terça-feira, 9 de novembro de 2021

Direitos Humanos: a proteção da liberdade de consciência

A proteção da vida privada ( *16 vide nota de rodapé )


Não existe alguma definição legal da vida privada ( *16 vide nota de rodapé ). Esta pode então ser entendida no sentido estrito ou amplo do termo. Admite-se, geralmente, que se trata de uma noção relativamente variável segundo as épocas e as civilizações. A proteção da vida privada ( *16 vide nota de rodapé ) stricto senso supõe que lhe seja dada uma certa consistência. Esta será a missão do juiz. Sintetizando a jurisprudência, M. Carbonier chega a uma definição que se pode considerar como clássica. O domínio da vida privada corresponde à "esfera secreta" em que o indivíduo "terá o direito de ser deixado tranquilo". Esta definição estrita não exclui a proteção concedida a certos suportes materiais, essenciais para a preservação desta esfera secreta. Assim, o domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) e a correspondência ( *96 vide nota de rodapé ) estão ao abrigo de intrusões não consentidas. Da mesma forma, convém proibir a coletar e a conservação de elementos constitutivos da vida privada ( *16 vide nota de rodapé ) das pessoas.


A proteção da vida privada ( *16 vide nota de rodapé ) stricto sensu


Uma codificação da jurisprudência


Uma jurisprudência pretoriana, desde o início do Século Vinte, tentou proteger a vida privada. Submetidos à apreciação a respeito do direito ao nome ( *97 vide nota de rodapé ), do direito moral do autor ( *18 vide nota de rodapé ), ou mais geralmente do direito ao respeito à vida privada ( *16 vide nota de rodapé ), os juízes tomaram consciência da necessidade de remediar certas situações, fosse apenas por preocupação de equidade ( *15 vide nota de rodapé ).


A partir daí, é feita alusão aos direitos da pessoa ( *98 vide nota de rodapé ). Mas, depois dos progressos técnicos e do desenvolvimento das mídias, as solicitações se multiplicaram. Os abusos dos fotógrafos filmadores, de uma certa imprensa ( *99 vide nota de rodapé ), foram-lhes submetidos. Soluções concretas foram encontradas.


Todavia, tão audaciosa e criativa quanto ela possa ser, esta construção jurisprudencial encontra limites. Os fundamentos jurídicos faltavam. Era preciso usar princípios muito gerais e nem sempre adaptados ( *100 vide nota de rodapé ). De todo modo, esta jurisprudência estava restrita ao direito civil, à medida que não cabia ao juiz penal fazer obra criativa definindo novas infrações. Uma intervenção do legislador era indispensável, mesmo que ela parecesse amplamente como a codificação de soluções jurisprudenciais. Assim, foi votada a lei de Dezessete de julho de Mil novecentos e setenta para o respeito da vida privada ( Artigo Nono do Código Civil francês ).


Doravante, ao se fundar ao mesmo tempo sobre a jurisprudência e sobre as regras legislativas, é possível dar uma definição da vida privada e considerar sua proteção civil de um lado, penal de outro.


A definição da vida privada


Nenhuma definição sendo dada pela lei de uma noção de vida privada, no entanto, consagrada por esta e por certos documentos internacionais, é preciso destacá-la de um conjunto de julgamentos e de decretos. A partir daí, e procedendo aos recortes de costume, pode-se proceder por enumeração.


A vida privada inclui o direito à identidade, ou seja, o direito de não ser revelado, sem razão e sem consentimento expresso, seu nome verdadeiro, seu endereço, sua idade, sua situação familiar, o uso de seus lazeres, seus hábitos de vida cotidiana ( *101 vide nota de rodapé ). Da mesma forma, estão garantidos o direito à intimidade do lar ( *16 vide nota de rodapé ), ao segundo tocante à saúde ( *22 vide nota de rodapé ), à vida conjugal e sentimental ( *10 vide nota de rodapé ).


Uma jurisprudência particularmente importante envolve o direito à imagem ( *18 vide nota de rodapé ). Isto não tem algo de surpreendente. A maior parte das violações da intimidade ( *16 vide nota de rodapé ) da vida privada é efetuada pela imprensa e envolve a vida das vedetes do espetáculo. A publicação de fotos, frequentemente tomada de surpresa, acompanha logicamente as diversas "revelações".


Os tribunais franceses condenaram severamente o conjunto da reprodução de fotografias feitas contra a vontade do interessado, particularmente em local privado, e publicadas sem seu consentimento expresso. Este nunca é suposto ser adquirido de uma vez por todas. Segundo um decreto, particularmente explícito na matéria, uma fotografia somente pode ser reproduzida "desde que ela tenha sido feita em local público, quer se trate de uma cena cujos personagens não procuraram se dissimular ou que não estavam, momentaneamente, pelo efeito de circunstâncias imprevistas e contra sua vontade, em uma situação desagradável ou ridícula ou que o clichê representando uma cena exterior não foi modificado na publicação" ( *102 vide nota de rodapé ).


É então impossível usar uma imagem fotográfica regularmente tomada na via pública com um objetivo comercial ou político. Por razões próximas, quando uma imagem fotografia é tomada com o consentimento do interessado, fosse apenas com um objetivo comercial ela não pode ser usada para outros fins ou para promover outra campanha publicitária ( *103 vide nota de rodapé ).


Às vezes, estimou-se que conviria adotar uma posição de princípio com mais nuanças quando os interessados são homens políticos ou vedetes do espetáculo ou da atualidade. Estas pessoas não consentem tacitamente serem fotografadas? Não tomam elas a dianteira, revelando elas próprias muitos detalhes de sua privada?


Este raciocínio foi apenas parcialmente admitido pelos tribunais franceses. Certas de suas decisões foram, parece, menos severas, considerada a atitude habitual do interessado. Mas eles não quiseram tolerar os atentados inadmissíveis de uma certa imprensa à vida privada das vedetes que são, é preciso reconhecê-lo bem, as vítimas preferenciais.


Assim, será condenada a reprodução não autorizada das informações no entanto divulgadas, no passado, pelo próprio interessado ( *104 vide nota de rodapé ), pois "toda pessoa, fornecendo ela mesma informações sobre sua vida privada, o faz nos termos que lhe convieram, o contexto escolhido por ela e decide assim, em pleno conhecimento, aquilo que ela vai deixar o público conhecer e as condições em que ela o fará".


Fundando-se, também não sobre atitude do interessado, mas sobre os princípios liberais ( *39 vide nota de rodapé ), os juízes admitiram a divulgação de fatos, que se referem à vida privada dos personagens históricos. Ela será tanto mais admitida se ela é inspirada pela vontade de procurar honestamente uma busca histórica e se o período é mais afastado ( *105 vide nota de rodapé ). Ela deverá, contudo, ser estranha a toda vontade de prejudicar o interessado e sua família. Da mesma forma, supõe-se que os homens políticos aceitaram tacitamente que seja relatada sua atividade pública e que sua fotografia seja reproduzida. O desenho de caricaturas, eventualmente maldosas, é tolerado referindo-se à tradição liberal ( *39 vide nota de rodapé ) e às necessidades da crítica. Contudo, isto não autoriza de forma alguma as intrusões na vida privada propriamente dita, ou o uso das ditas fotografias ou caricaturas para fins outros que não políticos, por exemplo comerciais ( *106 vide nota de rodapé ).


Enfim, as necessidades da informação do público sobre os casos judiciais em andamento, ou já julgados, não poderiam admitir a difusão inútil de elementos relativos á vida privada das pessoas envolvidas ou das pessoas que lhes são próximas ( *107 vide nota de rodapé ). Com certeza, os recursos são pouco numerosos e isto se explica facilmente à medida que os interessados têm outras preocupações. Eles não são menos favoravelmente acolhidos, quer se trate de ações intentadas pelo acusado, o condenado e sobretudo a vítima e seus próximos ou das pessoas simplesmente mencionadas. A proteção da vida privada se impõe mesmo quando aqueles que a atingiram não tinham alguma intenção de prejudicá-la ( *108 vide nota de rodapé ). O próprio condenado goza de uma espécie de "direito ao esquecimento", exceto quando ele é o primeiro a reabrir o debate e a polêmica ( *109 vide nota de rodapé ). Mede-se bem a extensão dos poderes do juiz, particularmente do juiz civil.


A proteção civil da vida privada


A partir da lei de Dezessete de julho de Mil novecentos e setenta, o Artigo Nono do Código Civil francês está assim redigido: "Os juízes podem, sem prejuízo da reparação dos danos sofridos, prescrever todas as medidas tais como sequestros ( *83 vide nota de rodapé ), confisco e outros, próprios a impedir ou fazer cessar um atentado à intimidade da vida privada; estas medidas podem, quando há urgência, ser ordenadas em processo sumário" ( *110 vide nota de rodapé ).


Este texto comporta uma única restrição. Os poderes que ele confere estão subordinados à existência de um atentado à "intimidade da vida privada". Contudo, a noção, submetida à interpretação dos tribunais, foi amplamente compreendida. No caso em que ela foi reconhecida, os juízes dispõem de todos os meios úteis, entre os quais alguns são expressamente mencionados. Eles podem ordenar, se necessário, em processo sumário, o confisco da população, medida eficaz e muito frequentemente usada na matéria, apesar dos perigos que ela engenharia. O confisco, justificado por um ou vários atentados à privada, pode limitar a liberdade de informação depois da supressão do conjunto da obra ou da publicação ( * 111 vide nota de rodapé ). Também pode-se preferir, quando isto é possível, que o juiz ordene somente supressão das passagens incriminadas. Este pode, além disto, ordenar a execução provisória do julgamento e sua em um ou vários jornais ( prevendo a aplicação de uma multa em caso de negativa ), sem omitir as possibilidades abertas pelo direito de resposta.


Os tribunais judiciários têm também, seguido o convite do legislador, pronunciando condenações por perdas e danos. Estes, sobre a base do Artigo Mil trezentos e oitenta e dois, depois do Artigo Nono do Código Civil francês, são responsáveis a reparar um dano. Na prática, seu uso lhes confere uma certa originalidade. Os juízes tenderam a proporcioná-los à gravidade da falta cometida e aos proveitos realizados ou considerados pelo autor do dano ( segundo a tiragem do jornal por exemplo ), ao menos tanto quanto a importância do dano sofrido ( frequentemente moral ). Eles podem, nestas condições, parecer por seu aspecto dissuasivo como substitutos às sanções penais nos casos em que estas não podem ser impostas ( *111 vide nota de rodapé ).


A proteção penal


A proteção penal da vida privada é muito mais restrita que a proteção civil. A Lei francesa de Dezessete de julho de Mi novecentos e setenta previa alguns casos de atentado à vida privada, sancionados penalmente. Estas disposições haviam sido inseridas nos Artigos Trezentos e sessenta e oito a Trezentos e setenta do Código Penal francês. Elas são sempre objeto de artigos do Novo Código Penal francês.


Nos termos do Artigo Duzentos e vinte e seis - Um do Novo Código Penal francês, constitui um delito "o fato, por meio de um procedimento qualquer de, voluntariamente atingir a intimidade da vida privada de outrem".


1) "Captando, gravando ou transmitindo, sem o consentimento de seu autor, palavras pronunciadas a título privado ou confidencial." Notar-se-á que apenas a captação de palavras é punível. O legislador manifestamente teve em vista, neste texto, a proteção da vida privada e de seus segredos e não daquela de outros segredos ( captação de uma composição musical por exemplo ). Em compensação, todas as palavras pronunciadas a título privado ou confidencial estão visadas e não somente, como no antigo Artigo Trezentos e sessenta e oito do Código Penal francês, as únicas palavras pronunciadas em um local privado ( *112 vide nota de rodapé ).


2) "Fixando, gravando ou transmitindo, sem o consentimento desta, a imagem de uma pessoa encontrando-se em local privado.". Aqui, local privado é entendido como sendo um local em que terceiros não têm o direito de penetrar sem autorização. Em compensação, a simples curiosidade, mesmo indiscretamente, não é penalmente sancionada.


Além disto, o Novo Código Civil francês permite sancionar, como o antigo, o fato de divulgar gravações ou imagens irregularmente captadas ( Artigo Duzentos e vinte e seis - Dois ), assim como as montagens realizada a partir delas, sem o consentimento dos interessados, desde que não sejam nem evidentes, nem assinalados como tais. todas estas sanções são distintas das que são aplicáveis em caso de violação de domicílio ( *17 vide nota de rodapé ).


A proteção do domicílio ( *17 vide nota de rodapé )


Elemento essencial na proteção da vida familiar ou individual, o domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) pode ser livremente escolhido e usado de um lado, e considerado como inviolável ( *17 vide nota de rodapé ) de outro. O jurista vê aí dois aspectos da liberdade individual tendo, como ela, valor constitucional ( *113 vide nota de rodapé ).


A liberdade de escolha e de uso


Cada um pode escolher livremente seu domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) sem autorização prévia ou a posteriori. Ela pode mudar livremente sem ser obrigado a declará-lo. Ele tem enfim o direito de não ter domicílio e de preferir levar uma vida nômade.


As exceções são limitadas e fundadas na situação jurídica dos interessados. Assim, alguns funcionários estão obrigados a residir no local onde exercem suas funções ( magistrados, préfets - autoridades administrativas... ). Os oficiais da reserva são obrigados a avisar as autoridades militares de suas mudanças de domicílio. Enfim, pessoas condenadas na justiça podem se ver proibidas de residir em certas cidades ou certos Departamentos ( *114 vide nota de rodapé ).


Cada um é igualmente livre para o uso que faz de seu domicílio. Isto é particularmente verdadeiro para os proprietários, sob reserva do respeito às regulamentações diversas ( urbanismo, loteamentos, co-propriedades ). Isto o é igualmente para os locatários que podem, no entanto, se verem proibidos de realizar certas obras. A liberdade é, contudo, muito grande à condição que o ocupante não cometa abusos, ou seja, que a atividade que ele exerça em sua residência não tenha repercussão para terceiros. Assim, a autoridade de polícia poderá prescrever uma regulamentação visando a fazer respeitar a tranquilidade, a segurança e a salubridade públicas. É possível proibir que se faça barulho ( instrumentos barulhentos, animais ) ( *115 vide nota de rodapé ) que conservem em casa produtos nauseabundos ou perigosos. A administração poderá intervir, conforme as formas legais, para fazer respeitar a ordem pública.


O direito ao domicílio ( *17 vide nota de rodapé )


Há algumas décadas, as grandes operações de "renovação urbana" levaram a demolir perímetros importantes de alguns bairros, nem sempre insalubres, antes de reconstruir prédios modernos a preços por muitas vezes mais elevados. Deste fato, numerosas pessoas modestas e idosas ( proprietárias ou locatárias ) se viram na imposição de abandonar os locais onde residiam desde muito tempo. Apenas seus direitos "econômicos" ( *45 vide nota de rodapé ) foram eventualmente tomados em conta, mas não seu direito de continuar a viver no ambiente humano e material ao qual estavam habituadas. Felizmente, operações deste tipo se tornaram raras apesar de que não desapareceram totalmente.


Em compensação, assistiu-se a um aumento considerável dos "sem domicílio fixo", mesmo sem falar de pessoas que residem em habitações precárias ou insalubres. O direito à moradia ( *59 vide nota de rodapé ) foi invocado em seu favor por personalidades e movimentos diversos. O Conselho Constitucional francês formulou juridicamente esta preocupação moral. Depois de ter se referido ao princípio da defesa da dignidade humana ( *25 vide nota de rodapé ) mencionada no preâmbulo de Mil novecentos e quarenta e seis, ele considerou que "resulta destes princípios que a possibilidade para toda pessoa de dispor de uma moradia ( *59 vide nota de rodapé ) decente é um objetivo de valor constitucional" ( *116 vide nota de rodapé ).


Disto resulta uma obrigação a cargo do legislador, mas o Conselho não pode obrigá-lo a agir. Esforços realizados. Revelam-se insuficientes. A intervenção de uma lei eficaz supõe escolhas políticas e engajamentos ( *33 vide nota de rodapé ) e engajamentos econômicos ( *45 vide nota de rodapé ).


A inviolabilidade do domicílio ( *17 vide nota de rodapé )


O Artigo Cento e oitenta e quatro do Código Penal francês estava dividido em duas Alíneas:


1) A primeira, datando de Mil oitocentos e trinta e dois, permitia sancionar, severamente, os funcionários, particularmente de polícia e de justiça, que teriam se introduzido no domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) de outrem contra sua vontade, sem respeito às formalidades ou fora dos casos previstos em lei ( *34 vide nota de rodapé ).


2) Uma segunda Alínea visava a, menos severamente, as pessoas privadas que teriam cometido uma violação de domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) com a ajuda de manobras, ameaças, vias de fato ou imposições. O legislador entendia assim proteger os indivíduos contra a intrusão que parecia, no Século Dezenove, a mais provável e a mais ofensiva à sua liberdade ( *4 vide nota de rodapé ), a dos agentes públicos.


O Novo Código Penal francês sustenta esta distinção. Segundo seu Artigo Duzentos e vinte e seis - Quatro, constitui um delito "a introdução ou a manutenção no domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) de outrem, com ajuda de manobras, ameaças, vias de fato ou imposições, fora o caso em que a lei o permite". Notar-se-á que a simples manutenção ilícita nos locais é doravante sancionável, o que não era o caso anteriormente. Quanto ao Artigo Quatrocentos e trinta e dois - Oito, ele pune mais severamente "o fato de uma pessoa depositária da autoridade pública ou encarregada de uma missão de serviço público, agindo no exercício ou por ocasião do exercício de suas funções ou de sua missão, de se introduzir ou de tentar se introduzir no domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) de outrem contra a vontade deste".


As pessoas envolvidas são definidas mais amplamente, o que corresponde à extensão do papel do Estado, mas o espírito deste texto permaneceu o mesmo. O conjunto das disposições é muito protetor, à medida que a noção de domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) é também entendida amplamente.


A definição retida pela jurisprudência é relativamente ampla. O termo de domicílio ( *17 vide nota de rodapé ) não significa o local onde uma pessoa tem seu principal estabelecimento, mas ainda o local onde, se ele mora ou tão, tem o direito de se dizer em casa, quaisquer que sejam o título jurídico de sua ocupação e o destino dado aos locais ( *117 vide nota de rodapé ).


Assim, foram considerados como domicílios ( *17 vide nota de rodapé ) não somente os apartamentos e casas particulares, mas ainda os trailers e as carroças de ciganos ( mas não os automóveis ), as dependências imediatas de uma casa, tais como as sacadas, os terraços, pátios, recintos, parques, mesmo cercados de muros ou paliçadas em más condições. Pouco importa que o local seja habitado ou não, a partir do momento em que poderia sê-lo. Pouco importa igualmente se o título em virtude do qual ele é ocupado. mobiliados e quartos de hotel constituem domicílio. A mesma qualificação foi, às vezes, reconhecida em lugares de trabalho. O mesmo não acontece para locais públicos, cafés, restaurantes, comércios, durante suas horas de abertura.


Esta proteção muito ampla se acompanha de exceções legítimas. O legislador está habilitado a determiná-las. Mas, para estarem conformes à Constituição, as leis, que autorizam buscas, devem precisar os objetivos a atingir, as autoridades responsáveis, os locais em que elas podem ser efetuadas e os procedimentos a respeitar, assim como os controles chamados a se exercerem. Em princípio, as autoridades judiciárias desempenharão um papel determinante ( *118 vide nota de rodapé ), enquanto uma certa gradação na proteção do domicílio se manifestará ( *119 vide nota de rodapé ). Sem dúvida, o legislador havia, antes mesmo que o Conselho Constitucional interviesse, tomado tais precauções nos textos mais importantes. Mas alguns outros, frequentemente secundários, podiam se revelar perigosos e acarretar, por falta de uma condenação do juiz constitucional, a do juiz europeu cujas exigências são muito próximas ( *120 vide nota de rodapé ).


A inviolabilidade do domicílio ( *17 vide nota de rodapé ), tal como a da correspondência ( *121 vide nota de rodapé ), é um dos meios privilegiados para assegurar a proteção da vida privada e familiar.


O segredo da correspondência ( *121 vide nota de rodapé )


Historicamente, assimilou-se frequentemente a correspondência ( *121 vide nota de rodapé ) a uma propriedade ( *18 vide nota de rodapé ). O direito francês contemporâneo permite afirmar o valor constitucional do princípio do segredo da correspondência ( *121 vide nota de rodapé ). Ele é, de fato, um aspecto do princípio da liberdade individual, ele mesmo princípio fundamental reconhecido pelas leis da República. Inseparável da liberdade de expressão e de difusão do pensamento mencionado no Artigo Onze da Declaração de Mil setecentos e oitenta e nove ( *78 vide nota de rodapé ), ele está, além disto, explicitado sem ambiguidade pelo legislador e pela jurisprudência. As exceções são pouco numerosas e justificadas. Em compensação, resta encontrar uma solução adequada a um princípio logicamente inseparável do anterior: o do segredo das conversas telefônicas ( *122 vide nota de rodapé ).


O princípio do segredo das correspondências ( *121 vide nota de rodapé )


As antigas disposições do Artigo Cento e oitenta e sete do Código Penal francês, resultantes respectivamente de uma lei de Mil oitocentos e trinta e dois ( para agentes públicos ) e de uma lei de Mil novecentos e vinte e dois ( para os particulares ), permitiam sancionar, mais ou menos severamente, as supressões ou aberturas de cartas ( *121 vide nota de rodapé ).


Os tribunais judiciários revelaram preocupação em assegurar, sobre estas bases, uma proteção tão eficaz quanto possível da liberdade das correspondências ( *121 vide nota de rodapé ). Tratando-se de uma liberdade essencial, todo atentado em um texto legal não se vincula a algum poder da Administração. Ela constitui uma via de fato cuja constatação e a reparação justificam a competência judiciária. Assim, acontece com a retenção voluntária da correspondência em uma agência de correio ( *123 vide nota de rodapé ). Por outro lado, a noção de "supressão" de correspondências foi amplamente entendida. Um atraso voluntário em sua distribuição foi sancionado ( *124 vide nota de rodapé ). Da mesma forma, a fotocópia de envelopes ou de cartões postais foi assimilada á violação de correspondência ( *121 vide nota de rodapé ), mencionada no Artigo Cento e oitenta e sete ( * 125 vide nota de rodapé ).


Os redatores do Novo Código Penal francês provavelmente tomaram em conta esta jurisprudência. O Artigo Duzentos e vinte e seis - Quinze pune "o fato, cometido de má fé, de abrir, de suprimir de retardar ou de desviar correspondências chegadas ou não ao destino e endereçadas a terceiros", ou de fraudulosamente tomar conhecimento delas. O Artigo Quatrocentos e trinta e dois - Nove pune mais severamente o fato "para uma pessoa depositária da autoridade pública ou encarregada de uma missão de serviço público, agindo no exercício ou por ocasião do exercício de suas funções ou de sua missão, de ordenar de cometer ou de facilitar, fora dos casos previstos em lei, o desvio, a supressão ou a abertura da correspondência, ou a revelação do conteúdo destas correspondências". Se as violações da correspondência ( *121 vide nota de rodapé ) são amplamente concebidas, não deixam de existir certas exceções ao princípio.


As exceções do princípio


A principal exceção correspondente ao poder reconhecido aos magistrados instrutores de comunicarem correspondências ( *121 vide nota de rodapé ) e de abri-las. É igualmente possível atingir o segredo das correspondências ( *121 vide nota de rodapé ) destinadas aos comerciantes declarados em liquidação de bens ( *126 vide nota de rodapé ), e aos detentos ( *127 vide nota de rodapé ).


É mais difícil definir os limites para o segredo da correspondência ( *121 vide nota de rodapé ) nas relações entre particulares. Isto supõe, em primeiro lugar, que se determine quem é o proprietário de um correspondência. Trata-se normalmente do destinatário. Mas pode-se considerar que existe uma cláusula implícita exigindo dele um certo segredo, uma espécie de servidão de não uso cuja violação poderia acarretar perdas e danos.


Convém, igualmente, tomar em conta relações familiares. É lógico pensar que os pais, civilmente responsáveis pelos seus filhos em idade de infância e adolescência, têm, sob este título, o direito de controlar eventualmente, a correspondência deles. O que acontece entre cônjuges ou entre pais e filhos adultos vivendo em seu domicílio? O princípio não comporta exceção explícita. Pode-se, no entanto, estimar que existe em certas famílias uma autorização tácita de abrir correspondências. Os comportamentos variam de uma família para outra. Os juízes que decidirão sobre o fundo destas questões deverão se apegar aos casos particulares.


Na prática, os problemas se colocam essencialmente quando das ações em separação de corpos ou divórcio. Um princípio flexível foi sabiamente colocado pela Corte de Cassação francesa, no Século Dezenove: "... cabe aos tribunais apreciar se as cartas cujo esposo pretende fazer uso podem ser incluídas nos debates, determinando-se segundo as circunstâncias nas quais ele se tornou detentor" ( *128 vide nota de rodapé ). Isto não impedirá que divergências e críticas apareçam quando se tratar precisamente de apreciar estas circunstâncias ( *129 vide nota de rodapé ). Elas provam que tais processos apresentam sempre um lado humano bastante penoso e tornam delicada a intervenção da instituição judiciária. Elas não colocam um problema de fundo ao mesmo título que as escutas telefônicas ( *122 vide nota de rodapé ).


O sigilo das conversas telefônicas ( *122 vide nota de rodapé )


As conversas telefônicas ( *122 vide nota de rodapé ) deveriam ter se beneficiado, há muito da mesma proteção que as correspondências ( *121 vide nota de rodapé ). Elas lhes são logicamente assimiláveis. Constituem, frequentemente, a forma moderna, e os fios telefônicos veiculam tantos segredos quanto os envelopes postais...


As escutas telefônicas ( *122 vide nota de rodapé ), no entanto, colocaram problemas muito difíceis de resolver, por várias razões. Tecnicamente, elas puderam ser praticadas em que as vítimas o soubessem e sem deixar rastros... meios cada vez mais sofisticados vão ainda facilitá-las nos próximos anos. Juridicamente, foram, na grande maioria dos casos, desprovidas de qualquer base legal e constituíam vias de fato. Era, no entanto, quase impossível dar a menor prova delas ( *130 vide nota de rodapé ).


Nestas condições, era tentador para os diversos governos de praticá-las para fins mais ou menos legítimos, mesmo que elas fossem regularmente denunciadas e que compromissos de fazê-las cessar fossem constantemente assumidos. Em Vinte nove de junho de Mil novecentos e setenta e três, por iniciativa de M. Marcilhacy, o Senado francês criou uma comissão de inquérito. Esta se chocou com a hostilidade declarada do governo ( *2 vide nota de rodapé ), alegando segredo da defesa nacional ( * vide nota de rodapé ). Em seu relatório de novembro de Mil novecentos e setenta e três, a comissão senatorial francesa estimou que as escutas telefônicas ( *122 vide nota de rodapé ) praticadas envolviam de Mil a Cinco mil pessoas. Em uma declaração de junho de Mil novecentos e setenta e quatro, o novo governo anunciou, solenemente, o fim das escutas telefônicas ( *122 vide nota de rodapé ), presidida pelo presidente da Corte de Cassação francesa, Schmelck, nomeado em Vinte e um de julho de Mil novecentos e oitenta e um, havia entregado um relatório apoiado por proposições concretas em Vinte e cinco de setembro de Mil novecentos e oitenta e dois. Ficou sem efeito enquanto, periodicamente, "casos" remetiam a questão à ordem do dia, a despeito dos desmentidos oficiais ( *131 vide nota de rodapé ).


Na realidade, o elemento decisivo foi a condenação da França, em Mil novecentos e noventa, pela Corte Europeia dos Direitos Humanos. Esta era, no entanto, previsível considerado o raciocínio da Corte nos Casos Klass contra a República Federativa da Alemanha - RFA ( a antiga Alemanha Ocidental ) em Mil novecentos e setenta e oito e Malone contra Reino Unido em Mil novecentos e oitenta e quatro. em dos acórdãos similares, ambos em Vinte e quatro de abril de Mil novecentos e noventa, a Corte Europeia de Direitos Humanos estima que a França violou o Artigo Oitavo da Convenção, pois "em resumo, o direito francês, escrito e não escrito, não indica com clareza suficiente a extensão e as modalidades de exercício do poder de apreciação das autoridades no âmbito considerado. Isto também acontecia mais na época dos fatos da causa, de maneira de Kruslin não gozou do grau mínimo de proteção desejado pela preeminência do direito em uma sociedade democrática ( *132 vide nota de rodapé ).


A despeito de difícil procura por uma solução jurisprudencial, era necessário, na evidência, que o legislador interviesse ( *133 vide nota de rodapé ). Foi o que ele fez com a lei de Dez de julho de Mil novecentos e noventa e um, relativa ao segredo de correspondências emitidas pela via das telecomunicações ( *121 vide nota de rodapé ) ( *134 vide nota de rodapé ).


O Artigo Primeiro da lei garante o segredo destas correspondências ( *121 vide nota de rodapé ) ao mesmo tempo em que reserva algumas exceções apenas nos casos de necessidade pública fixados pela lei. Esta prevê, inicialmente, escutas judiciais, em matéria criminal ou correcional, quando a pena incorrida é pelo menos igual a dois anos de prisão e se estas escutas parecem necessárias. Elas podem ser praticadas por oficiais de polícia judiciária, agindo sob a autoridade e o controle de um juiz de instrução. Um auto de infração deve ser lavrado e as escutas permitirão uma transcrição útil para as necessidades do inquérito, as próprias gravações sendo destruídas. A lei admite, em seguida, escutas administrativas, ditas interceptações de segurança. Segundo o Artigo Terceiro, elas podem ter como objeto a busca de informações de interesse da segurança nacional ( * vide nota de rodapé ), a defesa dos elementos essenciais do potencial científico e econômico da França, ou a prevenção do terrorismo, da criminalidade ( *50 vide nota de rodapé ) ou da delinquência organizada e da reconstituição ou da manutenção de agrupamentos dissolvidos. O pedido é formulado pelo Ministro da Defesa ou pelo Ministro do Interior, e a decisão tomada pelo Primeiro-ministro. A lei prevê que cada uma destas personalidades pode designar um ou dois delegados que podem agir por conta própria. Esta disposição realista é ao mesmo tempo sábia e eficaz, pois ela evita uma diluição das responsabilidades. A execução da decisão é colocada sob a autoridade dos Ministro das Telecomunicações. Ainda que as hipóteses, nas quais as escutas são suscetíveis de serem praticadas, não puderam ser definidas de maneira mais precisa, a lei acentuou a vigilância e o controle ( * 135 vide nota de rodapé ) dos quais elas seriam objeto. Para este fins, e conforme as proposições da Comissão Schmelk, uma autoridade administrativa independente restrita foi estabelecida. Compreende um presidente, designado pelo Presidente da República em uma lista de quatro pessoas ( apresentadas conjuntamente pelo vice-presidente do Conselho de Estado e o primeiro presidente da Corte de Cassação ), um deputado e um senador. Mesmo que esta disponha de poucos poderes, ela deve ser informada, pode fazer observações e redigir um relatório anual ( * 136 vide nota de rodapé ). Sem dúvida, o conjunto deste dispositivo não pode resolver todos os problemas ( *137 vide nota de rodapé ). Inicialmente, o das escutas selvagens que, como seu nome indica, se situa à margem da legalidade ( *34 vide nota de rodapé ). Quando muito o legislador pode submeter à autorização prévia a venda de certos materiais e sancionar seu uso. Em seguida, é difícil estar certo de que escutas administrativas não serão praticadas fora dos casos previstos pela lei ( *138 vide nota de rodapé ). Isto impede que os controles exercidos, juntados à existência de sanções penais, sejam de natureza a desencorajar as ações ilegais ( *139 vide nota de rodapé ). O mesmo acontece para a regularização dos arquivos que constituiu, na ocorrência, um modelo.


Informática, arquivos e liberdades


Informática, arquivos e liberdades, estas três palavras foram usadas para designar o objeto da lei de Seis de Janeiro de Mil novecentos e setenta e oito. A informática não faz com que, por si mesma, particulares possam ocorrer algum perigo. Tudo depende do domicílio do qual ela é usada. No caso em tela, é o fichamento dos indivíduos ( *93 vide nota de rodapé ) que se revela perigoso. A informatização dos arquivos pode aumentar o risco sem mudar-lhe a natureza; ela pode também ter efeitos positivos com a condição de ser corretamente dominada.


O fichamento dos indivíduos ( *93 vide nota de rodapé )


A diversidade dos arquivos


De uma forma ou de outra, o fichamento dos indivíduos ( *93 vide nota de rodapé ) sempre foi praticado. Existem atualmente na França várias dezenas de milhares de arquivos. Pode-se classificá-los segundo muitos critérios: segundo seu modo de gestão ( manual, automatizado, informatizado ), segundo seus objetivos ( comercial, sindical, social... ), segundo seu caráter ( público ou privado )... Na grande maioria dos casos, eles apareceram, segundo as necessidades, no maior empirismo. Alguns são úteis, até indispensáveis, outros, bem menos. Alguns são constituídos com o consentimento ou a pedido dos interessados, outros são mais ou menos clandestinos. Alguns são gerados racionalmente, outros têm tendência a juntar um pouco de qualquer tipo de dados.


A posição do Conselho francês de Estado


Não estando submetidos, até Mil novecentos e setenta e oito, a alguma regulamentação, eles eram criados e usados segundo seu administrador, público ou privado. É em tal contexto jurídico que o juiz administrativo foi chamado a se pronunciar sobre sua legalidade e suas condições de uso ( *140 vide nota de rodapé ). Um administrado tendo sabido, quase por acaso, que ele estava inscrito no arquivo dos alienados mantido pela polícia de Paris, pediu ao préfet ( autoridade administrativa ) que suprimisse seu nome na lista. Não tendo obtido alguma resposta, ele atacou a decisão implícita de recusa do préfet ( autoridade administrativa ). O Conselho de Estado lhe deu satisfação: "... de um lado, as menções relativas a uma pretensa afecção mental da qual teria sofrido o Sr. Deberon... foram abusivamente divulgadas..., ... resulta, por outro lado, das peças do dossiê que o mesmo havia sido, por engano, inscrito no dito arquivo...". No entanto, no mesmo decreto, o Conselho de Estado admitia a legalidade da constituição de tais arquivos, úteis para o funcionamento do serviço público com a condição de que seu acesso fosse estritamente reservado apenas aos agentes do serviço, pois "... a comunicação de informações desta natureza a outras pessoas além dos ditos funcionários faz perder a tal arquivo o caráter de documento de ordem interna que deveria lhe ser vinculado tornando assim qualquer interessado válido para solicitar que lhe seja informado a conhecer as menções, a contestar a exatidão delas e a obter, em tal circunstância, a supressão..."


Este decreto mostra os limites de uma solução jurisprudencial para um problema técnico novo. O juiz havia recusado censurar a decisão de criar o arquivo, mesmo quando ela não era fundada em algum texto e que o comissário do governo a julgava ilegal. O juiz administrativo demonstrou realismo, sabendo que os arquivos são às vezes necessários. Ele não deixava de admitir a legalidade de sua constituição e seu uso, ao mesmo tempo que recusava aos administrados qualquer ação, pelo tempo que eles se mantivessem como documentos de ordem interna os quais eles, além disto, ignoravam, na grande maioria dos casos, até a existência. Ora, a opinião pública começava a se inquietar com este risco de fichamento, tanto mais que ela atribuía á informática poderes e perigos quase mágicos.


A informatização dos arquivos


Os perigos da informatização


Ela pode apresentar um certo número de perigos que não são necessariamente os mais percebidos pela opinião. Oferece, em compensação, vantagens reais que são ainda mais desconhecidas.


O principal risco trazido à luz é psicológico. Vários administrados têm o sentimento de se confrontarem com um progresso técnico impossível a ser dominado. Não se evocou, por exemplo, uma sociedade em que toda a informação seria sistematicamente gravada do nascimento à morte ( *141 vide nota de rodapé )? Todos estes detalhes cuidadosamente recortados permitiriam obter imediatamente o perfil de cada pessoa. Estas descrições de ciência ou de ficção técnica não são inconcebíveis. Elas antecipam ainda nitidamente o futuro. Na realidade, a informatização não muda a natureza das informações coletadas. Ela permite, em compensação, juntar ainda mais e suprimir o obstáculo decorrente da falta de espeço ou de mão de obra. A miniaturização dos meios técnicos corre neste sentido. Ela permite, sobretudo, graças à interconexão, facilitar a aproximação instantânea dos dados atualmente dispersos entre os arquivos das diversas administrações e grupos públicos e privados ( *142 vide nota de rodapé ). Esta interconexão tornar-se-ia mais fácil pela definição de um identificador único. No entanto, outras técnicas mais complexas podem ser usadas para chegar ao mesmo resultado. Note-se enfim, que um outro inconveniente se acrescenta a esta intrusão levada à vida privada. Existe um a priori de exatidão para qualquer informação dada pelas novas técnicas, o que torna sua contestação mais delicada. Contudo, não se pode esquecer que esta exatidão é real na grande maioria dos casos e constitui uma das vantagens substanciais que se pode extrair de uma informatização dos dados.


As vantagens da informatização


A informatização de um arquivo obriga a esclarecer, ordenar e simplificar os pedidos de informações. Ela pode obrigar a suprimir algumas discriminações à medida que as apreciações subjetivas, fáceis de inserir em um arquivo manual, não podem sê-lo em um arquivo informatizado. A criação de questionários e de fichas uniformes lhe confere um caráter de generalidade, ele próprio protetor das pessoas. Da mesma forma, uma gestão informatizada pode evitar lentidões e o peso dos procedimentos. Ela pode acompanhar uma descentralização maior e suprimir procedimentos repetitivos e impositivos. a justiça social procurada há muito graças a regras cada vez mais complexas fracassa precisamente diante da dificuldade que sentem os próprios responsáveis em aplicá-las. Nestes casos, a técnica pode ajudá-los de maneira substancial. Enfim, ela pode fornecer uma proteção superior à segurança bastante relativa oferecida pelos arquivos manuais. A concentração das informações em um único local limita fortemente os riscos de perdas ou de roubos. Ela não impede seu uso descentralizado sem contudo colocá-los ao alcance de qualquer pessoa. Sistemas de segurança podem ser implantados. O usuário, tendo acesso aos dados por meio de um código, obterá apenas aqueles que lhe são indispensáveis. A seleção das informações úteis ao chefe de empresa, aos responsáveis pelos diferentes serviços e aos empregados de todos os níveis é quase impossível pelos serviços e aos empregados de todos os níveis é quase impossível quando se usa um arquivo manual. Ela suporia uma multiplicação muito onerosa dos arquivos e acompanharia os perigos apresentados pelos disseminação. Ela é, ao contrário, muito facilmente realizável, graças a uma gestão informatizada.


Logo ficou evidente que seria absurdo condenar, por princípio, toda informatização dos arquivos, não apenas por razões econômicas, mas também sob o aspecto dos objetivos desejados. Em acordo e posteriormente com o auxílio dos profissionais, os poderes públicos preferem se orientar em direção ao controle da informática.


O controle da informática


O objetivo da Lei francesa de seis de janeiro de Mil novecentos e setenta e oito


O controle da informática está atualmente assegurado na França por uma Lei de Seis de janeiro de Mil novecentos e setenta e oito. A mesma foi longa e minuciosamente preparada. Assinale-se um relatório do Conselho francês de Estado em Mil novecentos e setenta e um, um estudo da Chancelaria em Mil novecentos e setenta e dois e o relatório entregue em junho de Mil novecentos e setenta e cinco por uma Comissão de Informática e Liberdades, depois de uma ampla pesquisa realizada tanto na França quanto no exterior ( *143 vide nota de rodapé ). O governo francês retomou parte destas conclusões em um Projeto-de-Lei de Nove de agosto de Mil novecentos e setenta e seis. Este, bastante emendado pelos parlamentares e, particularmente, pelo Senado, resultou na votação da lei de Seis de janeiro de Mil novecentos e setenta e oito.


Esta lei não é uma lei sobre a informática em geral. Seu objeto está voluntariamente limitado á informática, aos arquivos e às liberdades. Ela se apega principalmente aos arquivos informatizados, mas algumas de suas disposições se aplicam também aos arquivos manuais. Ela coloca, desde os primeiros artigos, princípios de alcance geral. A informática "não deve atingir nem a identidade humana, nem os Direitos Humanos, nem a vida privada, nem as liberdades individuais ou públicas ( *95 vide nota de rodapé ). Nenhuma decisão de justiça, nenhuma decisão administrativa ou privada "que implique apreciação sobre algum comportamento humano pode ter como único fundamento um tratamento automatizado de informações, dando uma definição do perfil ou da personalidade do interessado". Contudo, "toda pessoa tem seu direito de conhecer e contestar as informações e os raciocínios usados nos tratamentos automatizados cujos resultados lhe são oponíveis".


O papel da Conselho Nacional francês de Informática e Liberdades ( CNIL )


O papel determinante para assegurar a aplicação deste princípios cabe à Comissão Nacional de Informática e Liberdades ( CNIL ). Graças à perseverança dos senadores, a lei estabelece um equilíbrio bastante feliz, parece, entre os membros designados pelas assembleias políticas, pelas altas jurisdições e pelas personalidades qualificadas. Nomeados por cinco anos, eles são independentes e inamovíveis. Autoridade administrativa independente, a Comissão dispõe de créditos próprios no orçamento do Ministério francês da Justiça e de colaboradores. Ela pode, por outro lado, dar delegações a magistrados judiciários ou administrativos. Ela está no centro de todos os procedimentos estabelecidos pelo legislador.


De maneira geral, a Comissão tem o poder de se informar, sem que se possa opor o segredo às suas investigações. Ela exerce um controle e uma vigilância suficientemente amplas, ela pode denunciar as infrações e fazer proposições; um relatório anual faz o balanço sobre sua ação. Enfim, ela informa o público, assegurando a publicação da lista dos tratamentos automatizados acompanhada de precisões úteis.


Isto supõe que a Comissão seja ela mesma informada da criação de tais arquivos. é o que impôs o legislador. Os tratamentos automatizados de informações nominativas operados por conta do Estado, de um estabelecimento público, de uma coletividade territorial ou de uma pessoa moral de direito privado, que gerencie um serviço público, são decididos por uma lei ou por uma ato regulamentar adotado após o parecer motivado da Comissão. Se este parecer for desfavorável, ele não pode ser desconhecido a não ser que o Conselho de Estado o declare conforme. Os outros tratamentos automatizados de informações nominativas devem ser objeto de uma declaração junto à Comissão que emite um recibo. O pedido de parecer, ou a declaração, deve conter um certo número de informações. Deve, entre outras, precisar as modalidades do direito de acesso.


A proteção do indivíduo


Mencionado entre os princípios gerais colocados à frente da lei, o direito de acesso permite a todo indivíduo que decline sua identidade de interrogar todo detentor de arquivo público ou privado a fim de saber ser nele figura ou não ( direito de habeas data ). Ele poderá obter informações que envolvam ( por um preço módico fixado pela Comissão ) e eventualmente, contestá-las ( *144 vide nota de rodapé ). Seria bem evidentemente o caso se as informações mencionadas em um arquivo contradissessem uma disposição formal de lei.


De maneira geral, pode-se apenas coletar dados por meios lícitos, informando de sua utilidade as pessoas junto as quais elas são recolhidas. Pode-se conservá-las além da duração prevista. Salvo disposições legislativas contrárias, as jurisdições e autoridades públicas são as únicas habilitadas a proceder ao tratamento automatizado das informações nominativas, envolvendo as infrações, condenações ou medidas de segurança. As pessoas privadas, que gerenciem um serviço público, o podem apenas nos casos em que a Comissão emitir um parecer conforme. Com a mesma preocupação de defender os direitos individuais, "é proibido colocar ou conservar na memória informatizada, salvo consentimento expresso do interessado, dados nominativos que, direta ou indiretamente, fazem aparecer as origens raciais ou as opiniões políticas, filosóficas ou religiosas ou as vinculações sindicais das pessoas ( *145 vide nota de rodapé ).


Por estas últimas disposições, o legislador francês entendeu, manifestamente, proteger as liberdades de consciência ( *75 vide nota de rodapé ) e a liberdade intelectual dos administrados, sua liberdade de escolha.              


P.S.:


Notas de rodapé:


* As violações aos Direitos Humanos que sustentaram a Doutrina de Segurança Nacional são melhor detalhadas em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-as-viola%C3%A7%C3%B5es-que-sustentaram-a-doutrina-de-seguran%C3%A7a-nacional .


*2 O que é a Doutrina de Segurança Nacional e seu impacto sobre os Direitos Humanos são melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-conviv%C3%AAncia-com-a-doutrina-de-seguran%C3%A7a-nacional .


*3 O que é o crime de tortura é melhor explicado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-23 . 


*4 O que é a limitação do poder estatal sobre o status libertatis do indivíduo é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-82 .


*5 O que são as penas inaplicáveis como a pena de morte e banimento, é melhor explicado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-70 .


*6 O direito ao desenvolvimento nacional é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-8 .


*7 O direito à vida é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-12 .


*8 Os crimes contra a humanidade, em especial o de genocídio são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-67 .


*9 O direito ao trabalho é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-48 .


*10 O direito de livre associação é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-53 .


*11 O direito à presunção de inocência é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-77 .


*12 O direito à liberdade de manifestação do pensamento é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-24 .


*13 O direito à liberdade de culto é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-34 .


*14 A teoria geral dos direitos humanos é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-teoria-geral .


*15 O princípio da igualdade é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-16 .


*16 O direito à intimidade e à vida privada é melhor detalhado em


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-44 .


*17 O direito à inviolabilidade do domicílio é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-43 .


*18 O direito à propriedade é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-54 .


*19 O fenômeno da exploração de uma maioria por uma minoria é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-explora%C3%A7%C3%A3o-de-uma-minoria-sobre-a-grande-maioria-do-povo .


*20 A violência no campo é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-quest%C3%A3o-agr%C3%A1ria-e-a-justa-distribui%C3%A7%C3%A3o-de-propriedades-rurais .


*21 O direito a um meio ambiente equilibrado é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-teoria-geral .


*22 O direito à saúde pública é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-teoria-geral .


*23 O direito das crianças e adolescentes à proteção integral é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-teoria-geral .


*24 O direito ao acesso à Justiça é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-85 .


*25 O direito à dignidade humana é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-teoria-geral .


*26 A liberdade de informação e livre divulgação dos fatos é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-49 .


*27 O mito, de que defensores de Direitos Humanos são defensores de bandidos, é melhor desfeito em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-seguran%C3%A7a-p%C3%BAblica-a-criminalidade-e-as-viola%C3%A7%C3%B5es .


*28 A lei dos crimes hediondos é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-68 .


*29 O direito de reunião é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-52 .


*30 A exploração pelo jornalismo policial radiofônico contra os Direitos Humanos é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-jornalismo-policial-radiof%C3%B4nico-e-a-explora%C3%A7%C3%A3o-das-viola%C3%A7%C3%B5es .


*31 As regras mínimas para tratamento de reclusos são melhor detalhadas em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-74 .


*32 A politização dos Direitos Humanos no Cone Sul é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-politiza%C3%A7%C3%A3o-dos-dh-na-redemocratiza%C3%A7%C3%A3o-do-cone-sul-1 .


*33 A impossibilidade de fazer política a partir dos DH é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-impossibilidade-de-fazer-pol%C3%ADtica-a-partir-dos-dh .


*34 O princípio da legalidade é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-19 .


*35 Os impactos do endividamento externo no exercício dos Direitos Humanos é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-endividamento-externo-como-uma-barreira-para-o-exerc%C3%ADcio .


*36 O realismo inverossímil e o sentido da democracia para os DH são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-realismo-inveross%C3%ADmil-e-o-sentido-da-democracia-para-os-dh .


*37 O princípio do juiz natural é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-61 .


*38 O direito à assistência jurídica integral é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-85 .


*39 Os impactos da ideologia liberal sobre os Direitos Humanos são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-os-desafios-dos-defensores-de-dh-na-pol%C3%ADtica-liberal-democr%C3%A1tica-1 .


*40 Os impactos dos movimentos sociais na democracia nos Direitos Humanos são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-os-movimentos-sociais-redefini%C3%A7%C3%A3o-da-pol%C3%ADtica-e-os-efeitos-sobre-os-dh .


*41 O direito ao juiz natural ou neutro é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-61 .


*42 A significação dos DH no Cone Sul é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-os-dh-como-pol%C3%ADtica-e-o-avan%C3%A7o-da-democracia-no-cone-sul .


*43 A transformação social e a crise no paradigma marxista são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-transforma%C3%A7%C3%A3o-social-e-a-crise-do-paradigma-marxista-1 .


*44 As relações entre Base e Estrutura são melhor detalhadas em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-p%C3%B3s-capitalismo-e-a-sobreviv%C3%AAncia-da-humanidade-1 .


*45 O reducionismo economicista é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-p%C3%B3s-capitalismo-e-a-sobreviv%C3%AAncia-da-humanidade-1 .


*46 O impacto do Modo de Produção nos DH é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-p%C3%B3s-capitalismo-e-a-sobreviv%C3%AAncia-da-humanidade-1 .


*47 A democracia real e seu impacto sobre os DH são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-processo-de-transforma%C3%A7%C3%A3o-social-a-realidade-e-os-elementos-que-constroem-o-sujeito-social .


*48 A questão da cidadania e seus impactos sobre os DH são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-cidadania-plena-versus-a-barb%C3%A1rie .


*49 Os impactos da transformação social sobre os DH são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-processo-de-transforma%C3%A7%C3%A3o-social-a-realidade-e-os-elementos-que-constroem-o-sujeito-social .


*50 A criminalidade como consequência das violações de DH é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-seguran%C3%A7a-p%C3%BAblica-a-criminalidade-e-as-viola%C3%A7%C3%B5es .


*51 Os impactos da cultura da sociedade sobre os DH são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-saber-pr%C3%A1tico-moral-desenvolvido-nas-sociedades .


*52 Os impactos dos movimentos sociais e classes sociais sobre os DH são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-articula%C3%A7%C3%A3o-dos-movimentos-sociais-e-das-classes-sociais .


*53 A questão da cidadania plena versus a barbárie é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-cidadania-plena-versus-a-barb%C3%A1rie .


*54 A questão das lutas sociais e seus impactos sobre os DH é melhora detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-luta-pol%C3%ADtica-e-social-e-seus-impactos-nos-dh-1 .


*55 A sobrevivência da humanidade no pós-capitalismo é melhor abordada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-p%C3%B3s-capitalismo-e-a-sobreviv%C3%AAncia-da-humanidade .


*56 A educação como forma de libertação das violações aos DH é melhora detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-educa%C3%A7%C3%A3o-como-forma-de-liberta%C3%A7%C3%A3o-das-viola%C3%A7%C3%B5es .


*57 A articulação com sistemas sociais e seu impacto sobre os DH é melhor introduzida em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-articula%C3%A7%C3%A3o-com-sistemas-sociais-e-seu-impacto-sobre-os-dh .


*58 O direito à liberdade de expressão e a vedação da censura prévia são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-39 .


*59 O direito à moradia é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-quest%C3%A3o-urbana-na-continuidade-das-viola%C3%A7%C3%B5es .


*60 O princípio da reserva legal é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-64 .


*61 O fenômeno da exclusão social é melhor detalhado em


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-articula%C3%A7%C3%A3o-com-os-sistema-sociais-como-forma-de-combater-a-exclus%C3%A3o .


*62 O ponto de vista ideológico, que guia a Declaração da ONU, é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-declara%C3%A7%C3%A3o-da-onu-e-o-formalismo-ideol%C3%B3gico .


*63 Os impactos do formalismo ideológico na declaração da ONU são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-declara%C3%A7%C3%A3o-da-onu-e-o-formalismo-ideol%C3%B3gico .


*64 O direito de herança e o direito sucessório são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-57 .


*65 A diferença entre direitos garantidos e direitos declarados é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-11 .


*66 A função social da propriedade rural e a reforma agrária são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-fun%C3%A7%C3%A3o-social-da-propriedade-rural-e-a-reforma-agr%C3%A1ria .


*67 O princípio da separação dos poderes é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-64 .


*68 A criação do Estado com a finalidade de realização dos DH é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-cria%C3%A7%C3%A3o-do-estado-como-finalidade-para-a-realiza%C3%A7%C3%A3o-dos-dh .


*69 O direito ao devido processo legal é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-64 .


*70 O Programa Nacional de Direitos Humanos, está disponível em:


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7037.htm .


*71 O cooperativismo como alternativa à exclusão no ápice da globalização é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-o-%C3%A1pice-da-globaliza%C3%A7%C3%A3o-e-a-alternativa-%C3%A0-exclus%C3%A3o .


*72 As violações dos Direitos Humanos contra os servidores públicos são melhor detalhadas em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-as-viola%C3%A7%C3%B5es-contra-os-servidores-p%C3%BAblicos .


*73 A segurança da mulher no contexto dos Direitos Humanos é melhor detalhada em:


a) https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-seguran%C3%A7a-da-mulher-no-contexto-dos-dh e

b) https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-persegui%C3%A7%C3%A3o-stalking-amea%C3%A7a-o-direito-de-ir-e-vir-de-mulheres-em-sc-1 .


*74 A redefinição dos Direitos Humanos diante das novas tecnologias é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-as-novas-tecnologias-e-a-redefini%C3%A7%C3%A3o-dos-dh .


*75 A liberdade de consciência é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-35 .


*76 O princípio da anterioridade é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-64 .


*77 A reconstrução do materialismo histórico é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-reconstru%C3%A7%C3%A3o-do-materialismo-hist%C3%B3rico-o-sujeito-da-transforma%C3%A7%C3%A3o-e-as-caracter%C3%ADsticas-do-processo .


*78 A ambiguidade das Declarações de Direitos Humanos é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-as-declara%C3%A7%C3%B5es-transcendentes-universalistas-e-amb%C3%ADguas .


*79 A liberdade política, no âmbito dos Direitos Humanos é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-as-incertezas-da-democracia-e-a-natureza-pol%C3%ADtica-dos-dh .


*80 Os direitos mínimos, dos reclusos ou prisioneiros, previstos pela ONU, são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-74 .


*81 A fraternidade como um ponto de partida para a contestação dos Direitos Humanos é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-fraternidade-como-uma-evolu%C3%A7%C3%A3o-e-ao-mesmo-um-decl%C3%ADnio-dos-dh .


*82 O princípio do Estado laico ou leigo é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-30 .


*83 As prisões ilegais e sequestros arbitrários são melhor detalhados em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-83 .


*84 O caráter não normativo do preâmbulo da Constituição é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-32 .


*85 O direito de livre circulação ou o direito de ir e vir é melhor detalhado em:

a ) https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-articula%C3%A7%C3%A3o-com-os-sistema-sociais-como-forma-de-combater-a-exclus%C3%A3o ; b) https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-liberdade-de-ir-e-vir-e-as-contradi%C3%A7%C3%B5es-da-vida-moderna e

c) https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-persegui%C3%A7%C3%A3o-stalking-amea%C3%A7a-o-direito-de-ir-e-vir-de-mulheres-em-sc-1 .


*86 O direito de greve, baseado no princípio pacta sun servanta ( acordos foram feitos para ser cumpridos ) é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-quest%C3%A3o-agr%C3%A1ria-e-a-justa-distribui%C3%A7%C3%A3o-de-propriedades-rurais .


*87 O direito ao sufrágio universal é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-os-desafios-dos-defensores-de-dh-na-pol%C3%ADtica-liberal-democr%C3%A1tica-1 .


*88 A liberdade de expressão artística sem censura prévia é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-39 .


*89 As liberdades públicas como símbolo de união em torno dos Direitos Humanos são melhor detalhadas em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-deixando-de-ser-um-s%C3%ADmbolo-de-divis%C3%A3o-para-ser-um-s%C3%ADmbolo-de-uni%C3%A3o .


*90 O direito de atuação dos advogados é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-46 .


*91 O direito à razoável duração de processos é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-88 .


*92 A implementação das liberdades públicas é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-das-declara%C3%A7%C3%B5es-passando-pelas-garantias-at%C3%A9-a-implementa%C3%A7%C3%A3o-das-liberdades-p%C3%BAblicas .


*93 O direito à identificação civil em substituição à identificação criminal é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-79 .


*94 O direito de permanecer calado é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-83 .


*95 A definição das liberdades públicas como direitos civis é melhor detalhada em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-defini%C3%A7%C3%A3o-das-liberdades-p%C3%BAblicas-como-direitos-civis .


*96 O direito ao sigilo postal é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-teoria-geral .


*97 O direito ao nome é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-teoria-geral .


*98 Lecoq, de Vinte e cinco de junho de Mil novecentos e dois.


*99 O decreto da Corte de Apelação de Paris de Treze de março de Mil novecentos e sessenta e três ( JCP, de Mil novecentos e sessenta e cinco, Título Segundo, Seção Quatorze, Página Duzentos e trinta e três ) a respeito da fotografia do filho Gérald Philippe, escandalosamente tirada em seu leito de hospital, foi exemplar.


*100 Princípio da responsabilidade por falta ( Artigo Mil trezentos e oitenta e dois do Código Civil francês ), princípio do direito de propriedade.


*101 Ferrat, J.M.H. A questão de saber se o "patrimônio" faz parte da vida privada é mais complexa: Civ., Vinte e oito de maio de Mil novecentos e noventa e um. Paris, Quinze de março de Mil novecentos e setenta, Página Quatrocentos e sessenta e seis, concl. Cabannes e n. D., Mil novecentos e noventa e dois, Página Duzentos e treze, n. P. Kayser; JCP, Mil novecentos e noventa e dois, Título Segundo, Página Vinte e um mil oitocentos e quarenta e cinco, n. F. Ringel.


*102 Paris, Vinte e quatro de março de Mil novecentos e sessenta e cinco, D., Mil novecentos e sessenta e cinco, Somm. Página Cento e vinte e dois; JCP, Mil novecentos e sessenta e cinco, Título Segundo, Página Quatorze mil e trinta e cinco.


*103 TGI, Paris, de Onze de julho de Mil novecentos e setenta e três, JCP, Mil novecentos e setenta e quatro, Título Segundo, Página Dezessete mil e seiscentos; TGI, Seine, de Dezoito de março de Mil novecentos e sessenta e seis, D., Mil novecentos e sessenta e seis, Página Quinhentos e sessenta e seis n. C. Foulon-Piganioi. Mediante certas garantias, o Conselho Constitucional admitiu a vigilância por vídeo: CC de Dezoito de janeiro de Mil novecentos e noventa e cinco, JO de Vinte e um de janeiro, Página Mil cento e cinquenta e quatro.


*104 Paris, de Dezessete de dezembro de Mil novecentos e setenta e três, de Villalonga com Sociedade Asa Presse, Sociedade Presse office e Chaplin, D., Mil novecentos e setenta e seis, página Cento e vinte: trata-se da publicação por Lui de um artigo relativo à vida privada de Charlie Chaplin, realizado a partir de uma obra autobiográfica, mas sob a forma falsificada de um entrevista. Este decreto foi confirmado pela Corte de Cassação francesa, Civ., de Quatorze de novembro de Mil novecentos e setenta e cinco, D., Mil novecentos e setenta e seis, Página Quatrocentos e vinte e um, n. B. Edelmann; Parias, de Vinte e sete de janeiro de Mil novecentos e oitenta e nove, de Vinte e oito de fevereiro de Mil novecentos e oitenta e nove, JCP, de Mil novecentos e oitenta e nove, Título Segundo, Página Vinte e um mil trezentos e vinte e cinco, n. E. Agostini.


*105 TGI, Paris, de Seis de maio de Mil novecentos e oitenta e quatro, Página Quatorze, n. Lindon.


*106 TGI, Paris, Ref. de Quatro de abril de Mil novecentos e setenta, a respeito do uso da foto do Presidente Pompidou para fins publicitários, JCP, Mil novecentos e setenta, Título Segundo, Página Dezesseis mil trezentos e vinte e oito; TGI, Nancy, Ref. Quinze de outubro de Mil novecentos e setenta e seis a respeito do uso da caricatura do Presidente Giscard d'Estaing para a realização de um jogo de baralho, JCP, Mil novecentos e setenta e sete, Título Segundo, Página Dezoito mil quinhentos e vinte e seis, obs. Lindon. A questão da proteção dos homens políticos contra os ataques pessoais, dos quais eles podem ser objeto, é mais complexa. Bastante diferente neste ponto do direito americano, o direito francês, se ele admite igualmente críticas muito severas, até injustas, sobre a vida pública do homem político, é muito protetor de sua vida privada e da proteção do direito à imagem no contexto desta. Pode-se perguntar se esta concepção não é ( deploravelmente ) questionada por vários decretos da Corte Europeia dos Direitos Humanos. Muito recentemente, a propósito do "Grande segredo, obra escrita pelo médico pessoal de M. Miterrand, depois do falecimento deste último, a TGI e Paris estimou que não cabia aos juízes 'dizer se os homens políticos têm o mesmo direito que os outros cidadãos á manutenção do segredo' sobre o seu estado de saúde... Basta-lhe constatar que, no estado atual do direito positivo, nenhuma disposição autoriza um médico a se transformar em garantia do bom funcionamento das instituições ou sem testemunha da história".


*107 Mayer, D. L'information du public par la presse sur les affaires em cours d'instruction, D., Mil novecentos e noventa e cinco, Cron. Oitenta. TGI, Aix-en-Provence, de Onze de março de Mil novecentos e setenta e cinco, Dame Charret com Luizet e soc. France Ed. et Publ. JCP, Mil novecentos e setenta e cinco, Página Dezoito mil cento e treze. Os interessados dispõem, se assim o desejarem, de meios discretos, mas eficazes, de fazer respeitar sua presunção de inocência ( Artigo Nono - Um do Código Civil francês, leis de Quatro de janeiro de Mil novecentos e noventa e três e de Vinte e quatro de agosto de Mil novecentos e noventa e três ).


*108 Caso do "pulôver vermelho", Civ. Primeira, de Três de dezembro de Mil novecentos e oitenta e dois, Título Segundo, Página Dezenove mil setecentos e quarenta e dois, n. Bécourt.


*109 TGI Paris, Ref. de Vinte e sete de fevereiro de Mil novecentos e setenta, Papillon, JCP, Mil novecentos e setenta, Página Dezesseis mil duzentos e noventa e três.


*110 Os juízes têm tendência a usar cada vez mais frequentemente o Artigo o Artigo Oitocentos e nove do Código de Processo Civil francês: Civ., de Treze de abril de Mil novecentos e oitenta e oito ( Conforme infra ).


*111 Notou-se, nos últimos anos, um aumento sensível do montante de perdas e danos: em média de Cinquenta a Cem mil Francos ( em dinheiro da época ), o que não exclui condenações a pagar mais de Quatrocentos mil Francos. A despeito disto, tais decisões não são dissuasivas para uma certa imprensa de escândalo, enquanto elas asseguram uma espécie de "enriquecimento sem causa" em proveito de vedetes de espetáculo. A melhor solução consistiria talvez a prever seu pagamento na conta de uma fundação ou de obras humanitárias.


*112 Dame, N. Mil novecentos e setenta e seis, Página Duzentos e setenta, n. Lindon; Crim., de Vinte e sete de janeiro de Mil novecentos e oitenta e um. Para aplicações deste texto, TGI, Paris, de Sete de novembro de Mil novecentos e setenta e cinco, Malherbet, JCP, Mil novecentos e oitenta e dois, Título Segundo, Página Dezenove mil setecentos e quarenta e dois, n. Becourt.


*113 Philip, L. GP, de Dois de março de Mil novecentos e oitenta e quatro. Conselho Constitucional francês, de Vinte e nove de dezembro de Mil novecentos e oitenta e três, AJDA, Mil novecentos e oitenta e quatro, Página Noventa e sete, n. Viala e Amadio, Páginas Dois a Cinco.


*114 CE. Ass., de Dois de maço de Mil novecentos e setenta e nove, Sr. L., AJ, de maio de Mil novecentos e setenta e nove, Página Oitenta e cinco, cron. Página Setenta e quatro.


*115 Zaegel, D., Mil novecentos e sessenta e oito, Página Quinhentos e quarenta e nove. Crim., de Dezenove de junho de Mil novecentos e sessenta e oito.


*116 Jorion, B. e Gaia, P.  RFDC, de Mil novecentos e novena e cinco, Página Quinhentos e oitenta e dois. Decisão número Noventa e quatro - Trezentos e cinquenta e nove DC de Dezenove de janeiro de Mil novecentos e noventa e cinco, AJDA, de Mil novecentos e noventa e cinco, Página Quatrocentos e cinquenta e cinco.


*117 Boudington, JCP, de Mil novecentos e oitenta e três, Título Quarto, Página Oito. Crim., de Quatro de janeiro de Mil novecentos e setenta e sete, Guillery, Crim., de Treze de outubro de Mil novecentos e oitenta e dois.


*118 "... se as necessidades da ação fiscal podem exigir que agentes do fisco sejam autorizados a operar investigações em locais privados, estas só podem ser conduzidas apenas no respeito do Artigo Sessenta e seis da Constituição francesa que confia à autoridade judiciária a defesa da liberdade individual sob todos estes aspectos e particularmente aquele da inviolabilidade do domicílio, que a intervenção da autoridade judiciária deve ser prevista para conservar-lhe toda a responsabilidade e todo o poder de controle que lhe cabem" ( Decisão Oitenta e três - Cento e sessenta e quatro DC de Vinte e nove de dezembro de Mil novecentos e oitenta e três ). neste caso particular, o juiz estima que as hipóteses nas quais buscas são previstas, a designação dos agentes que devem conduzi-las, os locais a visitar e o papel cabendo aos magistrados não são definidos com suficientes detalhes. No mesmo sentido, Decisão Noventa - Duzentos e oitenta e um DC de Vinte sete de dezembro de Mil novecentos e noventa.


*119 Os locais comerciais, locais de trabalho e anexos são frequentemente menos protegidos que os locais de habitação e a parte mais íntima do lar. "... Os habitantes nunca serão desalojados do quarto e da cama em que eles têm o hábito de deitar...", estava escrito na lei francesa de Três de julho de Mil oitocentos e oitenta e sete sobre as buscas.


*120 Yernault; D., Mil novecentos e noventa e três, Página Quatrocentos e cinquenta e sete a Quatrocentos e sessenta e dois. CEDH de Vinte e cinco de fevereiro de Mil novecentos e noventa e três, Miailhe com a França; RTDH, Mil novecentos e noventa e quatro, Páginas Cento e dezessete a Cento e trinta e seis, obs., n. J. Pannier. Notar-se-á que a lei em causa, modificada desde então, admitia alfandegárias unicamente em locais profissionais o que prova uma certa severidade da Corte.


*121 O direito à inviolabilidade do sigilo de correspondência é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-47 .


*122 O direito à inviolabilidade do sigilo de comunicações telefônicas é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-doutrinas-e-jurisprud%C3%AAncias-47 .


*123 Crim., de Vinte e dois de janeiro de Mil novecentos e cinquenta e nove, Randon e outros, D., Mil novecentos e cinquenta e nove, Página Cento e nove.


*124 Jacquot, G.P. Mil novecentos e sessenta e um, Página Sessenta e cinco. Crim., de Quinze de maio de Mil novecentos e vinte, Título Primeiro, Página Cento e setenta e seis; GP, de Mil novecentos e vinte, Título Segundo, Página Cento e vinte e quatro. Da mesma forma, o reenvio injustificado, por um proprietário ou um zelador, de cartas destinadas a habitantes do prédio: Crim., de Dezenove e outubro de Mil novecentos e sessenta.


*125 Barre, D. Mil novecentos e quarenta e oito, Página Cento e quarenta e três. Fotocópias de envelopes: Paris, Vinte e seis de outubro de Mil novecentos e cinquenta e nove, JCP, Mil novecentos e cinquenta e nove, Título Segundo, Página Onze mil quinhentos e noventa e dois, n. J. Larguier. Fotocópia de uma carta recebida por erro, Crim., de Vinte e um de janeiro de Mil novecentos e quarenta e oito.


*126 Lei francesa de Treze de julho de Mil novecentos e sessenta e sete ( Artigos Quinze a Vinte e dois ). Esta correspondência é entregue ao síndico que restitui ao interessado sua correspondência pessoal.


*127 Mas a correspondência é livre com o defensor, os magistrados do Ministério Púbico, o capelão e 0 ( a ) assistente social.


*128 Civ., de Treze de julho de Mil oitocentos e noventa e sete.


*129 Gare, T. Civ de Vinte e seis de dezembro de Mil novecentos e setenta e quatro; paris, de Quatro de outubro de Mil novecentos e noventa, D., Mil novecentos e noventa e um, Página Duzentos e oitenta e seis.


*130 Latournerie; JCP, Mil novecentos e setenta e oito, Título Segundo, Página Dezoito mil novecentos e setenta e nove. CE Ass., de Dezessete de dezembro de Mil novecentos e setenta e seis, Férignac: as conclusões muito precisas do comissário do governo são particularmente intrusivas, Rec., Quinhentos e cinquenta e três, concl., n. F. Hamon.


*131 Roux, A.Un exemple de résistance ao changement politique: les écontes téléproniques, RRJ, Mil novecentos e oitenta e sete, Páginas Cento e oitenta e um a Cento e noventa.


*132 Wachsmann, P. CEDH, de Vinte e quatro de abril de Mil novecentos e noventa, Caso Kruslin contra a França; do mesmo dia, caso Huvig contra a França; RUDH, Mil novecentos e noventa, Páginas Cento e sesenta e Quatro a Cento e setenta e dois, pontos Trinta e seis e Trinta e cinco; G. Cohen-Jonathan, La Cour européene des droits de l'homme et les écoutes téléphoniques, RUDH, Mil novecentos e noventa, Volume Dois, número Cindo, Páginas Cento e oitenta e cinco a Cento e noventa e um. Para um desenvolvimento posterior, CEDH, de Vinte e três de novembro de Mil novecentos e noventa e três, A. contra França, RUDH, Mil novecentos e noventa e três, Volume Cinco, número NOvecentos e dez, Página trezentos e quarenta; RTDH, Mil novecentos e noventa e quatro, Página Quinhentos e setenta e cinco, obs.


*133 Crim., de Quinze de maio de Mil novecentos e noventa, caso Bacha, RUDH, Mil novecentos e noventa, Página Duzentos e vinte; alguns viram, neste decreto, um verdadeiro decreto de regulamento.


*134 Pradel, J. Un exemple de restauration de la légalité criminelle: le régime des interceptations de correspondances émisses par la voie des télécommunications, D., Mil novecentos e noventa e dois, cron., Págias Quarenta e nove a cinquenta e nove a Cinquenta e nove; P. Kayser, La loi du Dez juillet Mil novecentos e noventa e um et les écoutes téléphoniques, JCP, Mil novecentos e noventa e dois, Título Primeiro, Página Três mil quinhentos e cinquenta e nove; P. Chambon, ALD, Mil novecentos e noventa e um, Página Cento e setenta e três; L. E. Pettiti, Les écoutes téléphoniques et le droit français, AJDA, Mil novecentos e noventa e dois, Páginas Trainta e cinco a Quarenta e seis.


*135 O reforço no controle, como tentativa de aumentar a segurança e reduzir as liberdades, é melhor detalhado em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-liberdade-em-conflito-com-a-seguran%C3%A7a .


*136 Publicado pela Documentação Francesa.


*137 Elie-Paul Burki, AJDA, Mil novecentos e noventa e um, Página Quatrocentos e seis, concl. Sobre a questão do respeito á vida privada e á comunicação das fitas de gravação telefônica: CE de Seis de fevereiro de Mil novecentos e noventa e um, B. de Froment; a propósito do caso Schuller-Maréchal e das gravações realizadas por policiais: Crim., de Vinte e sete de janeiro de Mil novecentos e noventa e seis, JCP, Mil novecentos e noventa e seis, Título Segundo, Página Vinte e dois mil seiscentos e vinte e nove, n. M. L. Rassat.


*138 Pode-se pensar nas escutas praticadas ilegalmente pela "célula do Eliseu" durante os mandatos do presidente Miterrand. Em quatro de março de Mil novecentos e noventa e sete, a Câmara Criminal da Corte de Cassação rejeitou os poderes das pessoas investigadas neste caso. Ela considerou particularmente que as ações não são prescritas três anos após os fatos, mas três anos após sua descoberta.


*139 O Artigo Duzentos e vinte e seis, Parágrafo Quinze do Novo Código Civil francês apenas pune com as mesmas penas a violação de correspondência, a interceptação, o desvio, o uso ou a divulgação de correspondências emitidas, transmitidas ou recebidas via telecomunicações. O Artigo Quatrocentos e trinta e dois, Parágrafo Nono do Código Penal francês pune mais severamente os agentes ou fornecedores destes serviços que cometem o mesmo delito.


*140 Deberon, Rec., número Cem; JCP, Mil novecentos e setenta e seis, Título Segundo, Página Dezoito mil trezentos e oitenta e três. CE Ass., de Treze de fevereiro de Mil novecentos e setenta e seis, concl. Guillaume, n. F. Gallouedec-Genuys e H. Maisl; AJDA, Mil novecentos e setenta e seis, Pa´gina Cento e noventa e nove, cron., Hoyon e Sra. Nauwelaers; RDP, Mil novecentos e setenta e seis, Página Mil trezentos e dezesseis, n. Robert, D., Mil novecentos e setenta e seis Página Quinhentos e noventa e seis, n. Madiot; GDJ ( DA ).


*141 Vai efetivamente neste sentido a constituição de múltiplos arquivos sempre mais precisos, mas também o uso generalizado dos cartões de crédito que permitiria, de alguma forma, seguir o cidadão "pelo rastro" nos seus deslocamentos e nas suas despesas.


*142 Pode-se evocar aqui os temores suscitados por um projeto de interconexão dos bancos de dados com a ajuda de um identificador único construído a partir do código do INSE ( número nacional de identidade ). Este projeto, infelizmente denominado... SAFARI, emocionou fortemente a opinião pública e foi, sem dúvida, determinante na preparação da lei de Mil novecentos e setenta e oito. No Brasil o INSE equivaleria ao antigo Cartão de Identificação do Contribuinte ( CIC ) no Cadastro de Pessoas Físicas ( CPF ) da Receita Federal do Brasil ( RFB ). Na esfera federal existe o pouco conhecido Documento Nacional de Identidade ( DNI ). Neste sentido, no Estado de Santa Catarina ( SC ), por exemplo, foi extinto o número da Cédula de Identidade ( CI ) no Registro Geral ( RG ) da Secretaria de Estado da Segurança Pública ( SSP ). Agora, as novas cédulas não terão número de RG e terão apenas o número do CPF. Já as novas segundas-vias de CI, ainda terão o número de RG como documento de origem.


*143 Esta comissão composta por personalidades competentes havia sido nomeada por decreto em Oito de novembro de Mil novecentos e setenta e quatro. Seu relatório detalhado foi publicado na Documentação francesa.


*144 A Comissão desempenha um papel importante neste nível, não somente informando o público ( Artigo Cento e vinte e dois ), mas igualmente concedendo, se necessário, prazos de resposta, permitindo não tomar em conta pedidos abusivos ( Artigo Cento e cinquenta e cinco ) e designando um de seus membros magistrados para servir de intermediário entre o administrado e a Administração quando um tratamento interessa a segurança do Estado, a defesa e a segurança públicas ( Artigo Vinte e nove ). Em compensação, as informações de caráter médico são comunicadas por intermédio de um médico escolhido pelo interessado ( Artigo Quarenta ).


*145 Karbesell, M. RFDA, Mil novecentos e oitenta e oito, Página Oitenta, concl. O. Van Ruymbeke; AJDA, Mil novecentos e oitenta e sete, Página Quinhentos e oitenta e quatro, cron., Página Seiscentos e seis; JCP, Mil novecentos e oitenta e oito, Título Segundo, Página Vinte mil novecentos e noventa e sete, n. J. Laveissière. Artigo Cento e e trinta e um: pode ser feita exceção a esta proibição, por motivo de interesse público sobre proposição ou parecer conforme da Comissão, por decreto em Conselho de Estado. "Todavia, as igrejas e os agrupamentos de caráter religioso, filosófico, político ou sindical podem manter registro de seus membros ou de seus correspondentes sob forma automatizada..." CE sect., de Cinco de junho de Mil novecentos e oitenta e sete.           


Referência


Morange, Jean. Droits de l'homme et libertés publiques. Presses Universitaires de France, Mil novecentos e oitenta e cinco. Tradução de Eveline Bouteiller. Barueri, São Paulo, Dois mil e quatro1. Direitos humanos I. Páginas Cento e sessenta e oito a Duzentos e dez. Parágrafos Cento e dois a Cento e vinte e cinco.


Mais em:


https://administradores.com.br/artigos/direitos-humanos-a-prote%C3%A7%C3%A3o-da-liberdade-de-consci%C3%AAncia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário