Desde que foi criado em dois mil e sete, o programa de estágio Novos Valores, coordenado pela Secretaria de Estado da Administração ( SEA ) de Santa Catarina ( SC ), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação ( SED ), já beneficiou diretamente mais de vinte mil alunos de diversas áreas do conhecimento com vagas em diferentes setores do Poder Executivo Estadual. Atualmente, cerca de dois vírgula três mil alunos integram o programa.
De acordo com a Coordenadora do Novos Valores, a servidora da SEA, Ana Maria Menegazzo, o diferencial do estágio está nos benefícios que o estudante recebe. “Além do valor da bolsa, o estudante ainda conta com vale-transporte, seguro de vida, e pode participar de cursos de capacitação à distância, que ficam disponíveis para ele durante todo o período em que participar do estágio”, diz.
Ana esclarece que a escolha dos estudantes é feita com base na análise da renda do candidato, e, na entrevista, pela proximidade da área com o curso do estudante. Ainda segundo ela, os órgãos procuram estagiários de diversas áreas: Direito, Enfermagem, Administração, Farmácia, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, além das vagas destinadas a estudantes de Ensino Médio. “É o Governo do Estado de portas abertas para o estudante”, diz, complementando que o objetivo do programa é a aplicação prática do conhecimento teórico aprendido em sala de aula.
Para Paulo Victor Souza, de vinte e dois anos de idade, estagiar é uma oportunidade de crescimento profissional: “Tudo o que estou aprendendo aqui vou levar para o meu futuro”. Ele faz parte do programa Novos Valores na área de projetos de Engenharia da SEA, onde está há pouco mais de dois meses. Estudante de Engenharia Eletrônica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina ( IFSC ), Souza acompanha de perto como funciona a fiscalização das obras realizadas no Centro Administrativo. “Hoje tenho mais claro como funcionam os projetos no governo, as licitações de setor público. Com certeza, um bom aprendizado para a minha carreira de engenheiro ”.
Já Rúbia Brenda da Costa, de dezessete anos, ainda não decidiu o curso superior que pretende cursar. Soube do estágio para o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação ( IEE ) e acredita que levará o que aprendeu para um bom caminho no futuro. “Gosto muito daqui e ainda não sei no que vou atuar no futuro, mas acredito que o aprendizado daqui vai me ajudar mais tarde”, diz.
Há vagas! Programa está com inscrições abertas
As inscrições para as vagas deste ano já estão abertas. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado ( DOE ) em treze de fevereiro de dois mil e dezenove, está disponível no site do Programa para consulta . As vagas são para alunos maiores de dezesseis anos, que estudam no Ensino Médio, Profissionalizante ou Ensino Superior, incluindo cursos de Educação à Distância ( EaD ). Para se inscrever, os alunos precisam preencher a documentação descrita no edital e procurar o setor de estágios dentro das instituições de ensino que frequentam.
O estágio pode durar até dois anos, e a carga horária a ser cumprida é de vinte horas semanais. Após a divulgação do edital nas escolas e instituições de ensino superior, haverá a seleção de candidatos para as entrevistas e as contratações dos estagiários, que participarão de uma ambientação no ambiente de trabalho, sempre supervisionados por profissionais capacitados na área de atuação.
Com informações da SEA.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com a jornalista Rafaela Gesser na Assessoria de Comunicação da SEA/SC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário