O governador do Estado de Santa Catarina ( SC ), Carlos Moisés da Silva, recebeu, na tarde desta quinta-feira, quatorze de fevereiro de dois mil e dezenove, as visitas da consulesa-geral dos Estados Unidos da América ( EUA ), Julia Harlan, e do cônsul-geral do Uruguai, Daniel Julio Botta. Nas duas reuniões, foram discutidas possibilidades de projetos em conjunto. O secretário de Relações Internacionais, Derian Campos, participou dos encontros.
A representante dos EUA e o chefe do Executivo de SC trataram principalmente de assuntos ligados à educação.
"A fluência na língua inglesa é muito importante hoje. Seria excelente se pudermos trabalhar isso com mais qualidade, quem sabe até com americanos nativos lecionando aqui. Seria importante fazer essa experiência, mesmo que temporária", afirmou Silva.
A consulesa-geral se mostrou disponível para discutir o assunto e apresentou projetos já mantidos pelos EUA no Brasil. Julia Harlan destacou a importância de SC no processo de aproximação entre os dois países. "Tecnologia, inovação e educação são pilares muito importantes para nós e temos muito a trabalhar com o governo para desenvolver novos projetos em SC", considerou a consulesa-geral.
Infraestrutura para fomentar o turismo
O governador também destacou que existe potencial para aumentar o fluxo de turistas norte-americanos no Estado. Segundo ele, concentrar investimentos em infraestrutura será fundamental para melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em terras catarinenses.
A consulesa-geral veio acompanhada do cônsul para relações internacionais, John Jacobs.
Intercâmbio turístico com o Uruguai
Logo depois do encontro com a consulesa americana, Silva recebeu o cônsul-geral do Uruguai, com quem tratou principalmente sobre intercâmbio turístico entre SC e o país vizinho. "Nós podemos fortalecer muito esse laço", projetou Silva, lembrando que o acesso rodoviário entre os dois países é de boa qualidade.
O cônsul-geral demonstrou interesse em desenvolver ações conjuntas para aumentar o fluxo de visitantes entre SC e o Uruguai e vice-versa. Botta lembrou que a parceria entre o país vizinho e o Estado catarinense também costuma ser positivo nas relações comerciais. "O Uruguai compra muitos produtos de SC", comentou.
As exportações catarinenses para o Uruguai no ano passado somaram mais de cento e cinquenta e seis milhões de dólares, com uma gama de produtos bastante variada, segundo dados do Ministério da Economia ( ME ). A carne suína, item mais exportado, corresponde a aproximadamente dez por cento deste total. Por outro lado, o Estado importou quase cento e setenta e quatro milhões de dólares em produtos uruguaios.
Com informações da SECOM
Outras informações adicionais para a imprensa podem ser obtidas com Renan Medeiros na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação ( SECOM ) pelo e-mail renan@secom.sc.gov.br , telefones números ( 48 ) 3665-3058 e ( 48 ) 9 9605-9196 e sites www.sc.gov.br , www.facebook.com/governosc e @GovSC .
Nenhum comentário:
Postar um comentário