segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Direitos Humanos: manifestantes protestam em SC contra PEC da bandidagem e PL da anistia a organização criminosa

Manifestantes foram às ruas em diversas cidades do país neste domingo ( Vinte e um de setembro de Dois mil e vinte e cinco ) para protestar contra a chamada Proposta de Emenda Constitucional ( PEC ) da Blindagem e Projeto de Lei ( PL ) da Anistia. Os atos , organizados por diferentes movimentos sociais , coletivos estudantis e entidades da sociedade civil , criticaram as medidas e pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal ( SF ) . Em Florianópolis ( Capital do Estado de Santa Catarina - SC ) , os manifestantes começaram a se reunir na cabeceira da Ponte Hercílio Luz por volta das Treze horas .

Bolsonaro - condenado pelo STF como chefe de organização criminosa.


As manifestações ocorreram em capitais como São Paulo ( SP ) , Rio de Janeiro ( RJ ) , Belo Horizonte ( MG ) , Brasília ( DF ) , Salvador ( BA ) , Belém ( PA ) e João Pessoa ( PB ) .

Cidades como Itapema, Balneário Camboriú e Joinville também terão protestos .


Atos em outras capitais

De acordo com o Portal Gê Um , no DF o ato iniciou por volta das Dez horas da manhã , com concentração dos manifestantes em frente ao Museu Nacional da República ( MNR ) . Às Onze e meia da manhã, o grupo seguiu em marcha até a altura da Avenida José Sarney , nas proximidades do Congresso Nacional ( CN ) .

Na BA, os manifestantes começaram a se reunir às Nove horas da manhã . O ato contou com a participação dos atores Wagner Moura e Nanda Costa , a percussionista Lan Lanh e Daniela Mercury .


“ Estamos juntos lutando pela democracia brasileira , contra anistia , que já foi julgada pelo Supremo Tribunal Federal ( STF ) , de forma adequada , respeitando o Estado Democrático de Direito ( EDD ) e todo o devido processo legal . A gente não aceita que ela seja ressuscitada a qualquer custo ” , afirmou Daniela ao Portal Gê Um .

Entenda a PEC

A PEC da Blindagem tenta retomar uma regra que vigorou até Dois mil e um e proibia que o STF investigasse deputados e senadores sem autorização prévia do CN .

Durante esse período, mais de Duzentas investigações teriam sido barradas pelos parlamentares . Após a mudança da regra , as investigações passaram a ser permitidas , precisando ser apenas informadas à Câmara dos Deputados ( CD ) ou ao SF , que podem analisar o caso e suspender a investigação se obtiver maioria de votos . 

Outra mudança incluída na PEC da Blindagem é a criação do chamado foro privilegiado a presidentes de partidos políticos , que poderão ser julgados diretamente no STF em vez das instâncias inferiores .


Com informações de:


Nenhum comentário:

Postar um comentário