. Em outras palavras, temos livre arbítrio. Mas o livre arbítrio não é apenas um dos conceitos básicos das festas de fim de ano; é um dos conceitos básicos do judaísmo.

Lemos na poção da Torá de Nitzavim antes de Rosh Hashaná:

“Chamo o céu e a terra para testemunhar hoje: pus diante de ti a vida e a morte, bênção e maldição. Escolha a vida para que você e sua filha vivam. ”(Dt. 30:19).

Aqui, em um dos discursos finais de Moisés ao povo judeu, ele expõe um dos ensinamentos básicos do judaísmo - o livre arbítrio. Você pode observar mitzvot ou não; você pode fazer o bem ou o mal. A Torá nos aconselha a “escolher a vida”, mas, no final das contas, a escolha é nossa.

A mesma idéia foi afirmada pelo rabino Akiva em Pirkei Avot (3:15), conforme explicado pelos profs. EE Urbach e Gad Ben-Ami Tzarfati: “Tudo é visto [por Deus, mas] é dada permissão [a todas as pessoas que escolherem”. ”


Finalmente, essa doutrina do livre arbítrio foi reiterada por dois de nossos maiores rabinos medievais: Maimonides e Rashi. Maimonides discute a questão em suas Leis do Arrependimento (5: 1-2):



“O livre arbítrio é concedido a todo ser humano. Se um homem quer seguir o bom caminho e ser bom, ele tem o poder de fazê-lo; se ele quer seguir o caminho mau e ser mau, ele é livre para fazê-lo ...

“Não ocorra em sua mente ... que Deus decreta, no nascimento de uma pessoa, que ela seja boa ou má ... não é assim. Todo ser humano é capaz de se tornar justo como Moisés ou perverso como Yerovam, sábio ou tolo, misericordioso ou cruel, avarento ou generoso, e assim por diante com todas as outras características. Não há ninguém para obrigá-lo ou decretar o que ele deve fazer, nem alguém que o puxe para um dos dois caminhos. Pelo contrário, é ele mesmo quem se volta para qualquer caminho que desejar. ”

Rashi discutiu essa questão em seu comentário às palavras do rabino Hanina (Berakhot 33b). “Tudo está nas mãos do céu, exceto pelo medo do céu.” Rashi explica:

“Tudo o que acontece a uma pessoa está nas mãos de Deus, como: se a pessoa é baixa ou alta, rica ou pobre, sábia ou tola, branca ou negra - tudo está nas mãos do céu. Mas a justiça ou a iniquidade não vem de Deus, isto Ele entregou aos seres humanos e deu diante deles dois caminhos, e [uma pessoa] deve escolher por si mesma o medo do Céu. ”

Vamos traduzir todos os itens acima em um contexto moderno :

Não podemos escolher se seremos ricos ou pobres, mas podemos escolher qual porcentagem de nossa renda daremos a tzedaka (caridade).

Não podemos escolher quanto tempo livre temos, mas podemos escolher como usaremos o tempo livre à nossa disposição - assistir televisão ou brincar com nossos filhos; navegar na web ou estudar a Torá; para matar o tempo ou visitar os doentes.

Não podemos escolher se alguém nos insulta, mas podemos escolher perdoar ou guardar rancor.

Não podemos escolher quantos anos viveremos, mas podemos escolher o que faremos com esses anos. A escolha é nossa.

Resta a pergunta de US $ 64.000: Que princípios devem nos guiar quando fazemos escolhas morais e religiosas difíceis? Acredito que há três perguntas básicas que devemos nos perguntar antes de tomar uma decisão:

Primeiro de tudo, o que a tradição judaica tem a dizer sobre o assunto?

Devo manter o kosher dentro e fora da minha casa?

Devo ir à sinagoga no Shabat?

Devo dizer a verdade nos meus formulários de imposto de renda?

Se eu vir alguém deixar a carteira cair, devo colocá-la no bolso ou devolvê-la?

Antes de tomar essas decisões, devemos nos perguntar: o que a tradição judaica tem a dizer sobre isso? Essa ação vai me tornar um judeu melhor ou pior? Ajudará ou prejudicará o povo judeu?

A segunda pergunta que devemos nos perguntar antes de tomar uma decisão importante na vida é: como isso afetará nossas famílias? Nossos colegas de trabalho? Nossa sociedade?

Por exemplo, posso obter uma grande promoção se me mudar para outra cidade, mas como a mudança afetará o trabalho de minha esposa, as escolas de meus filhos ou meus pais? Pode ser bom eu trapacear meus impostos, mas como isso afetará as milhares de pessoas que dependem de nossos impostos para sobreviver e para os serviços sociais?

Por fim, antes de tomarmos uma decisão importante na vida, devemos nos perguntar: estou disposto a viver com as consequências dessa decisão? Com demasiada frequência, as pessoas tomam decisões cruciais sem pensar um pouco sobre quais serão as consequências. Como o rabino Akiva disse no final da passagem citada acima:

“Tudo é visto, mas é dada permissão ... A loja está aberta e o lojista dá crédito, o livro-razão fica aberto e a mão escreve; quem quiser emprestar pode vir e pedir emprestado, mas os colecionadores regularmente fazem suas rondas diárias e pagam exatamente de uma pessoa ... e eles têm o que confiar, e o julgamento é verdadeiro ... ”(Avot 3:15).

Essa idéia é reiterada em U'netaneh Tokef, que recitamos em Rosh Hashaná e Yom Kipur: “Nós contemplamos Deus como juiz e testemunha, registrando nossos pensamentos e atos secretos ... Você abre os registros e as ações inscritas ali contam sua própria história.”

As pessoas esquecem que o que é emprestado deve ser reembolsado, e todas as nossas escolhas são registradas por Deus e pelo nosso próximo. A Bíblia está repleta de histórias que ilustram esse ponto: a história de Adão e Eva; a história dos dez espiões; a história de David e Batsheva.

Mas não precisamos voltar tão longe na história. Precisamos apenas ler os jornais. O presidente dos EUA, Richard Nixon, pensou nas consequências quando aprovou o assalto a Watergate, que levou à sua demissão? O presidente Bill Clinton pensou nas conseqüências quando começou seu caso com Monica Lewinsky, que quase o levou ao impeachment? O primeiro ministro Ehud Olmert pensou nas consequências quando aceitou subornos, o que o levou à prisão?

Ao entrarmos em um novo ano, as escolhas estão em nossas mãos. Vamos escolher sabiamente. Vamos "escolher a vida".

Com informações do jornal Jerusalém Post.

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