segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Agricultura: SC amplia em 11,4% safra de milho

Maior importador de milho do Brasil, Santa Catarina ( SC ) amplia a safra em onze vírgula quatro por cento e deve colher dois vírgula oito milhões de toneladas do grão neste ano de dois mil e dezenove. O aumento do volume é resultado da expansão da área plantada e de uma das maiores produtividades do país. Com uma cadeia de proteína animal fortalecida, o Estado produz apenas metade do milho necessário para abastecer sua demanda de aproximadamente sete milhões de toneladas por ano.
“SC tem grande expressão na produção de carnes. Somos o maior produtor de suínos e o segundo maior produtor de aves do Brasil, e o milho é o grande insumo para manter esta produção. O abastecimento do grão é uma questão estratégica para o Estado, principalmente para dar mais competitividade à cadeia de proteína animal”, ressalta o Secretário da Agricultura e da Pesca ( SAR ), Ricardo de Gouvêa.
A boa notícia para o agronegócio catarinense é que regiões importantes para a produção de milho aumentaram substancialmente a área plantada do grão. A região de Curitibanos, que inclui Campos Novos, terá uma safra cinquenta e sete por cento maior este ano, com uma expansão de quarenta por cento na área plantada. O mesmo acontece em Xanxerê, região que terá uma colheita vinte e três vírgula sete por cento maior este ano de dois mil e dezenove. SC terá trezentos e trinta e um vírgula sete mil hectares plantados, um aumento de oito vírgula quatro por cento em relação à última safra.
Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola ( CEPA ) da EPAGRI, o ganho de área se dá em função dos preços fortalecidos do cereal durante dois mil e dezoito. Por outro lado, a área plantada de soja, principal concorrente do milho nas lavouras catarinenses, irá diminuir três vírgula três por cento.
Demanda
SC consome em média sete milhões toneladas de milho por ano. Deste total, cerca de noventa e sete por cento destina-se ao consumo animal, principalmente para produção de suínos e frangos de corte ( oitenta e três vírgula oito por cento ). Este déficit de milho no estado é coberto pelas compras interestaduais, com origem principalmente do Mato Grosso do Sul ( MS ), Mato Grosso ( MT ), Paraná (PR ) e Goiás ( GO ), além das importações de países como Argentina e Paraguai.
Mais Milho
Os principais desafios para o abastecimento de grãos em SC serão tema do Projeto Mais Milho ( PMM ), evento que reunirá lideranças do agronegócio e especialistas do setor em Campos Novos na próxima terça-feira, vinte e seis de fevereiro de dois mil de dezenove. O Fórum acontecerá durante o Campo Demonstrativo Copercampos ( CDC ), a partir das treze horas.
Os números sobre a safra de milho em SC estão disponíveis no Boletim Agropecuário ( BA ), elaborado pela CEPA, em fevereiro de dois mil  dezenove.
Com informações da SAR.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Ana Ceron na 

Assessoria de Imprensa da SAR pelo e-mail imprensa@agricultura.sc.gov.br ; telefones números ( 48 ) 3664-4417 e 9 8843-4996 e site www.agricultura.sc.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário