sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

História: arquivo público de Santa Catarina muda de endereço

“Eu El Rey faço saber a vós Provedor da Fazenda Real do Rio de Janeiro, que sendo me prezente a extremosa urgência, em que se acha a Ilha de Santa Catharina; e considerando quanto útil, e necessária se faz a sua conservação ( ... )”.* O trecho da carta régia faz parte de uma das mais de seis milhões de páginas de registros históricos que integram o Arquivo Público de Santa Catarina e que serão alocadas em nova sede.
O novo local fica na Rua Eduardo Gonçalves D'Ávila, número trezentos e três, no bairro Itacorubi, em Florianópolis-SC, onde atualmente funciona a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte ( SOL ). O prédio será compartilhado com a Santur.  
Para o Secretário de Estado da Administração ( SEA ), Jorge Eduardo Tasca, o novo local é essencial para tornar a história de Santa Catarina, por meio do Arquivo Público, mais acessível a estudantes, pesquisadores e ao público em geral. Além de permitir melhor acondicionamento do acervo. “Desde o primeiro dia deste Governo, priorizamos a conservação adequada destes importantes documentos que ajudam a contar a história do serviço público de Santa Catarina”.
A mudança para a nova sede deverá acontecer entre sessenta e noventa dias a partir de quinze de fevereiro de dois mil e dezenove, tempo estimado para a adequação do novo prédio e para o empacotamento dos mais de duzentos mil volumes de documentos e de todas as peças que compõem o acervo do Arquivo Público catarinense.
Somam-se ao patrimônio documental um acervo cartográfico de mais de quatro mil mapas, plantas e croquis, nove mil imagens iconográficas, setecentos materiais multimeios e uma Biblioteca de Apoio que acomoda mais de cinco mil volumes bibliográficos textuais, dentre eles obras raras datadas entre mil setecentos e cinquenta e dois e mil novecentos e cinquenta e nove. Tudo será devidamente acondicionado na nova sede e ficará acessível à consulta pública novamente.
Desde dezembro de dois mil e dezoito, o Arquivo está fechado ao público para acesso a consultas ou pesquisas documentais. A medida aconteceu depois que uma tempestade causou infiltração em dois andares do local onde ficavam os documentos. Cerca de oitenta e quatro mil páginas foram recuperadas com a rápida intervenção de servidores e voluntários, que atuaram para secar e reacondicionar os documentos atingidos.
Com informações da SEA.
*O documento original faz parte do acervo do Arquivo Público de Santa Catarina. A carta fora assinada pela Rainha Maria de Portugal e endereçada ao Ministro João Gomes de Araújo, Provedor da Coroa Real, no Rio de Janeiro, comunicando o pagamento de serviços para guarnecer a segurança da Ilha.
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Krislei Oechsler na Assessoria de Imprensa da SEA pelo e-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br , telefones ( 48 ) 3665-1636 e ( 48 ) 9 9105-4085 e site http://www.sea.sc.gov.br .

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