domingo, 31 de dezembro de 2017

Administração: a gestão da escalabilidade

Robert Owen (que viveu entre mil setecentos e setenta e um e mil oitocentos e cinquenta e oito), industrial escocês, tornou-se o primeiro gestor. Em sua manufatura de produtos têxteis, em Lanark, Owen, na década de mil oitocentos e vinte, primeiro tratou do problema da produtividade e da motivação, do relacionamento dos trabalhadores com o trabalho, dos trabalhadores com a empresa e dos trabalhadores com a gerência - até hoje questões fundamentais em administração. Com Owen, o gestor surge como pessoa real, em vez de mera abstração, como na tradição. Mas demorou muito para que surgissem os sucessores de Owen.

O que precisou acontecer primeiro foi a ascensão da organização em grande escala, que emergiu ao mesmo tempo - por volta de mil oitocentos e setenta - em dois lugares. Na América do Norte, a ferrovia transcontinental irrompeu como problema gerencial. Na Europa Continental, o banco universal - empreendedor no propósito, nacional no escopo e com várias sedes - tornou as estruturas e os conceitos tradicionais obsoletos, demandando algo novo, a administração.

Uma solução foi proposta por Henry Towne (que viveu entre mil oitocentos e quarenta e quatro e mil novecentos e vinte e quatro), nos Estados Unidos, sobretudo em seu trabalho O engenheiro como economista. Towne esboçou o que pode ser considerado o primeiro programa de administração. Ele levantou questões básicas: eficácia versus eficiência; organização do trabalho versus a organização da comunidade fabril,  ou seja, dos trabalhadores; valor definido no mercado, pelos clientes, versus realizações técnicas. Com Towne, começa a preocupação sistemática com as relações entre as tarefas da administração e o trabalho da administração.

Mais ou menos na mesma época, na Alemanha, Georg Siemens (que viveu entre mil oitocentos e trinta e nove e mil novecentos e um), ao tomar o Deutsche Bank a principal instituição financeira da Europa Continental, foi o primeiro a conceber uma alta administração eficaz, a definir as tarefas da alta administração e a tratar dos problemas básicos de comunicação e informação nas grandes organizações.

No Japão, Eiichi Shibusawa (que viveu entre mil oitocentos e quarenta e mil novecentos e trinta e um), estadista Meiji que se tornou líder empresarial, nos anos setenta e oitenta, despontou à frente de seu tempo ao suscitar questões fundamentais referentes às relações entre empreendimentos de negócios e objetivos nacionais e entre necessidades de negócios e ética individual, além de tratar sistematicamente da educação gerencial. Shibusawa também se destacou como precursor a imaginar o gestor profissional. A ascensão do Japão no século vinte à liderança econômica se deve em grande parte às ideias e ao trabalho de Shibusawa.

Poucas décadas depois, nos anos imediatamente anteriores e posteriores à virada para o século vinte, desenvolveram-se todas as principais abordagens à administração moderna. Outra vez os acontecimentos se sucederam de maneira independente em muitos países.

Na década de mil oitocentos e oitenta, Frederick Winslow Taylor (que viveu entre mil oitocentos e cinquenta e seis e mil novecentos e quinze), engenheiro americano autodidata, começou a estudar o trabalho. Está na moda, ainda hoje, depreciar Taylor e desprezar sua psicologia como sendo algo superado, mas ele foi a primeira pessoa, na história da humanidade, a não encarar o trabalho como certo e inquestionável, mas ao contrário, observou-o e estudou-o. Sua abordagem ao trabalho ainda é o fundamento primordial. E, embora Taylor, na maneira como via o trabalhador, fosse, sem dúvida, um homem do século dezenove, ele partiu de objetivos sociais, não de engenharia nem de lucro. O que levou Taylor ao trabalho e forneceu toda a sua motivação foi, antes de tudo, o desejo de libertar o trabalhador do ônus da labuta pesada, algo deletério para o corpo e a alma. Em seguida, foi a esperança de revogar a Lei de Ferro dos salários, dos economistas clássicos (inclusive Marx), que condenava o trabalhador à insegurança econômica e à pobreza duradoura. A esperança de Taylor - que, em grande parte, se converteu em realidade nos países desenvolvidos - era possibilitar uma vida digna para os trabalhadores, por meio do aumento da produtividade do trabalho.

Mais ou menos na mesma época, na França, Henri Fayol (que viveu entre mil oitocentos e quarenta e um e mil novecentos e vinte e cinco), chefe de uma mina de carvão que, na época, era uma empresa muito grande, refletiu sobre a estrutura organizacional e concebeu a primeira abordagem racional à organização de empreendimentos: o princípio funcional. Na Alemanha, Walther Rathenau (que viveu entre mil oitocentos e sessenta e sete e mil novecentos e vinte e dois), cujo treinamento começara uma grande empresa (o equivalente alemão à General Eletric Company - GE, a AEG, fundada por seu pai, Emil - que viveu entre mil oitocentos e trinta e oito e mil novecentos e quinze - , mas desenvolvida, em grande parte, por Georg Siemens), perguntou: "Qual é o lugar do grande empreendimento na sociedade moderna e na nação moderna? Que impacto terá sobre ambas? E quais serão suas contribuições fundamentais e atribuições elementares?". Quase todas as principais questões sobre a responsabilidade social das empresas foram suscitadas e analisadas pela primeira vez por Rathenau, nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. Também na Alemanha, ao mesmo tempo, a nova disciplina Betriebswissenschaft, literalmente "ciência do empreendimento", foi desenvolvida por homens como Eugen Schmalembach (que viveu entre mil oitocentos e setenta e três e mil novecentos e cinquenta e cinco). As ciências da administração, desenvolvidas desde então - contabilidade gerencial, pesquisa operacional, teoria decisiva e assim por diante - , são, em grande parte extensões, ainda que inconscientes, da Betriebswissenschaft daqueles anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. E, nos Estados Unidos, Hugo Muensterberg, alemão de nascimento (que viveu entre mil oitocentos e sessenta e três e mil novecentos e dezesseis), tentou aplicar pela primeira vez as ciências sociais e comportamentais, mormente a psicologia, à moderna organização e administração. Outras informações podem ser obtidas no livro Pessoas e desepenhos, de autoria de Peter F. Drucker.

Mais em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/administracao-a-gestao-da-escalabilidade/108551/

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