A Epagri e a Embrapa Uva e Vinho realizam, no próximo dia quatorze de fevereiro de dois mil e dezenove, o segundo Dia de Campo sobre Viticultura de Qualidade no município de Videira, Santa Catarina. O objetivo é apresentar aos agricultores e técnicos catarinenses novas tecnologias para o cultivo de videiras, principalmente para uvas de mesa. “Os produtores poderão ver na prática o uso de novas variedades e novos métodos de manejo visando alta qualidade. Será uma oportunidade para trocar ideias com pesquisadores e outros viticultores”, resume o pesquisador André Kulkamp de Souza, da Estação Experimental da Epagri em Videira ( EEV ). O evento será realizado a partir das oito horas e trinta minutos no viveiro do produtor Renato Viecelli, no distrito de Anta Gorda.
O dia de campo está organizado em quatro estações para que os agricultores vejam na prática as vantagens das novas tecnologias do setor vitícola. Na primeira, que inicia às nove horas, Roque Antônio Zílio, técnico da Embrapa, vai tratar sobre manejo dos cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia. Na sequência, André Kulkamp de Souza apresenta o cultivo da videira sob cobertura plástica com objetivo de reduzir a incidência de doenças e melhorar a qualidade das uvas. “A importância é reduzir o uso de agrotóxicos e diminuir a incidência de doenças como míldio e podridões de cacho”, explica.
Porta-enxertos e nutrição da videira são o tema da terceira estação. O pesquisador João Peterson Gardin, da EEV, vai orientar os participantes sobre manejo da adubação com foco em diagnóstico foliar e do solo. O objetivo é manter os teores ideais de adubação para obter alta produtividade e alta qualidade dos frutos, evitando excesso ou falta de nutrientes para as plantas. Marco Antônio Dalbó, também pesquisador da EEV, vai falar sobre características dos porta-enxertos com foco em resistência ao declínio da videira.
A última estação, comandada pelo engenheiro-agrônomo Daniel Grohs, da Embrapa, vai abordar o padrão sanitário e morfológico de mudas de videira e sua relação com o declínio de parreirais. A programação ainda conta com um depoimento do viveirista Renato Viecelli, que recebe acompanhamento da Epagri e da Embrapa e é referência na viticultura da região. E para encerrar, a Embrapa apresenta seus novos cultivares de uva para mesa e elaboração de vinho.
A primeira edição deste dia de campo foi realizada há dois anos. O evento está sendo repetido por conta do sucesso e da demanda dos produtores da região. “A Epagri sempre teve uma boa parceria com a Embrapa Uva e Vinho, que é a detentora de novas variedades de uva de mesa. Este dia de campo reforça o vínculo institucional e a parceria em prol do viticultor catarinense”, diz André Kulkamp.
A programação do evento pode ser conferida em http://bit.ly/dcvideira. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.
SERVIÇO
O quê: segundo Dia de Campo sobre Viticultura de Qualidade
Quando: quatorze de fevereiro, às oito horas e trinta minutos
Onde: Viveiro Viecceli, distrito de Anta Gorda, Videira ( SC )
Outras informações podem ser obtidas na Epagri - Videira pelo telefone número ( 49 ) 3533-5600 ; Embrapa Uva e Vinho pelo telefone ( 54 ) 3455-8087 e Viveiro Viecelli pelo telefone número ( 49 ) 9 8817-3151
A programação está disponível no site http://bit.ly/dcvideira
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com a jornalista Gisele Dias pelos telefones números ( 48 ) 9 9989-2992 e 3665-5147; com a jornalista Cinthia Freitas pelo telefone número ( 48 ) 3665-5344 e com a jornalista Isabela Schwengber pelo telefone número ( 48 ) 3665-5407.
Nenhum comentário:
Postar um comentário