Crianças e adolescentes que estão internados no Hospital Infantil Joana de Gusmão ( HIJG ), em Florianópolis, começaram na semana iniciada em dez de fevereiro de dois mil e dezenove a participar das atividades escolares realizadas no interior da unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde ( SES ). A data coincide com o retorno do ano letivo nas escolas estaduais de Santa Catarina ( SC ).
O Setor de Pedagogia Hospitalar do HIJG realiza todos os anos a proposta de inserir o paciente no ambiente escolar. É o caso da adolescente Yasmin Garcia, de treze anos de indade. Sem condições de ir à escola com a frequência desejada devido a uma sequência de internações hospitalares, recebe orientações da professora Jennefer Ramos no próprio leito.
“Acho muito importante que durante o tratamento hospitalar a criança possa fazer trabalhos escolares e pedagógicos”, comenta Liziane Garcia, mãe de Yasmin. “Minha filha precisou de várias internações em dois mil e dezessete e dois mil e dezoito e, por isso, acho muito importante o acompanhamento de professores no HIJG”, complementa.
A proposta do Atendimento Escolar Hospitalar ( AEH ) tem como objetivo possibilitar às crianças e adolescentes internados a prática de ações que promovam o pensar, o criar, o compartilhar e o brincar em espaços diferenciados e interativos. As ações são elaboradas partindo da premissa de que a hospitalização não interrompe o processo de interação social e aprendizado da criança e do adolescente.
“Com o projeto, mostramos que o hospital não é só coisa ruim. Os pacientes encontram com o aprendizado novos amigos com a interação entre todos, pois eles trazem uma bagagem cultural e conhecimentos próprios de suas regiões, com sotaques e conceitos diferentes”, afirma Cláudia Mattos Silva, coordenadora pedagógica do HIJG.
No Estado de SC, o dispositivo legal sobre classe hospitalar segue as determinações do Ministério da Educação ( MEC ). Os professores são cedidos ao hospital por meio de convênio com a Secretaria de Educação do Estado ( SED ), com base na Portaria número trinta de cinco de março de dois mil e um.
As aulas são realizadas em espaço educativo que conta com duas salas para atendimento do primeiro ao nono ano, independentemente do tempo de internação e clínica médica, desde que estejam liberadas pela equipe médica e / ou de enfermagem. Para as crianças que não podem, o atendimento ocorre no próprio leito de internação.
Após a alta hospitalar é enviado à escola de origem do aluno um relatório descritivo, validado pela Escola de Educação Básica Padre Anchieta ( escola da Rede Estadual em que o AEH do HIJG está vinculado ), contendo as atividades realizadas, bem como o desempenho, posturas adotadas e dificuldades apresentadas.
“Nossa intenção não é substituir a escola normal e sim, proporcionar um atendimento que possa assegurar a manutenção dos vínculos escolares durante a internação”, destaca Cláudia.
Além do AEH, o HIJG mantém o Projeto de Recreação e Atendimento Multidisciplinar em Ambulatório ( PRAMA ). A primeira consiste no desenvolvimento e vivência de ações que oportunizam o brincar como mediador no processo de promoção da saúde. Já o Atendimento Pedagógico Ambulatorial ( APA ) é vinculado ao Grupo de Saúde Mental ( GSM ) do HIJG e busca contemplar o diagnóstico, a orientação e o acompanhamento escolar de adolescentes com dificuldades na aprendizagem.
Com informações da SES.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Fabrício Escandiuzzi na Assessoria de Comunicação da SES pelos telefones números ( 48 ) 3664-8820 e 9 9913-0316 , e-mail imprensa@saude.sc.gov.br e site portalses.saude.sc.gov.br .
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