Santa Catarina recebeu na semana iniciada em dez de fevereiro de dois mil e dezenove, missão técnica da Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA ), que financia Programa de Saneamento Ambiental do Estado. A parceria está permitindo a aplicação de quatrocentos e quatro milhões de reais em projetos de implantação e ampliação de esgotamento sanitário em municípios integrados ao Sistema da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento ( CASAN ).
A equipe técnica da JICA, liderada pelo novo representante no Brasil, Hiroshi Sato, foi recebida pelo governador Carlos Moisés da Silva, na terça-feira, doze de fevereiro de dois mil e dezenove, em Florianópolis. O encontro contou ainda com representantes da CASAN e da Secretaria de Estado da Defesa Civil ( SDC ).
Silva destacou que, no Estado, por meio da cooperação com a JICA, grandes projetos estão sendo desenvolvidos, ajudando a evitar enchentes e melhorando as ações na proteção do meio ambiente. “ ( O Estado de ) Santa Catarina está aberto a novas parcerias que possam promover a proteção dos catarinenses”, afirmou.
Visitas técnicas em campo
Nesta quarta-feira, treze de fevereiro de dois mil e dezenove, estão sendo visitadas as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário ( SES ) dos Ingleses-Santinho, que já têm aproximadamente setenta por cento de redes de coleta implantadas. Somente no Projeto do SES Ingleses-Santinho o investimento é de oitenta e quatro milhões de reais, valor financiado pela CASAN junto à JICA.
Na quinta-feira, quatorze de fevereiro de dois mil e dezenove, a visita técnica será às obras da Estação de Tratamento de Esgotos de Balneário Piçarras, que está em fase final de construção. O Sistema de Esgotamento Sanitário de Piçarras está com suas obras físicas praticamente concluídas, e deve iniciar a operar no segundo semestre deste ano de dois mil e dezenove. O investimento em Balneário Piçarras é superior a cinquenta milhões de reais.
“Temos certeza de que mais uma vez a visita da JICA nos trará uma agenda muito produtiva para continuidade dos projetos”, salientou a engenheira Roberta Maas dos Anjos, que acompanha a parceria desde dois mil e sete, ainda no início das negociações para obtenção do financiamento internacional que tem o aval do Governo do Estado de Santa Catarina.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Arley Reis da Gerência de Comunicação Social da CASAN pelo e-mail: areis@casan.com.br pelo telefone número ( 48 ) 3221-5036 e pelo site www.casan.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário